A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Musica e Tecnologias. A colocação de um corpo em vibração provoca oscilações, que se propagam sob a forma de ondas sonoras. Velocidade de propagação do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Musica e Tecnologias. A colocação de um corpo em vibração provoca oscilações, que se propagam sob a forma de ondas sonoras. Velocidade de propagação do."— Transcrição da apresentação:

1 Musica e Tecnologias

2 A colocação de um corpo em vibração provoca oscilações, que se propagam sob a forma de ondas sonoras. Velocidade de propagação do som/material Meio Velocidade do som (m/s) Temperatura (ºC) Ar3310 Ar34020 Água14300 Água Ferro513020

3 Alguns conceitos A reflexão do som é um fenómeno muito complexo. O eco e a ressonância são dois casos particulares. Eco – Ocorre quando existe reflexão em objectos de grandes dimensões e que se encontram a uma distância da fonte sonora superior a 17 metros. Ouve-se a repetição do som original de forma clara. Ressonância – Ocorre quando a distância que separa a fonte sonora do obstáculo em que se dá a reflexão da onda é inferior a 17 metros. Neste caso o som reflectido mistura-se com o som inicial, reforçando-o ou tornando-o menos claro.

4 Decibel (dB) – É a medida através da qual se exprime a intensidade do som, que é determinada pela amplitude da onda sonora. Som de: dB Tiquetaque de um relógio20 Conversação normal50 Aspirador80 Perfuradora pneumática100 Discoteca120 Buzina de um automóvel130 Lançamento de um foguete espacial a 100 metros 200

5 A par da evolução dos instrumentos e com a necessidade de fazer registos áudio das interpretações musicais e não só, foram surgindo vários aparelhos que tinham como função gravar e reproduzir o som. Evolução das tecnologias musicais

6 O fonógrafo Thomas Edison (1847 – 1931) deu o primeiro grande passo para a gravação do som, inventando o fonógrafo. Com este aparelho passou a ser possível gravar o som num tambor cilíndrico coberto de folha de estanho, cuja capacidade era de cerca de um minuto de som.

7 Microfone O uso da electricidade na gravação do som ocorre por volta de 1920, altura em que este processo sofre grandes alterações. O som passa a ser captado por um microfone, que transforma as ondas sonoras em sinais eléctricos, permitindo assim a sua ampliação, através de um amplificador.

8 O gira-discos foi uma novidade no campo reprodutor áudio. Este aparelho eléctrico dotado de um prato giratório, que server para reproduzir sons gravados em disco através de uma agulha. Gira-discos Surgem então, discos de longa gravação, conhecidos também por LP, com uma gravação de 30 minutos de cada lado e 30 centímetros de diâmetro. Mais tarde, aparece um novo formato, o Single com 17 centímetros de diâmetro e tinha uma gravação de 7 minutos.

9 Discos compactos Com o aparecimento destes discos, os disco como o LP e o Single têm vindo a cair em desuso devido ao facto do CD ter melhor qualidade, durabilidade e capacidade de gravação. Ao contrário dos outros discos, a leitura destes é feita através de um laser, como tal não há contacto directo. O desgaste é muito menor.


Carregar ppt "Musica e Tecnologias. A colocação de um corpo em vibração provoca oscilações, que se propagam sob a forma de ondas sonoras. Velocidade de propagação do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google