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Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Tutorial de Utilização.

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2 Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Tutorial de Utilização do Netbeans(cont)

3 TUTORIAL JAVA (cont)

4 Crie um projeto chamado 'Teste'. Vamos testar uma coisa, vamos colocar essa linha aqui embaixo da 'main' e ver o que acontece: //Olá, o que acontece se eu escrever isso? Teste: public class Teste { //Olá, o que acontece se eu escrever isso? public static void main(String[] args) { System.out.println("Não sei! O que acontece se escrever aquilo lá?"); } Como fazer comentários nos códigos Java

5 O que fizemos foi um comentário. Tudo o que colocarmos na mesma linha e depois das duas barras, '//', não surtirá efeito na compilação/execução. Você pode até xingar o Java que ele vai rodar do mesmo jeito. Pra que ser isso então, se não vai influenciar em nada?

6 Bom, em grandes projetos, principalmente os acadêmicos e os que envolvem complexa lógica, fica complicado entender o que outro programador programou. As vezes parecem hieróglifos. As vezes o sujeito faz uma magia matemática e você não consegue entender o que ele fez. As vezes você cria um algoritmo complexo e longo, passa meses sem mexer nesse código e depois quando vai olhar de volta não consegue se lembrar como criou aquilo.

7 Os comentários servem para isso, escreva algo do tipo, antes: //o seguinte método faz isso, isso e aquilo //essa classe é usada pra aqueles //esse algoritmo recebe esses números, faz esses cálculos e retorna essa operação. Porém, evite comentar tudo. Não comente o óbvio: //me sentei //pausa pra ler o globo.com //a função exibe 'Bom dia' na tela

8 Use comentários para coisas que não entende, como coisas bizarras, por exemplo: //A saída simples a seguir é uma famosa música sertaneja universitaria brasileira. System.out.println (“ Eu vou fazer um leilão, quem der mais para o meu coração")

9 Vamos supor que você vai criar um algoritmo complexo, ou copiou uma questão na IDE mesmo. // sobre Saídas Simples // do curso de Java // desenhe a letra P de forma gigante com os caracteres P // Testando o programa Claro que não, isso é muito cansativo. Pra isso, existem os delimitadores '/*' e '*/' Tudo o que você escrever dentro dele será desconsiderado. Veja: Como usar os delimitadores /* */ em Java

10 /* Cavalo de Fogo No meu sonho eu já vivi Um lindo conto infantil Tudo era magia, Era um mundo fora do meu E ao chegar desse sono acordei Foi quando correndo eu vi Um cavalo de fogo alí Que tocou meu coração Quando me disse, então Que um dia rainha eu seria Se com a maldade pudesse acabar No mundo dos sonhos pudesse chegar */ public class Teste { public static void main(String[] args) { System.out.println("Tenho saudades dos desenhos da minha infância"); } }  Note que o NetBeans já realça em uma cor diferente a parte que será delimitada, que é um comentário.

11 Já sabemos como mostrar mensagens através dos 'print'. Agora vamos fazer algumas operações com números. Iremos mostrar como trabalhar com números inteiros e reais (decimais), além de fazer uma explicação sobre os tipos de dados (int, float e double, no caso). Declarando variáveis em Java O Java é uma linguagem fortemente tipada, ou seja, para usarmos os tipos de informações, temos que declará-los. Vamos declarar um inteiro: int idade; As declarações seguem essa sintaxe: [tipo] nome_da_variável; Isso é necessário pois o Java seleciona uma parte na memória (aloca) para esta variável, porém os tipos de variáveis ocupam diferentes tamanhos na memória. Tipos Numéricos - int (inteiro), float e double (decimais ou reais)

12 O tipo 'int', por exemplo, armazena 32 bits, ou qualquer inteiro entre - 2.147.483.648 e 2.147.483.647 O tipo 'float', que armazena números decimais (quebrados, ou com vírgula) também armazenam 32 bits. Já os 'long' armazenam 64 bits, assim como 'double' (que é um 'float' maior), ou seja, qualquer número inteiro de - 9.223.372.036.854.775.808L até 9.223.372.036.854.775.807L. Vamos declarar um tipo 'long': long idade_do_universo; Podemos fazer: long idade; para armazenar a idade de uma pessoa? Sim, podemos, mas é óbvio um desperdício de memória, pois não usaremos um número grande para representar nossa idade, mesmo que você fosse a Dercy Gonçalves.

13 Poderíamos atribuir o valor a uma variável de duas maneiras, uma na declaração: int idade=21; Outro meio é depois da declaração: int idade; idade=21; Vamos mostrar como imprimir o valor de uma variável na 'print', lembrando que o Java só permite isso depois que você declara e inicializa sua variável: System.out.println(idade); Inicializando uma variável

14 public class Idade { public static void main(String[] args) { int idade=21; System.out.println("idade"); System.out.println(idade); } Teste o seguintes código:

15 Notou a diferença? Quando colocado entre aspas, saí o texto. Sem aspas, sai o valor armazenado. Vamos usar os dois, "idade" e o valor idade. Como vimos, para sair em forma de texto, escreva "entre aspas" e use o sinal de somar '+' para adicionar mais informações, no caso, o valor da variável inteira 'idade'. Veja o resultado do código:

16 public class Idade { public static void main(String[] args) { int idade=21; System.out.println("Minha idade é: " + idade); }

17 Um texto entre aspas é chamado de string. Então, estamos printando a string "idade" e um inteiro. Substitua e teste, agora com valores decimais: float dinheiro=1.99f; System.out.println("Só tenho R$" + dinheiro + " na minha carteira");

18 1. Usamos vírgula em países da América não-inglesa e na Europa, mas para representar valores decimais, em computação, usamos o ponto '.' como separador, e não vírgula! 2. Por padrão, o Java assume valores decimais como double. Pra especificar que é um 'float', coloque aquele 'f' ao final. Ou 'F'. Ao final do tipo 'long' coloque 'l' ou 'L'. Dois detalhes importantes:

19 Para armazenar inteiros, também existem os tipos 'byte', que armazena 8 bits e 'short', que armazena 16 bits. Porém, vamos desconsiderar estes, devido suas limitações (muito pequenos).

20 Vamos em frente !!! UFA !!!

21 Atividade!! Vamos praticar!! Resolva a Lista 2, sobre saídas.


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