A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia"— Transcrição da apresentação:

1 O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia
Profetas Menores O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia Prioridades, Esperança e Ética em Tempos de Recomeço Unidade IV

2 Introdução Para facilitar o estudo desse assunto,a unidade será apresentada em cinco capítulos. Primeiro: “Ageu e a Fala Sobre Prioridades Espirituais”. Segundo: “Zacarias e o Esforço para Trazer Esperança” Terceiro: “Malaquias e o Resgate dos Valores Éticos” Quarto: “Contextualização da Mensagem Profética” Quinto: “A Mensagem Profética Hoje”

3 Capítulo 1 – Ageu e a Fala Sobre as Prioridades Espirituais
O profeta Ageu foi uma das pessoas que retornou do exílio babilônico e encontrou grandes desafios urbanos e espirituais em Jerusalém. O povo de Judá permaneceu fora de sua terra por setenta longos anos, como o profeta Jeremias havia dito, estando exilado na Babilônia, sem condição alguma de praticar o culto a Yahweh, como prescrito em Levítico.

4 Capítulo 1 – Ageu e a Fala Sobre as Prioridades Espirituais
1.1 – A importância de se estabelecer prioridades espirituais O grande desafio que os judeus encontraram ao chegar a Jerusalém foi a reconstrução da sua cidade e do templo. Precisavam investir esforços para refazer tudo que fora destruído pelos exércitos de Nabucodonosor: as casas, os muros, os palácios e, também, a casa de Deus. Além das questões materiais, era necessário observar as de ordem religiosa e social, elementos essenciais para a sobrevivência do povo. 1.2 – Fomento para as prioridades espirituais O profeta, para despertá-los profundamente, recorreu aos estragos provocados pela própria natureza, apresentando-os como sinalizadores da responsabilidade espiritual da nação.

5 Capítulo 2 – Zacarias e o Esforço em Alimentar a Esperança
Zacarias, um dos mensageiros do Senhor, teve seu trabalho realizado em meio às atividades de reconstrução de Judá e Jerusalém por volta de 520 a.C. A missão de Zacarias era encorajar o povo de Judá para que reconstruísse o templo e, também, retomasse sua missão espiritual em meio aos povos pagãos.

6 Capítulo 2 – Zacarias e o Esforço em Alimentar a Esperança
2.1 – Visões proféticas de Zacarias A primeira parte do livro de Zacarias (1-6) constitui-se de uma lista de oito visões que foram apresentadas ao profeta bem no começo de seu trabalho profético. 2.2 – As explicações histórico-escatológicas de Zacarias Em Zacarias 8, o profeta tratou da importância religiosa que Jerusalém estabeleceria para todas as nações em um futuro escatológico (referente ao últimos dias). Israel será o centro religioso para todas as gentes.

7 Capítulo 3 – Malaquias e o Resgate dos Valores Éticos
O profeta Malaquias, último a profetizar no antigo Testamento, trabalhou procurando despertar os judeus da última metade do quinto século a.C. para valorizar temas práticos ligados ao cotidiano do povo de Deus.

8 Capítulo 3 – Malaquias e o Resgate dos Valores Éticos
3.1 – Yahweh censurou a ausência de totalidade Ao cobrar a totalidade, o Todo-Poderoso, por intermédio de seu servo, afirmou que Seu amor não estava sendo correspondido, denunciou que o Seu culto era feito com animais defeituosos, advertiu que os sacerdotes não permanecessem no erro, pois estavam negligentes no exercício de sua missão, e abominou o padrão seguido nas uniões conjugais.

9 Capítulo 3 – Malaquias e o Resgate dos Valores Éticos
3.2 – Yahweh propôs a promoção da espiritualidade A propor espiritualidade, o Soberano disse que alguns caminhos poderiam ser percorridos para estreitar essa sintonia com Ele. Primeiramente lembrou-os judeus de seu julgamento, instrumento de correção e alinhamento de valores; depois, lhes falou da prática do dízimo como exercício para evitar a avareza e lembrar que as coisas matérias são acessórios e não o resultado final, e, por fim, os alertou sobre o temor e a persistência como valores espirituais, fontes para cultivo e preservação do compromisso.

10 Capítulo 4 – Contextualização da Mensagem Profética
Alguns princípios de vida merecem ser observados pelos cristãos no começo do terceiro milênio da era cristã. Ageu falou sobre prioridades espirituais, Zacarias enfatizou a possibilidade da esperança para o coração dos crentes e Malaquias resgatou valores norteadores da vida e falou sobre ética.

11 Capítulo 4 – Contextualização da Mensagem Profética
4.1 – Prioridades na perspectiva de Deus Priorizar é a arte de colocar aquilo que é mais importante em primeiro lugar. E visualizar os valores na perspectiva do Eterno e organizá-los a partir de Seus interesses. 4.2 – Esperança,a força para a persistência A esperança é a condição daquele que vive pela fé, daquele que não fita os olhos apenas no presente, mas que olha longe, para o futuro. Esta condição é fundamental à experiência humana.

12 Capítulo 4 – Contextualização da Mensagem Profética
4.3 – A Ética: pilares de sustentação do caráter Ética são os valores quem norteiam a conduta e a moral de cada pessoa. A moral é a ética em ação. Valores como honestidade, fidelidade, lealdade e verdade são expressões éticas que marcam a conduta de um indivíduo. A falta de ética se evidencia na desonestidade, na infidelidade, na deslealdade, na mentira, nas falcatruas, etc.

13 Capítulo 5 – A Mensagem Profética Hoje
Este capítulo conclusivo tem por finalidade, a partir de um paralelo entre a realidade bíblico profética e a prática profética da atualidade, propor uma avaliação que permita entender a importância e o significado do fenômeno hoje, e que revele as contradições e enganos nesse universo de conhecimento. 5.1 – Avaliação de mensagem profética A Igreja da atualidade valoriza demasiadamente a profecia como uma palavra “ surpresa”, com dicas para a resolução de alguma dificuldade presente. Tal palavra é de natureza particular, evidenciando preocupações com uma pessoa e não com a coletividade do povo de Deus.

14 Capítulo 5 – A Mensagem Profética Hoje
5.2 – Aceitação da mensagem profética A verbalização da mensagem profética e sua conseqüente avaliação conduzem sempre a um posicionamento: rejeição ou aceitação daquilo que foi dito. Não é sensato tomar qualquer um dos posicionamentos sem que se faça uma avaliação criteriosa, como recomendada no ponto anterior

15 Capítulo 5 – A Mensagem Profética Hoje
5.3 – Proclamação da mensagem profética A palavra a ser proclamada deve ser fruto de uma postura profética, isto é posicionamento daqueles que questionam as estruturas da injustiça e ficam indignados com os resultados desumanos por elas produzidos.

16 Conclusão Os profetas falaram a verdade, pregaram a justiça, proclamaram a esperança e honraram o Todo-Poderoso. Tornaram-se modelos para nova geração de pregadores da Palavra em uma nova realidade. Aqueles homens podem trazer inspiração e esperança a todos que acreditam que é possível alcançar transformação por meio da genuína pregação.


Carregar ppt "O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google