A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fábio de Felippe Gonçalves de Lima– RA 0911259 Glauco Pollo De Marchi de Godoi – RA 0910643 BAC MA 5 Aplicação da técnica CRC – Sistema de Livraria Digital.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fábio de Felippe Gonçalves de Lima– RA 0911259 Glauco Pollo De Marchi de Godoi – RA 0910643 BAC MA 5 Aplicação da técnica CRC – Sistema de Livraria Digital."— Transcrição da apresentação:

1 Fábio de Felippe Gonçalves de Lima– RA Glauco Pollo De Marchi de Godoi – RA BAC MA 5 Aplicação da técnica CRC – Sistema de Livraria Digital

2 Agenda Introdução Desenvolvimento Conclusão Referências

3 Introdução

4 A técnica de modelagem CRC(Classes, Responsabilidades e Colaboradores) foi proposta em 1989 por Kent Beck e Ward Cunningham. Segundo BEZERRA(2007) no início a técnica foi proposta com o intuito de ensinar a iniciantes o paradigma OO, ou seja, era uma técnica de aprendizagem. Tornou-se uma técnica de modelagem conforme o tempo, com a sua popularização entre os estudantes de OO e UML, devido principalmente a sua simplicidade de notação e a obtenção de resultados positivos rapidamente na identificação de classes. Por ser baseada fortemente no paradigma OO, esta técnica identifica primeiro as responsabilidades atribuídas a cada objeto que o SSOO deve cumprir.

5 Introdução Por isso é muito comum a utilização da CRC mediante outras técnicas, como a análise de casos de uso, pois identifica-se no diagrama de casos de uso as funcionalidades do SSOO e verifica-se qual(is) objeto(s) participa(m) da realização de cada uma delas.

6 Introdução A técnica de modelagem CRC é dividida em diversas sessões, cada uma identificando classes de um conjunto determinado de casos de uso. Podem participar de uma sessão CRC: Analistas; Especialistas do domínio; Desenvolvedores; Projetistas; Entre outros. Cada sessão é composta de cerca de 6 pessoas, a cada uma delas é entregue um cartão de papel de aproximadamente 10cm X 15cm que representam os cartões CRC, sendo cada um, uma classe.

7 Introdução Cada cartão CRC deve conter o nome da classe, suas responsabilidades e os colaboradores (as outras classes que colaboram para que esta cumpra suas responsabilidades).

8 Desenvolvimento

9 Cenário proposto Uma empresa deseja desenvolver um sistema de livraria digital, por meio do qual seus clientes possam adquirir livros pela internet. Para modelar esse sistema devemos levar em consideração os seguintes requisitos apresentados pela empresa: A empresa deseja oferecer aos seus clientes uma página de venda de livros via internet. A interface da página inicial da livraria deve apresentar ao comprador as opções para pesquisa de livros por título, autor, editora ou categoria. A interface da página deve oferecer também a opção para que os clientes que já tenham realizado compras anteriormente possam se identificar, informando seu nome-login e senha. No caso, os clientes poderão consultar seus pedidos anteriores, verificando o que foi solicitado e o estado dos pedidos, ou seja, se tais pedidos ainda estão sendo atendidos ou se já foram concluídos e enviados ao cliente. O usuário, após selecionar uma forma de pesquisa e informar os parâmetros a pesquisar, visualizará uma listagem referente a todos os livros que satisfaçam as condições impostas à pesquisa, contendo o título do livro, o autor e o preço, além de dois ícones que permitem visualizar os detalhes do livro e adicioná-lo ao carrinho de compras. O cliente poderá voltar e selecionar outra forma de pesquisa. O cliente pode, após ter realizado uma pesquisa, escolher visualizar os detalhes de um dos livros listados, o que fará surgir uma nova página onde lhe serão apresentados um resumo do livro e seu sumário, além de informações sobre o autor, o formato do livro (capa dura ou brochura), a editora, número de páginas e data de publicação, Se o cliente se interessar por algum dos livros apresentados após a pesquisa, poderá, então, selecionar a opção Adicionar ao Carrinho de Compras, o que chamará outra tela solicitando a confirmação da quantidade de volumes que deseja comprar (o padrão é 1) e se o cliente quer realmente adicionar o livro ao carrinho. O cliente pode, após ter adicionado algum livro ao carrinho, selecionar a opção de Visualizar Carrinho, para verificar os livros já adicionados ao mesmo, podendo alterar as quantidades solicitadas ou retirar qualquer um dos itens do carrinho. A partir da visualização do carrinho, o cliente poderá também, se assim o desejar, concluir o pedido, encerrando a compra dos livros selecionados.

10 Cenário proposto O cliente pode selecionar o botão Concluir Pedido diretamente da página principal, porém somente se algum item já tiver sido adicionado ao carrinho. A escolha desta opção, a partir da página principal, fará com que o serviço de Visualizar Carrinho seja chamado, onde, como já foi explicado, será apresentado ao cliente um resumo dos livros selecionados e suas quantidades, podendo o cliente alterar tais quantidades ou excluir qualquer livro. Assim, na realidade, a escolha da opção Concluir Pedido a partir da página principal executa as instruções da opção Visualizar Carrinho, e apenas após confirmar os livros selecionados e suas respectivas quantidades, surgirá a tela de conclusão do pedido. Se o usuário confirmar o pedido, o mesmo deverá ser registrado, juntamente com seus itens. Antes disso, no entanto, o cliente deverá se logar, caso não o tenha feito ainda. Se o cliente ainda não estiver registrado no sistema, deverá se cadastrar, informando seus dados pessoais. Na segunda etapa da conclusão do pedido, o usuário deverá informar o endereço para entrega, e em seguida selecionar a forma de pagamento (depósito bancário ou cartão de crédito). Após isso, o cliente confirmará novamente a compra e concluirá o pedido. Cada livro precisa apresentar as seguintes informações ao cliente: ISBN, título, autor(es), data de publicação, editora, categoria(s), preço de venda, um pequeno resumo e o índice além de informações só acessíveis por usuários internos, como preço de custo, margem de lucro e quantidade em estoque. Um livro pode ser escrito por mais de um autor, e um determinado autor pode escrever muitos livros. É necessário armazenar informações sobre o nome do autor, data de nascimento, data do possível falecimento, local de nascimento, local da possível morte, além de uma pequena biografia resumida. Os livros podem ser pesquisados por uma determinada categoria. Uma categoria pode se referir a muitos livros e um livro pode abranger mais de uma categoria. Os livros também podem ser pesquisados pela editora, uma editora pode publicar muitos livros; no entanto, um livro só pode ser publicado por uma editora. A empresa precisa de informações sobre o nome da editora, seu endereço e telefone, para contato e solicitação de livros, bem como seu CNPJ, para fins de documentação e para solicitar novos volumes.

11 Cenário proposto Um cliente, em um determinado pedido, pode adquirir diversos livros, mas um pedido para ser efetuado precisa conter ao menos um livro. Um cliente pode realizar muitos pedidos, mas um pedido pertence exclusivamente a um cliente. Um mesmo livro pode ser solicitado por diversos clientes. Os itens do Carrinho de Compras são temporários, uma vez que o cliente não precisa necessariamente concluir o pedido. Além disso, o cliente pode excluir um ou mais itens do carrinho a qualquer momento. E mesmo quando o pedido for confirmado, as informações dos itens do carrinho serão transferidas para objetos de outras classes e após isso os itens do carrinho do cliente serão destruídos. A empresa adquire livros de muitas editoras, solicitando pedidos de tempos em tempos. Uma editora pode fornecer muitos livros, no entanto um livro é publicado somente por uma editora. Um pedido para um editora pode conter muitos livros e um mesmo livro pode estar em muitos pedidos para uma editora. A empresa necessita de uma maneira de pesquisar os livros mais vendidos em um determinado período de tempo, para poder determinar quais livros devem ser adquiridos e em que épocas, estabelecer seu valor e enviar mensagens de oferta para seus clientes. A empresa deseja saber quais os clientes que realizam mais compras para enviar mensagens promocionais e avisos de lançamentos ou mesmo oferecer um percentual de desconto. Também é necessário emitir relatórios dos autores cujos livros são mais solicitados, para determinar preços de venda, números a serem adquiridos e enviar mensagens de lançamento a clientes que já adquiriram livros de um determinado autor.

12 Especificação funcional (Diagrama de Casos de Uso) Antes da aplicação da técnica CRC, o grupo elicitou as funcionalidades do sistema e criou um diagrama de casos de uso para facilitar a aplicação da técnica. Veja o diagrama no próximo slide

13

14 Sessões CRC Foram realizadas 3 sessões CRC. Em cada uma delas, um participante atuou como facilitador (responsável por ler o cenário quantas vezes forem necessárias para a identificação das classes) e analista (responsável por identificar os objetos participantes de cada caso de uso) e outro também como analista, já que o grupo é pequeno.

15 1º Sessão Realizada no dia 07/04. Iniciou-se às 07:15 h e terminou às 08:12 h, durando aproximadamente 55 minutos. Local: Sala de aula da FATEC SCS. O participante Glauco atuou como facilitador e analista e o participante Fábio como analista. Foram selecionados para esta sessão os casos de uso: Adicionar ao Carrinho; Pesquisar livro; Cadastrar Usuário; Mostrar detalhes; Efetuar Login; Visualizar histórico pedido; Finalizar pedido; Manter pedidos; Efetuar pagamento; Selecionar/Informar endereço; Visualizar carrinho; Alterar quantidade; Remover item; Manter Estoque.

16 1º Sessão Classes identificadas:

17 1º Sessão Classes identificadas:

18 2º Sessão Realizada no dia 07/04. Iniciou-se às 08:30 h e terminou às 10:44 h, durando aproximadamente 1h15 minutos. Local: Sala de aula da FATEC SCS. O participante Fábio atuou como facilitador e analista e o participante Glauco como analista. Foram selecionados para esta sessão os casos de uso: Cadastrar editora; Cadastrar livro; Cadastrar autor; Gerar relatório.

19 2º Sessão Classes identificadas ou atualizadas:

20 2º Sessão Classes identificadas ou atualizadas:

21 2º Sessão Classes identificadas ou atualizadas:

22 3º Sessão Realizada no dia 09/04. Iniciou-se às 17:00 h e terminou às 17:35 h, durando aproximadamente 35 minutos. Local: Residência do participante Glauco. O participante Glauco atuou como facilitador e analista e o participante Fábio como analista. Foram selecionados para esta sessão os casos de uso: Gerar relatório; Autores mais vendidos; Clientes que mais compram; Livros mais vendidos.

23 3º Sessão Classes identificadas ou atualizadas:

24 3º Sessão Classes identificadas ou atualizadas:

25 Diagrama de classes Após as 3 sessões realizas foi possível modelar o seguinte diagrama de classes: Veja o diagrama de classes no próximo slide

26 Diagrama de classes

27 Cartões CRC utilizados nas sessões

28

29

30

31

32

33 Conclusão

34 Conclui-se que a técnica CRC é bastante relevante no aprendizado do paradigma OO e assim como a sua aplicação na modelagem de diagramas de classe UML, pois pode até se assemelhar a uma brincadeira infantil ou um jogo teatral no início, mas cumpre seu objetivo na elicitação de classes, assim como seus atributos e operações. Cremos que a técnica é eficaz não só pelo fato da aplicação ser simples e poder ser realizada por praticamente qualquer pessoa que tenha o mínimo conhecimento na modelagem ou desenvolvimento de softwares OO, mas também pelo fato de haver várias pessoas trabalhando em grupo e discutindo idéias que talvez nunca seriam bem arquitetadas apenas por uma pessoa.

35 Referências

36 BEZERRA, Eduardo. Princípios de análise e projeto de sistema com UML. Rio de Janeiro: Campus, SANTOS, Wellington Vieira dos. Aplicação da técnica CRC (Classe, Responsabilidade, e Colaboração) em projetos de sistema de software orientado a objetos: Estudo de caso Monografia – Tecnologia em Informática para Gestão de Negócios. FATEC-ZL (Faculdade de Tecnologia da Zona Leste).

37 Dúvidas? FATEC São Caetano do Sul


Carregar ppt "Fábio de Felippe Gonçalves de Lima– RA 0911259 Glauco Pollo De Marchi de Godoi – RA 0910643 BAC MA 5 Aplicação da técnica CRC – Sistema de Livraria Digital."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google