A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anelídeos,Moluscos e Artrópodes. Anelídeos Annelida Ocorrência: Pré-cambriano - Recente Lumbricus sp.Classificação científicaReino:AnimaliaClassificação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anelídeos,Moluscos e Artrópodes. Anelídeos Annelida Ocorrência: Pré-cambriano - Recente Lumbricus sp.Classificação científicaReino:AnimaliaClassificação."— Transcrição da apresentação:

1 Anelídeos,Moluscos e Artrópodes

2 Anelídeos Annelida Ocorrência: Pré-cambriano - Recente Lumbricus sp.Classificação científicaReino:AnimaliaClassificação científicaReinoAnimalia FiloFilo:Annelida LamarckLamarck, 1809 Classes e subclasses Classe Polychaeta - parafilético?Polychaetaparafilético Classe Clitellata*Clitellata Sub-classe Oligochaeta (minhocas)Oligochaetaminhocas Sub-classe Branchiobdellida Sub-classe Hirudinea (sanguessugas)Hirudineasanguessugas Classe MyzostomidaMyzostomida Classe Archiannelida – polifiléticoArchiannelidapolifilético Classe EchiuraEchiura '*'Alguns autores consideram as subclasses dos Clitellata como classe Vulgarmente chamam-se anelídeos aos vermes segmentados - com o corpo formado por "anéis" - do filovermessegmentadosfilo Annelida como a minhoca e a sanguessuga. Existem mais de espécies destes animais emminhocasanguessugaespéciesanimais praticamente todos os ecossistemas, terrestres, marinhos e de água doce. Encontram-se anelídeos comecossistemasterrestresmarinhoságua doce tamanhos desde menos de um milímetro até mais de 3 metros.milímetrometros

3

4 Moluscos Os moluscos constituem um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres, quefilo compreende seres vivos como os caramujos, as ostras e as lulas.caramujosostraslulas Tais animais têm um corpo mole e não-segmentado, muitas vezes dividido em cabeça, um pé muscular e umnão-segmentadocabeçapé mantomanto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes secreta uma concha. A maior parte dos moluscosconcha são aquáticos, mas existem muitas formas terrestres como os caracóis.caracóis A biologia dos moluscos é estudada pela malacologia, mas as conchas - ainda do ponto de vista biológico, nãobiologiamalacologia do ponto de vista dos coleccionadores - são estudadas pelos concologistas.concologistas O filo Mollusca é o segundo filo com a maior diversidade de espécies, depois dos Artrópodes e inclui umaespéciesArtrópodes variedade de animais muito familiares. Essa popularidade deve-se, em grande parte, às conchas desses animais que servem como peças para coleccionadores. O filo abrange formas tais como as ostras, as lulas, osostraslulas polvospolvos e os caramujos.caramujos Os moluscos são variados e diversos, incluindo várias criaturas familiares conhecidas pelas suas conchas decorativas ou como marisco. Variam desde os pequenos caracóis e amêijoas até ao polvo e à lula.A lulamariscoamêijoaspolvolula gigantegigante é possivelmente o maior invertebrado, e, exceptuando as suas larvas e, para além de algunslarvas espécimes jovens recentemente capturados, nunca foi observada viva. A lula-colossal poderá ser aindalula-colossal maior.Uma lula-colossal foi encontrada congelada por pescadores.O comprimento da lula chegou a aproximadamente quatorze metros e pesando cerca de 450 kilos. Possuem um sistema digestivo completo. Os gastrópodes e os cefalópodes apresentam uma estruturasistema digestivogastrópodescefalópodes chamada rádula, formada por dentículos quitinosos que raspam o alimento.rádula Os bivalves apresentam um estilete cristalino, responsável por colaborar na digestão ao libertar enzimasenzimas digestivas. O sistema circulatório é aberto, com excepção dos cefalópodes, que exigem alta pressão por se locomoveremaberto rapidamente. Os moluscos também possuem uma grande importância nas cadeias alimentares, sendo detritívoros,cadeias alimentares consumidores de microrganismos, predadores de grandes presas.

5

6 Artrópodes Os Artrópodes (do grego arthros: articulado e podos: pés, patas, apêndices) são animais invertebrados caracterizados por possuírem membros rígidos e articulados. São o maior grupo de animais existentes, representados pelos gafanhotos (insetos), aranhas (arachnida), caranguejos (crustáceos), centopéias (quilópodes) e embuás (diplópodes), somam mais de um milhão de espécies descritas (apenas mais de segundo outros autores). Mais de 4/5 das espécies existentes são Artrópodes que vão desde as formas microscópicas de plâncton com menos de 1/4 de milímetro, até crustáceos com mais de 3 metros de espessura. Os artrópodes habitam praticamente todo o tipo de ambiente: aquático e terrestre e representam os únicos invertebrados voadores. Existem representantes parasitas e simbióticos. Há registros fósseis de artrópodes desde o período Cambriano.

7


Carregar ppt "Anelídeos,Moluscos e Artrópodes. Anelídeos Annelida Ocorrência: Pré-cambriano - Recente Lumbricus sp.Classificação científicaReino:AnimaliaClassificação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google