A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLÍTICAS DE MASSAS E REFORMAS SOCIAIS. COLÔMBIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLÍTICAS DE MASSAS E REFORMAS SOCIAIS. COLÔMBIA."— Transcrição da apresentação:

1 POLÍTICAS DE MASSAS E REFORMAS SOCIAIS

2 COLÔMBIA

3

4 GAITÁN Fundou em 1933 um novo partido, a União Nacional da Esquerda Revolucionária (UNIR), ligado às reivindicações de operários e camponeses. Em 1935, seus candidatos receberam poucos votos nas eleições legislativas. Gaitán dissolveu a UNIR e voltou ao Partido Liberal; Ocupou vários cargos políticos.

5 ALFONSO LÓPEZ PUMAREJO 1934-1939 e 1942-1945 AÇÕES: Início das reformas sociais; Reestruturação da conservadora Constituição de 1886; Formulação de uma política de equilíbrio entre patrões e trabalhadores, reconhecendo- se o direito de greve e a formação de sindicatos;

6 Definição da propriedade por sua função social, dando ao Estado de fazer expropriações de terras; Tais reformas não foram colocadas em prática, fazendo os conservadores voltarem ao poder.

7 O discurso de Gaitán foi se radicalizando, acompanhado as demandas populares insatisfeitas com o desfecho das prometidas reformas.

8

9 Em 1946, Gaitán foi candidato pela esquerda do Partido Liberal, mas os conservadores do partido lançaram Gabriel Turbay;

10 AS PROPOSTAS REFORMISTAS DE GAITÁN Recebiam apoio crescente dos trabalhadores urbanos, dos estudantes e dos camponeses; Sua vitória nas eleições seguintes, de 1950, era dada como certa; Os ânimos partidários estavam acirrados ;

11 Pretendia encontrar-se com um grupo de estudantes cubanos, entre os quais o desconhecido Fidel Castro; Tinham uma intenção de marcar uma posição crítica em relação aos possíveis rumos da Conferência Pan-Americana que se iniciara na véspera em Bogotá.

12 A desconfiança baseava-se no fato de o general George Marshall ser o chefe da delegação dos Estados Unidos e na sua velada intenção de fazer com que a política externa norte-americana fosse aceita pelos demais países da Conferência.

13

14 Mariano Ospina Pérez Com os liberais divididos, venceu o conservador Mariano Ospina Pérez, que pôs em prática uma política repressiva em relação aos movimentos sociais e aos integrantes do Partido Liberal

15 Em 09/04/1948, Jorge Eliécer Gaitán, líder do Partido Liberal e defensor de propostas sociais reformistas, foi assassinado no centro de Bogotá, quando saía do prédio onde tinha seu escritório.

16 BOGOTAZO Foi como ficou conhecida a rebelião de 10 horas na capital do país, onde, de 3 a 5 mil pessoas foram mortas ou feridas, em resposta ao assassinato de Gaitán.

17 Esse acontecimento provocou uma convulsão social na Colômbia, que ficou conhecido como “A Violência” e que perdurou por 10 anos.

18

19

20

21 ENTENDENDO O ASSASSINATO DE GAITÁN Desde o século XIX, foi organizado um sistema político bipartidário composto por liberais e conservadores. As dispustas entre os 2 partidos foram muito acirradas e provocaram a eclosão de várias guerras civis.

22

23 A INSURREIÇÃO SE ESPALHOU PELO PAÍS, TORNANDO A SITUAÇÃO INCONTROLÁVEL

24 A RESPOSTA DE OSPINA Como resposta, Ospina suspendeu as garantias constitucionais e fechou o Congresso em 1949. As medidas autoritárias não surtiram efeito por muito tempo. “A Violência” assolou a Colômbia até 1958. Estimam-se entre 200 e 300 mil mortos.

25

26 NESSE PERÍODO A mobilização popular foi desarticulada e a ideologia anticomunista em sintonia com a doutrina norte-americana da Guerra Fria se impôs.

27 O GOLPE DITATORIAL DO GENERAL GUSTAVO ROJAS PINILA (1953-1957) Provocou uma reação social radical com a formação de grupos guerrilheiros liberais (gaitanistas) e comunidades do interior do país, dentre eles, o mais antigo, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), nasceu em 1966 com um programa comunista.

28 FARC


Carregar ppt "POLÍTICAS DE MASSAS E REFORMAS SOCIAIS. COLÔMBIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google