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Um Plano para a logística do Centro Oeste

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Apresentação em tema: "Um Plano para a logística do Centro Oeste"— Transcrição da apresentação:

1 Um Plano para a logística do Centro Oeste
Goiânia, 03 de junho de 2.014

2 O Projeto Centro Oeste Competitivo
É o planejamento estratégico do transporte de cargas da Região Centro Oeste e sua integração com as demais regiões brasileiras, de iniciativa da Confederação Nacional das Indústrias, com a participação da Confederação Nacional da Agricultura, e das Federações das Indústrias e da Agricultura da Região, entregue ao governo federal como contribuição da iniciativa privada.

3 Objetivos do Projeto Diminuir significativamente o custo da logística da Região; Identificar os Eixos de Transporte de menor custo e ambientalmente corretos com a visão sistêmica - “door to door integrated logístics”; Integrar física e economicamente as Regiões brasileiras e os países vizinhos; Transformar os Eixos de Transporte em Eixos de Desenvolvimento Competitivos, dotando-os de energia, telemática e capital humano, para atrair as atividades econômicas, promovendo o desenvolvimento sustentado (Ambiental+Social+Econômico+Cultural). Os projetos Norte, Sul e Nordeste e Centro Oeste Competitivos - já realizados e Sudeste em execução

4 Metodologia (Centroeste e Norte Competitivo como exemplo)

5 Cadeias da balança com maior volume movimentado
Algodão Avicultura Bovinos Cobre Eletrônicos Veículos Balança comercial da Região Cadeias da balança com maior volume movimentado Cadeias mais relevantes na balança comercial Bebidas Calcário Mandioca Duas rodas Cadeias mais relevantes em termos de fluxos Adubos Algodão Amianto Alumínio Autopeças Avicultura Bebidas Bovinos Cana de açúcar Calcário Caulim Cimento Cobre Duas Rodas (Motos/peças) Ferro e aço Fertilizantes Fruticultura Eletrônicos Madeira Mandioca Manganês Máquinas e Ferramentas Milho Petróleo e derivados Químicos Industriais Soda cáustica Soja Suínos Trigo Veículos Associações Produtivas (30) Adubos Algodão Alumínio Avicultura Bebidas Bovinos Caulim Calcário Cana de açúcar Cobre Duas Rodas (moto) Ferro e aço Fertilizantes Eletrônicos Madeira Mandioca Manganês Milho Petróleo e derivados Químicos industriais Soja Veículos (22) (12) (18) Adubos Algodão Alumínio Avicultura Bovinos Caulim Cana de açúcar Cobre Ferro e aço Fertilizantes Eletrônicos Madeira Manganês Milho Petróleo e derivados Químicos Industriais Soja Veículos Adubos Alumínio Cana de açúcar Caulim Ferro e aço Fertilizantes Madeira Manganês Milho Químicos Industriais Petróleo e derivados Soja Filtro do valor transacionado Filtro da produção Filtro das quantidades movimentadas (55 produtos-95%)

6 Mapeamento da infraestrutura de transporte atual
Levantamento detalhado Boa Vista Caracaraí Serra do Navio São Gabriel da Cachoeira BR 210 Navegabilidade dos 17 principais rios; Situação das 8 principais dutovias; Condições das 8 principais ferrovias; Conservação das 18 principais rodovias; Avaliação de 26 Portos e Terminais; Condições físicas e operacionais de 21 Aeroportos; Armazenagem de granéis sólidos e líquidos Santana Macapá Espadarte Benjamin Constant Amazonas Belém Vila do Conde Conde BR 174 Santarém BR 307 xingu Ponta da Madeiraira São Luis Tapajos BR 163 Altamira Santa Inês Itaqui Fortaleza Manaus Itacoatiara BR 230 BR 230 Paragominas Solimões Miritituba EFC Rurópolis Tucuruí BR 222 Teresina BR 307 BR 319/174 BR 230 Purus Madeira Marabá Açailândia Imperatriz Jurua Parauapebas Pres. Dutra Labrea BR 319 São Felix Canaã dos Carajás Estreito Cruzeiro do Sul BR 317 BR-163 BR 230 Floriano Humaita Xinguara Juruena Cachimbo Carolina Balsas BR 364 Boca do Acre Sena Madureira BR 235 Araguacema Porto Velho Alta Floresta Tocantins Abunã Juruena Guarantã do Norte Araquaia BR153 Rio Branco Juara Ji-Paraná Gaúchos Matupá Assis Brasil Lageado Guajará-Mirim BR 174 BR 242 Sinop Palmas FICO BR 364 Peixe Costa Marques Mamoré Vilhena CampoNovo Sorriso BR 242 Lucas BR 242 Hidro Rodo Porto Ferro Comodoro BR-364 BR1 74 Diamantino BR 158 Nova Xavantina Modal do Projeto Cuiabá Barra do Garça BR 070 Morrinhos Paraguay Alto Araguaia Brasilia Rondonópolis BR 163 Santos

7 Principais fluxos de cargas atuais

8 Principais gargalos (RODOVIAS-FERROVIAS) Capacidade Trimestral
Trechos Via Principal Modal Capacidade Trimestral 2020 Origem Destino MI de tons Uso % Uso/ Cap Lucas do Rio Verde Diamantino BR-163 Rodo 1,3 12,1 900% Cuiabá 1,4 9,5 703% Rondonópolis BR-364 9,3 691% Marabá Barcarena PA-150 1,0 2,6 270% Ji-Paraná Porto Velho 2,9 212% Campos de Júlio 2,8 211% Tangará da Serra 2,7 203% Parauapebas São Luís EF Carajás Ferro 36,5 56,8 156%

9 Principais gargalos (Portos)
TUP Ponta da Madeira MA Ano Capacidade 2008 Utilização 2020 Porto do Itaqui MA Terminal Alumar MA Porto de Vila do Conde PA TUP Hermasa Graneleiro AM Ano Capacidade 2008 Utilização 2020 Porto de Porto Velho RO (Hermasa e Cargill) Porto de Santarém PA

10 Como eliminar os Gargalos
(Exemplo)

11 Principais rotas possíveis
Lucas do Rio Verde Paranaguá Porto Velho Itacoatiara Rondonópolis Santos Araguari A B F C D I E Itapeva H Santarém G Vitória Parâmetros da modelagem: 55 produtos 42 mesorregiões - 289 nós (encontro de vias) - 7 tipos de transporte de cargas rotas analisadas - 307 Projetos analisados Variáveis de análise Número de restrições SOJA - Norte matogrossense (exemplo)

12 Sete Eixos de integração atuais
Modal do Projeto Hidro Rodo Porto Ferro Ferrovia Hidrovia Rodovia Porto L.Curso Terminal Hidroviário L.Curso Eclusa 5 2 3 1. BR 364 2. Hidrovia do Madeira 3. EF Carajás 4. BR158/PA150 5. Manaus-Belém-Brasília 6. Maranhense BR226/BR135 7. ALL Malha Norte 6 4 1 7

13 Vinte e dois Eixos de Integração alternativos
19 8. Ferronorte 9. Hidrovia do Purus 10. BR 319 11. BR 080 12. Hidrovia Teles Pires/Tapajós 13. Hidrovia Juruena/Tapajós 14. BR 163 via Santarém 15. BR 163 via Miritituba 16. BR 230 17. Hidrovia Araguaia/Das Mortes 18. Norte-Sul via Vila do Conde 19. Norte-Sul via Espadarte 20. Norte-Sul via Itaqui 21. Norte-Sul Ramal Balsas 22. Ext.Oeste Norte-Sul via V.Conde 23. Ext.Oeste N-Sul via Colares 24. Ext.Oeste Norte-Sul via Itaqui 25. Hidrovia Tocantins até Estreito 26. Hidrovia Tocantins até Peixe 27. BR Hidrovia Tocantins 28. Ferrovia FIOL 29. Ferrovia FICO 14 18 10 9 16 11 20 15 22 12 21 13 23 25 24 17 26 27 29 28 8

14 Sumário financeiro consolidado de todos os projetos
Modal Nr. de Projetos % do Total Investimento Rodoviários 113 35,0% 31.769,0 Hidroviários 72 23,0% 26.199,0 Ferroviários 68 22,0% 95.467,0 Portos 47 15,5 25.755,0 Aeroportos 4 1,3% 888,0 Dutoviários 10 3,2% 8.065,0 Total 314 ,0 % do Total 100,0%

15 Priorização dos investimentos nos Eixos de Integração

16 Características e critérios de priorização dos Eixos
Os Eixos de Transporte pré-selecionados, foram priorizados pelo custo-benefício e pela sustentabilidade de cada um, a partir do investimento para sua implantação, da redução de custo e do grau de sustentabilidade, calculando-se: O índice de retorno sobre o investimento, que é o percentual que a economia representa do investimento; O grau de sustentabilidade representa o que cada Eixo causa de impacto nas áreas: ambiental, econômica, social e cultural; O cruzamento entre os dois critérios define a prioridade

17 Matriz de priorização dos investimentos
Índice de Retorno sobre o investimento 1,0 Prioridade altíssima Prioridade alta 0,5 ATRATIVIDADE DO EIXO Prioridade media Prioridade baixa baixa médio altíssima SUSTENTABILIDADE

18 Pay-back e índice de retorno sobre o investimento
Eixos de Integração Investimento Total (R$ milhões) (a) Redução de custo anual Índice Retorno sobre o Investimento "Payback" (anos) (b) (c)=(b)/(a) (d)=(a)/(b) Hidrov. Juruena /Tapajós/V. do Conde 5.491,00 3.360,00 O,61 1,65 Ferronorte-Miritituba -Vila do Conde 10.966,00 2.787,00 0,25 3,9 BR163 – Miritituba - Vila do Conde 3.793,00 2.201,00 0,58 1,7 Ferronorte/ALLMN – Santos 5.992,00 1.823,00 0,30 3,2 Hidrovia do Tocantins 4.885,00 1.517,00 0,17 6,0 Estrada de Ferro Carajás 2.920,00 1.305,00 0,47 2,1

19 Grau de sustentabilidade de cada Eixo
Descrição dos Projetos Projeto Renda Ambiental Econômico Social Racional Tributos Dragagem do Canal de Quiriri Construção de porto fluvial em Miritituba (PA) Construção do Píer 401 e 402, e ampliação do 302 no Porto de Vila do Conde (PA) Construção do Tegran no Porto de Vila do Conde (PA) Construção do Terminal de Múltiplo Uso 2 no Porto de Vila do Conde (PA) Restauração e pavimentação da BR 163 de Miritituba (PA) até Guarantã do Norte (MT) Geração de empregos temporários limitados à obra Geração de empregos permanentes e criação de pólos de desenvolvimento econômico Propicia desmatamento com manejo sustentado Macro Eixo de Integração (BR163-Miritituba-V.Conde) 15 25, , , , ,0 = 120 Pontos (Max 300 pontos) (média) 25 2,5 5,0 7,5 10

20 ATRATIVIDADE PARA INVESTIDOR
Priorização dos Eixos de Integração Índice de Retorno sobre o Investimento 1,0 Hidro Paraguai Sto.Ant.Lendas 10 08 Corumbá-Santos Ferronorte Rondonopolis-Santarem 12 Prioridade alta Prioridade altíssima Duplicação da Ferro Carajás BR163-Miritituba e V.Conde 11 03 Juruena via Vila do Conde 02 Lucas-Ferronorte -Santos BR364-BR319-Madeira 07 01 0,5 ATRATIVIDADE PARA INVESTIDOR Agua Boa -Campinorte- Açú Ferroeste-Maracajú Paranaguá 14 09 Agua Boa-Campinorte-Açú 13 Anapolis+FNS- V.Conde 46 BR163 via Santos 05 04 Agua Boa -Vila do Conde Prioridade baixa Prioridade média Alcooduto via Itumbiara 41 BR070+EFVM via Pirapora Hidro Tietê + ALL via Pederneiras 35 49 ALL Malha Oeste 28 Duto via Paranaguá Anapolis-FNS -Estrela d´Oeste - Santos 56 54 BR163 via Paranaguá BR050 via Santos 06 39 Rodovia Antofagasta 66 FCA+EFVM via Pirapora e Vitória 44 33 FICO-Norte Sul-Vila do Conde 0,0 Baixa SUSTENTABILIDADE

21 ATRATIVIDADE PARA INVESTIDOR
Priorização dos Eixos de Integração Índice de Retorno sobre o Investimento 1,0 Hidro Paraguai Sto.Ant.Lendas 10 08 Corumbá-Santos Ferronorte Rondonopolis-Santarem 12 Prioridade alta Prioridade altíssima Duplicação da Ferro Carajás BR163-Miritituba e V.Conde 11 03 Juruena via Vila do Conde 02 Lucas-Ferronorte -Santos BR364-BR319-Madeira 07 01 0,5 ATRATIVIDADE PARA INVESTIDOR Agua Boa -Campinorte- Açú Ferroeste-Maracajú Paranaguá 14 09 Agua Boa-Campinorte-Açú 13 Anapolis+FNS- V.Conde 05 04 Agua Boa -Vila do Conde Prioridade baixa Prioridade média Anapolis-FNS -Estrela d´Oeste - Santos 06 0,0 Baixa SUSTENTABILIDADE

22 Eixos priorizados Modal do Projeto Hidro Rodo Porto Ferro Ferrovia Hidrovia Rodovia Porto L.Curso Terminal Hidroviário L.Curso Eclusa BR364 + BR Hidrovia do Madeira 2 Hidrovia Juruena-Tapajós-Vila do Conde BR163-Miritituba-Santarém-Vila do Conde Agua Boa-BR080-Alvorada-FNS-Vila do Conde Anápolis-Ferrovia Norte-Sul-Vila do Conde Anápolis -FNS-Estrela d´Oeste e Santos Lucas do Rio Verde-Ferronorte- Santos Ferrovia ALL Malha Oeste Corumbá – Santos Ferrovia Maracajú-Guaíra-Paranaguá Hidrovia do Paraguai – St. Antonio das Lendas Duplicação da Ferrovia dos Carajás Ferronorte – Rondonópolis-Santarém Agua Boa + Campinorte + Açú Agua Boa + Campinorte + FNS + Vila do Conde Santarém Santarém Vila do Conde 01 07 08 10 02 03 04 05 06 09 12 13 11 14 Manaus Ponta da Madeira Itacoatiara Miritituba 11 01 Marabá Açailândia Paraupebas 02 03 Porto Velho 14 Juruena Juara Peixe 04 Vilhena Lucas do Rio Verde Alvorada Agua Boa Posto Gil Minaçu 12 Campinorte Cuiabá 05 Brasília Rondonopolis Cáceres Anápolis Sto. Antônio das Lendas Goiânia Luziânia 07 06 Rio Verde 13 Corumbá Campo Grande São Simão Estrela D’Oeste Açú 10 Maracaju Dourados 08 Guaíra 09 Santos Nueva Palmira Rosário Paranaguá Fonte: Análise Macrologistica

23 Anápolis Rodo Hidro Ferro-1,0m Porto Ferro-1,60m
Porto Velho Posto Gil Itacoatiara Santarém Manaus Cáceres Vilhena Goiânia Dourados Corumbá Minaçu Luziânia Cuiabá Brasília Rio Verde Juara Juruena Miritituba Alvorada Vila do Conde Açailândia Santos Nueva Palmira Sto. Antônio das Lendas Rosário Campinorte Anápolis Estrela D’Oeste São Simão Maracaju Paranaguá Guaíra Lucas do Rio Verde Ponta da Madeira Marabá Peixe Campo Grande Paraupebas Agua Boa Açú Rondonopolis Rodo Porto Ferro-1,0m Hidro Ferro-1,60m Fonte: Análise Macrologistica

24 Investimentos nos Eixos por modais de transporte
Modal Nr. de Projetos % do Total Investimento R$x106 % do Total Rodoviários 21 16,2% 3.670,4 5,1% Hidroviários 41 31,5% 19.565,0 27,2% Ferroviários 43 33,1% 40.221,0 55,9% Portos 25 19,2% 8.475,6 11,8% Total 130 71.932,0 % do Total 100,0%

25 Custo Logístico/anual
Sumário financeiro Discriminação Valores Investimento (R$ x 106) 71.932,0 Custo Logístico/anual 60.900,0 Redução de custo/anual 15.125,0 Pay back 4,7 anos

26 Eng. Renato Casali Pavan
Obrigado pela atenção Eng. Renato Casali Pavan Macrologística Consultoria Ltda. Rua Oscar Freire n° ° andar São Paulo - Brasil - CEP: Tel: (11) SITE:


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