A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
PROGRAMA E-TEC BRASIL INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ

2 CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

3 CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
PROF. ESP. BÁRBARA CRISTINA ALVES DA COSTA

4 AULA 2

5 CONTEÚDO Análise de riscos – riscos nas fases das obras – limpeza do terreno e escavações Riscos nas fases das obras - fundações Riscos nas fases das obras – estruturas Riscos nas fases das obras - alvenaria Riscos nas fases das obras – acabamentos Áreas de trabalho e principais equipamentos Betoneira e bancadas de armação Concretagem

6 Análise de riscos – riscos nas fases das obras – limpeza do terreno e escavações

7 Análise de riscos – riscos nas fases das obras – limpeza do terreno e escavações

8 Análise de riscos – riscos nas fases das obras – limpeza do terreno e escavações

9 Análise de riscos – riscos nas fases das obras – limpeza do terreno e escavações

10 Riscos nas fases da obra- fundações
Também conhecida como infraestrutura ou alicerce essa fase das obras apresentam como riscos mais frequentes: Quedas em nível e diferença de nível Uso de equipamentos inadequados Ferimentos de diferentes naturezas E ainda existe a possibilidade de ferimentos por punctura (pregos) ou por contato acidental com pontas de vergalhões.

11 Riscos nas fases da obra- fundações

12 Riscos nas fases da obra- fundações

13 Riscos nas fases da obra- fundações

14 Riscos nas fases da obra- fundações

15 Riscos nas fases da obra- estruturas
Essa fase das obras apresentam como riscos mais frequentes: Quedas em diferença de nível Ruídos Estouro de mangote Choque elétrico Projeção de respingos de concreto Para estrutura é indicado o mapa de riscos horizontal e vertical.

16 Riscos nas fases da obra- estruturas
Nesta fase pode acontecer o maior número de acidentes, desde pequeno ao mais grave, principalmente na construção de edifícios, pontes , viadutos e superestruturas, Alguns deles são contusões ou cortes nas mãos devido: Uso de serra circular Martelo para confecção de formas Exposição a pontas de vergalhões

17 Riscos nas fases da obra- estruturas

18 Riscos nas fases da obra- estruturas

19 Riscos nas fases da obra- estruturas

20 Riscos nas fases da obra- estruturas

21 Riscos nas fases da obra- estruturas

22 Riscos nas fases da obra- estruturas

23 Riscos nas fases da obra- alvenaria

24 Riscos nas fases da obra- alvenaria

25 Riscos nas fases da obra- alvenaria

26 Riscos nas fases da obra- alvenaria
O Mapa de riscos de alvenaria em muito se parece com o de estruturas.

27 Riscos nas fases da obra- acabamentos

28 Riscos nas fases da obra- acabamentos

29 Riscos nas fases da obra- acabamentos

30 Riscos nas fases da obra- acabamentos

31 Riscos nas fases da obra- acabamentos
Vale ressaltar que na fase de acabamento junto com a variedade de serviços deve ser avaliada, pois exige um numero maior de mapas de risco uma vez que existem muitas atividades a serem avaliadas nas mais diversas frentes de trabalho.

32 Áreas de trabalho e principais equipamentos
Geralmente as áreas de trabalho são regiões determinadas, os serviços executados são específicos e têm equipamento adequado (específico instalado necessário) para a realização da atividade. Neste curso será estudada, como exemplo, o ambiente da carpintaria e o equipamento serra circular.

33 Áreas de trabalho e principais equipamentos
As operações em máquinas e equipamentos necessários à realização da atividade de carpintaria somente podem ser realizadas por trabalhador qualificado nos termos da NR 18. A serra circular deve atender às disposições a seguir:

34 Áreas de trabalho e principais equipamentos
a) ser dotada de mesa estável, com fechamento de suas faces inferiores, anterior e posterior, construída em madeira resistente e de primeira qualidade, material metálico ou similar de resistência equivalente, sem irregularidades, com dimensionamento suficiente para a execução das tarefas;

35 Áreas de trabalho e principais equipamentos
b) ter a carcaça do motor aterrada eletricamente; c) o disco deve ser mantido afiado e travado, devendo ser substituído quando apresentar trincas, dentes quebrados ou empenamentos; d) as transmissões de força mecânica devem estar protegidas obrigatoriamente por anteparos fixos e resistentes, não podendo ser removidos, em hipótese alguma, durante a execução dos trabalhos;

36 Áreas de trabalho e principais equipamentos
e) ser provida de coifa protetora do disco e cutelo divisor, com identificação do fabricante e ainda coletor de serragem.

37 Áreas de trabalho e principais equipamentos

38 Áreas de trabalho e principais equipamentos

39 Betoneira e bancada de armação
A Betoneira é um equipamento que designa uma área de trabalho. Quer seja de pequeno ou grande porte, elas estão presentes na maioria das obras. Para montar a estação de trabalho da betoneira, deve-se consultar o item da NR-18, contudo alguns itens inerentes à área de trabalho.

40 Betoneira e bancada de armação
Treinamento e exame médico Ficha de treinamento específica e exame médico audiométrico EPI Obrigatório Protetor auricular, Luvas de raspa, máscara contra pó, bota de borracha em local molhado. Aterramento de carcaça Dispositivo de bloqueio elétrico: chave liga-desliga blindada, não pode ser chave faca

41 Betoneira e bancada de armação

42 Betoneira e bancada de armação
A área de armação de aço é uma área de trabalho específica de obra. A dobragem e o corte de vergalhões de aço em obra devem ser feitos sobre bancadas ou plataformas apropriadas e estáveis, apoiadas sobre superfícies resistentes, niveladas e não escorregadias, afastadas da área de circulação de trabalhadores.

43 Betoneira e bancada de armação

44 Betoneira e bancada de armação
É obrigatória a colocação de pranchas de madeira firmemente apoiadas sobre as armações nas fôrmas, para a circulação de operários. É proibida a existência de pontas verticais de vergalhões de aço desprotegidas. Durante a descarga de vergalhões de aço, a área deve ser isolada.

45 Betoneira e bancada de armação
As armações de pilares, vigas e outras estruturas verticais devem ser apoiadas e escoradas para evitar tombamento e desmoronamento. A área de trabalho onde está situada a bancada de armação deve ter cobertura resistente para proteção dos trabalhadores contra a queda de materiais e intempéries. As lâmpadas de iluminação da área de trabalho da armação de aço devem estar protegidas contra impactos provenientes da projeção de partículas ou de vergalhões

46 Concretagem As fôrmas devem ser projetadas e construídas de modo que resistam às cargas máximas de serviço. O uso de fôrmas deslizantes deve ser supervisionado por profissional legalmente habilitado. Os suportes e escoras de fôrmas devem ser inspecionados antes e durante a concretagem por trabalhador qualificado.

47 Concretagem Durante a desfôrma devem ser viabilizados meios que impeçam a queda livre de seções de fôrmas e escoramentos, sendo obrigatórios a amarração das peças e o isolamento e sinalização ao nível do terreno. As armações de pilares devem ser estaiadas ou escoradas antes do cimbramento.

48 Concretagem Durante as operações de protensão de cabos de aço, é proibida a permanência de trabalhadores atrás dos macacos ou sobre estes, ou outros dispositivos de protensão, devendo a área ser isolada e sinalizada. Os dispositivos e equipamentos usados em protensão devem ser inspecionados por profissional legalmente habilitado antes de serem iniciados os trabalhos e durante os mesmos. .

49 Concretagem As conexões dos dutos transportadores de concreto devem possuir dispositivos de segurança para impedir a separação das partes, quando o sistema estiver sob pressão. As peças e máquinas do sistema transportador de concreto devem ser inspecionadas por trabalhador qualificado, antes do início dos trabalhos.

50 Concretagem No local onde se executa a concretagem, somente deve permanecer a equipe indispensável para a execução dessa tarefa. Os vibradores de imersão e de placas devem ter dupla isolação e os cabos de ligação ser protegidos contra choques mecânicos e cortes pela ferragem, devendo ser inspecionados antes e durante a utilização.

51 Concretagem As caçambas transportadoras de concreto devem ter dispositivos de segurança que impeçam o seu descarregamento acidental.

52 Concretagem

53 Concretagem

54 Concretagem


Carregar ppt "CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google