A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REINO ANIMALLIA INVERTEBRADOS Prof. Adriana Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REINO ANIMALLIA INVERTEBRADOS Prof. Adriana Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 REINO ANIMALLIA INVERTEBRADOS Prof. Adriana Oliveira

2 Filos pertencentes ao grupo dos Invertebrados: Filo Porifera Filo Cnidaria Filo Platyhelminthes Filo Nematoda Filo Annelida Filo Arthropoda Filo Mollusca Filo Echinodermata

3 Características gerais do Reino: Constitui-se pelos invertebrados e vertebrados Predominância da simetria bilateral. São peculiares, eucariontes e heterotróficos (grego hetero = outro, diferente; grego trophé = nutrição). Suas células não possuem parede celular. Como são heterotróficos dependem, para sua nutrição, de outros seres vivos. A maioria dos animais é capaz de se locomover. As espécies que não se locomovem são aquáticas e recebem os alimentos através pela água. A maioria dos animais possui sistema nervoso e é capaz de reagir rapidamente a estímulos. A reprodução geralmente é sexuada (com troca de gametas).

4 FILO PORIFERA Do latim porus = poro; fero = portador Esponjas Ausência de tecidos definidos Destituídos de órgãos e sistemas. Aquáticos, predominantemente marinhos. Fixos em substratos rochosos, conchas ou formam colônias.

5 FILO PORIFERA

6 FILO CNIDARIA São aquáticos e quase todos marinhos. Compreendem as hidras, águas-vivas, caravelas, corais e as anêmonas-do-mar. As medusas são natantes, e os pólipos são fixos. A forma pólipo é cilíndrica, com uma das extremidades apoiadas num substrato qualquer e a outra livre. A medusa é arredondada (forma de guarda-chuva) e de vida livre. Eles podem formar colônias, como é o caso dos corais (colônias sésseis), e das caravelas (colônias flutuantes). A reprodução dos cnidários pode ser sexuada e assexuada.

7 Medusa é arredondada (forma de guarda-chuva) e de vida livre. *Pólipo cilíndrico, com uma das extremidades apoiadas num substrato qualquer e a outra livre. MEDUSASPÓLIPOS

8 ESPÉCIES DIVERSAS DE CNIDÁRIOS  Caravela (Physalia sp)  Água – Viva (Cyanea sp)  Corais ( Heliophora sp)  Hidra (Hydra sp)

9 Acidentes causados por Medusas (Àguas- Vivas e Caravelas)

10 FILO PLATYHELMINTHES São vermes com o corpo achatado (plathyes = achatado; helminthes = verme ), também chamados de vermes em forma de fita. Alguns platelmintos, como as planárias, de vida livre, vivem na água ou na terra. Outros, como a tênia ou solitária e o esquistossomo, são parasitas de vertebrados, inclusive do homem. Os platelmintos reproduzem-se, na grande maioria das vezes, sexualmente. Existem platelmintos hermafroditas (tênia e planária) e platelmintos de sexos separados (esquistossomo).

11 ESPÉCIES DIVERSAS DE PLATYHELMINTHES  Schistosoma mansoni  Taenia solium  Taenia saginatta

12 ESQUISTOSSOMOSE “Barriga d’água”

13 Cisticercose (Taenia solium)

14 Taenia saginatta

15 FILO NEMATODA Os nematódeos (nemathos = fio, helminthyes = verme) são vermes, como o próprio nome diz, de corpo alongado e cilíndrico assemelhando-se a um fio. Podem ser de vida livre ou parasitas. Os de vida livre são geralmente microscópicos e podem ser aquáticos ou terrestres.

16 Algumas doenças causadas por nematódeos Ancylostoma duodenale e Necator americanus Ambos causam AMARELÃO Andar descalço: as larvas penetram na sola do pé Ingestão de ovos do verme Anemia, diarréia, úlceras intestinais e geofagia (vontade de comer terra). Cuidados com o local de decomposição de fezes humanas para que os ovos do verme não cheguem ao solo.

17 Ancilostomíase

18 Elefantíase Wuchereria bancrofti Transmissão de larvas do verme através da picada do mosquito Culex fatigans Hipertrofia (aumento) das regiões afetadas (pernas, mamas ou saco escrotal) Combate ao mosquito transmissor em sua fase adulta ou larvária

19 ELEFANTÍASE

20 Ancylostoma brazilienses Ancylostoma caninum

21 FILO ANNELIDA Os anelídeos são animais com o corpo segmentado em anéis. Alguns vivem no mar, outras na água, enquanto outros são exclusivamente terrestres. Os anelídeos têm aparelho digestório completo, com boca e ânus. A respiração é cutânea ou através de brânquias modificadas (nos aquáticos).

22 FILO ANNELIDA Os anelídeos são divididos em três classes: poliquetas, oligoquetas e hirudíneos. Polychaetas (Poliquetos): Animais marinhos com muitas cerdas, inseridas em projeções laterais ao corpo chamadas parapódios. Exemplos: nereida, sérpula. Oligochaetas (Oligoquetos): Animais com poucas cerdas, geralmente terrestres. Exemplo: As minhocas. Hirudinea (Hirudíneos): São animais que não possuem cerdas. Exemplo: As sanguessugas.

23 ESPÉCIES DIVERSAS DE ANELÍDEOS  Nereida (Chaetopterus sp)  Minhoca (Lumbricus terrestris)  Sanguessuga (Hirudo medicinalis)

24 FILO ARTHROPODA Os artrópodes constituem o grupo animal mais numeroso existente na Terra: de cada quatro animais existentes, três são artrópodes. Esses animais vivem em todos os ambientes: marinhos, fluvial, terrestre e aéreo. O esqueleto dos artrópodes é externo, recebendo por isso o nome de exoesqueleto. É muito resistente, formado por uma substância chamada quitina e por sais de cálcio.

25 Espécies diversas de Artropodes  Tityus serrulatus  Aedes aegypti  Scolopendra sp

26 FILO MOLLUSCA Os moluscos constituem um dos maiores filos animais, incluindo formas como ostras, caramujos, lulas e polvos. Esses animais são, aparentemente, diferentes entre si. Possuem no entanto, características em comum que os incluem no mesmo grupo. Esses animais geralmente possuem uma concha que pode ser externa, formada por uma só peça, como no caso dos caramujos; ou formadas por duas peças, como no caso das ostras.

27 Espécies diversas de moluscos.  Achatina fulica  Octopus sp  Lula  Ostra

28 FILO ECHINODERMATA Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos, encontrados ao longo da costa e do fundo do mar. Alguns vivem fixos e os que se locomovem o fazem lentamente. São exemplos de equinodermos: estrela-do- mar, ouriço-do-mar, pepino-do-mar, bolacha- da-praia etc.. Todos os equinodermos apresentam espinhos na pele

29 Espécies diversas de equinodermos  Mellita sp  Holoturia sp  Classe Echinoidea  Classe Asteroidea


Carregar ppt "REINO ANIMALLIA INVERTEBRADOS Prof. Adriana Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google