A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Região centro oeste: A Região Centro-Oeste é dividida em quatro unidades federativas: Mato Grosso, Mato grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Região centro oeste: A Região Centro-Oeste é dividida em quatro unidades federativas: Mato Grosso, Mato grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde."— Transcrição da apresentação:

1

2 Região centro oeste: A Região Centro-Oeste é dividida em quatro unidades federativas: Mato Grosso, Mato grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do país. Com uma área de ,505 km², a Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional, perdendo apenas para a Região Norte.

3 Crenças: ONÇA-DA-MÃO-TORTA Essa é uma lenda bastante comum na região centro-oeste do Brasil, e fala sobre certa onça muito grande que tem uma das patas dianteiras torta. Segundo a versão que é dada por pessoas que afirmam já tê- la visto em alguma oportunidade, ela nada mais é que o espírito de um velho vaqueiro que durante sua vida foi mau ao extremo, e que depois de morto transformou-se na onça com uma das mãos torta, assim como se tivesse recebido uma espécie de castigo para as perversidades que praticou durante toda a sua existência. Dessa forma, como a fera é, na verdade, um espírito, ela não pode ser morta, daí o grande medo que inspira aos moradores da região por onde vagueia costumeiramente.

4 Nego dágua Esta é uma história comum entre as pessoas ribeirinhas, principalmente na região centro-oeste do Brasil, sendo muito difundida entre os pescadores da região, dos quais muitos dizem já tê-lo visto. Segundo a lenda, o nego dágua costuma aparecer para pescadores e outras pessoas que estão pescando ou navegando em algum rio. Não existem evidências de como surgiu essa lenda, e o que se sabe é que o nego dágua só habita os rios e raramente sai dele, sendo sua maior atividade a de amedrontar as pessoas que por ali passam, seja partindo anzóis de pesca, furando redes, dando sustos em pessoas embarcadas, e coisas desse tipo. Suas características físicas são peculiares: ele seria a fusão de um homem negro e alto com uma criatura anfíbia, e por isso apresenta nadadeiras, sua cor é a do pó, e tem a pele do corpo coberta de escamas.

5 Musicas da Região Um Beijo Luan Santana Sai cantando do chuveiro Eu sou o cara mais feliz do mundo inteiro Noite perfeita, tá na hora, quero te encontrar Em frente ao espelho, tô ensaiando A melhor forma de dizer que tô te amando Essa é a chance, é agora eu não posso errar Mas bem na hora de falar com você Travei, comecei a gaguejar E a saída é deixar acontecer O coração se entregar Um beijo fala mais que mil palavras Um toque é bem mais que poesia No seu olhar enxergo a sua alma Sua fala é uma linda melodia Ninguém sabe explicar o que é o amor Ninguém vai ser feliz sem ser amado Meu coração de vez se entregou Confesso que eu estou apaixonado Mas bem na hora de falar com você Travei, comecei a gaguejar E a saída é deixar acontecer O coração se entregar Um beijo fala mais que mil palavras Um toque é bem mais que poesia No seu olhar enxergo a sua alma Sua fala é uma linda melodia Ninguém sabe explicar o que é o amor Ninguém vai ser feliz sem ser amado Meu coração de vez se entregou Confesso que eu estou apaixonado 2x vezes

6 Maria Cecília e Rodolfo O troco Todo tanto que você chorar pra mim é pouco Voce ta tendo troco, te falei que ia ter troco Pode rastejar, implorar, pedir perdão Eu vou olhar na tua cara e ficar repetindo não O que aconteceu, cade seu novo amor? Me trocou por ele agora você se ferrou Esperou dar tudo errado pra vim me procurar Mas quebrou a cara porque eu não vou voltar Perdi as contas do tanto que eu te liguei Chorei, implorei, pedi perdão Você foi embora mais eu te avisei Que nunca mais voltaria pro seu coração Todo tanto que você chorar pra mim é pouco Voce ta tendo troco, te falei que ia ter troco Pode rastejar, implorar, pedir perdão Eu vou olhar na tua cara e ficar repetindo não O que aconteceu, cade seu novo amor? Me trocou por ela agora você se ferrou Esperou dar tudo errado pra vim me procurar Mas quebrou a cara porque eu não vou voltar Perdi as contas do tanto que eu te liguei Chorei, implorei, pedi perdão Você foi embora mais eu te avisei Que nunca mais voltaria pro seu coração Todo tanto que você chorar pra mim é pouco Voce ta tendo troco, te falei que ia ter troco Pode rastejar, implorar, pedir perdão Eu vou olhar na tua cara e ficar repetindo não (4x)

7 Danças da Região Centro Oeste.

8 SERRA MORENINHA- É um bailado que está classificado como dança de salão. Apreciada no Mato Grosso do Sul e Goiás. Coreografia- Os homens formam uma fila de um lado e as mulheres de outro. Forma-se casais e as damas dão as mãos aos cavalheiros, e dançam juntos. Enquanto dançam, ao som da orquestra, os pares imitam os movimentos de serradores que puxam a serra. (usa-se roupa típica da região).

9 RODA DE SÃO GONÇALO- É uma dança de culto ao santo São Gonçalo. Sempre é dançada em pagamento a uma promessa em pares por mulheres. Coreografia: Executada em rodas, ou filas, e divididas em partes apresentando coreografias diferenciadas. Viradas para o altar, a primeira da fila faz reverência ao santo e vai para o final, sem dar as costas para o altar, e assim por diante.

10 Vestimentas da Região

11

12 Comidas Típicas da Região Centro Oeste

13 EMPADÃO GOIANO INGREDIENTES PARA A MASSA -4 xícaras de chá de farinha de trigo -3 ovos -½ xícara de chá de óleo -sal a gosto -1 colher de chá de fermento em pó -2 colheres de sopa de banha INGREDIENTES PARA O RECHEIO -300 g de frango cozido e desfiado -300 g de lingüiças cozidas cortadas em pedaços -150 g de queijo Minas em cubos -150 g de guariroba -50 gramas de azeitonas -1 dente de alho amassado -1 cebola picada -sal e pimenta a gosto -250 ml de caldo de frango MODO DE PREPARO Para a massa: junte todos os ingredientes até formar uma massa homogênea e deixe descansar por 30 minutos, abra e forre uma assadeira. Os ingredientes do recheio devem ser refogados à parte. Para montar, coloque o recheio na assadeira já forrada com a massa, cubra com o restante da massa, e leve em forno pré aquecido 200, por 30 minutos.

14 Pratos de comidas da Região (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.) * Arroz com pequi acompanhado de galinhada ou surubim na telha. * Peixes Grelhados como o pintado, pacu, dourado; * Carne Seca com banana verde; * Caldo de piranha; * Paçoca de pilão; * Pacu recheado c/ farofa de couve ou banana; * Dourado Assado em folha de bananeira; * Pintado frito c/ molho escabeche ( cebola, tomate, pimentão, coentro, salsa e cebolinha). * Moqueca ou pirão de Pintado..

15 Base Econômica

16 Setor primário Agricultura A agricultura de subsistência, com o cultivo de milho, mandioca, abóbora, feijão e arroz, através de técnicas primitivas, sempre se constituiu em atividade complementar à pecuária e ao extrativismo. O crescimento populacional que vem caracterizando a região, a melhoria das vias de comunicação e o mercado consumidor sempre expressivo do Sudeste têm aumentado muito o desenvolvimento da agricultura comercialagricultura de subsistênciamilhomandioca abóborafeijãoarrozpecuáriaextrativismocrescimento populacionalSudeste

17 Pecuária, O Centro-Oeste dispõe de um enorme rebanho, destacando-se o gado bovino, criado geralmente solto, o que caracteriza a pecuária extensiva. Esse tipo de criação dificulta o aproveitamento do leite e, assim, praticamente todo o rebanho é destinado ao corte e absorvido pelo mercado consumidor paulista e pelos frigoríficos do oeste do estado de São Paulo. Apenas no sul da região é que a pecuária leiteira apresenta maior expressão, sobretudo em áreas mais urbanizadas e que dispõem de uma boa rede de transportes, facilitando a comercialização da produção. Parte do leite é industrializado por laticínios da própria região e do Sudeste.

18 O Extrativismo Vegetal O extrativismo vegetal é uma atividade econômica importante sobretudo em áreas mais distantes dos grandes centros. Da imensa Floresta Amazônica, que recobre a parte norte da região, extrai-se borracha e madeiras de lei, como mogno, cedro, imbuia e outras. No sudoeste de Mato Grosso extraem o angico e a poaia, cujas raízes fornecem matéria- prima para a indústria farmacêutica; no Pantanal, a espécie de maior aproveitamento é o quebracho, do qual se extrai o tanino, utilizado no curtimento do couro; e no sul de Mato Grosso do Sul alternam-se o extrativismo vegetal e plantações de erva-mate.

19 O Extrativismo Animal O extrativismo animal, representado pela caça, não possui expressão comercial regular e oficializada. Entretanto, praticam-se intensamente as atividades extrativas ilegais. A caça predatória tem como conseqüência a matança indiscriminada de jacarés e a extinção de inúmeras outras espécies de aves e animais terrestres, ocasionando grave desequilíbrio ecológico na região. Entre os animais mais dizimados estão: a garças, caçadas por causa de suas penas; as lontras e ariranhas, devido à grande procura de suas peles no exterior; e os jacarés, cuja pele é utilizada na fabricação de cintos, bolsas, calçados etc.

20


Carregar ppt "Região centro oeste: A Região Centro-Oeste é dividida em quatro unidades federativas: Mato Grosso, Mato grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google