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Por José Adelson de Noronha

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Apresentação em tema: "Por José Adelson de Noronha"— Transcrição da apresentação:

1 Por José Adelson de Noronha
EPÍSTOLA DE PAULO AOS GÁLATAS Por José Adelson de Noronha

2 GÁLATAS Escrita da cidade de Antioquia, no ano 48 d.C, logo após a 1a. viagem É a primeira carta escrita por Paulo e um dos primeiros livros do Novo Testamento Paulo havia passado pela região sul da Galácia, ao final da sua 1ª viagem missionária (anos 47, 48)

3 GÁLATAS Propósitos Combater heresias judaizantes
A Salvação é exclusivamente pela fé e não por obras da Lei Defender o apostolado de Paulo Combater o legalismo

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5 Esboço da Carta I) Defesa da autoridade apostólica (capítulos 1 e 2)
Saudação e introdução – 1:1-5 O caráter imutável e verídico do evangelho de Paulo – 1:6-10 A origem divina do evangelho de Paulo – 1:11-24 O endosso do evangelho de Paulo pelos líderes de Jerusalém – 2:1-10 A consistência da vida de Paulo – 2:11-21

6 Esboço da Carta II) Defesa doutrinária (capítulos 3 e 4)
O testemunho da fé dos gálatas – 3:1-5 A evidência da vida de fé de Abraão – 3:6-9 A evidência de condenação vinda da lei – 3:10-14 A evidência de salvação vinda da aliança – 3:15-18 O propósito da lei – 3:19-4:11 A evidência da transferência das afeições – 4:12-31

7 Esboço da Carta III) Aplicação prática (capítulos 5 e 6)
Liberdade sim, libertinagem não– 5:1-15 As obras da carne são bem distintas do fruto do Espírito – 5:16-26 Auxílio mútuo dentro da família da fé – 6:1-10 Testemunho e encorajamento finais – 6:11-18

8 Peculiaridades e conteúdo

9 Rápida reação Gl 1:6 A reação tão rápida e intensa de Paulo mostra claramente que combate uma heresia e não uma simples diferença de interpretação ou prática de adaptação cultural Lembrar que naqueles primeiros anos não havia ainda nenhum evangelho escrito, mas somente a transmissão oral dos ensinamentos de Cristo, pelo testemunho dos apóstolos e discípulos

10 “Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho” (Gl 1:6)

11 O que é o Evangelho Evangelho (ewangelion) significa “boas novas”
Qual era o evangelho verdadeiro que Paulo pregava?

12 “ Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei,
“ Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei,...: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” (1 Co 15:1,3,4)

13 Falso evangelho Qualquer outra pessoa, mesmo se fosse um anjo vindo do céu, que pregasse outro “evangelho” deveria ser considerado como maldito.

14 “ Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.” (Gl 1:8)

15 Soberania de Deus Mesmo que Paulo se tenha convertido adulto, ele já era separado por Deus para receber a graça salvadora (1:15) Deus é soberano, mesmo nos eventos antes de nossa conversão

16 Pressão para mudar a mensagen (2:4)
Paulo enfrentou pressão de “falsos irmãos” em Jerusalém para mudar sua doutrina para incluir a guarda da lei; Os principais apóstolos em Jerusalém (Tiago, Pedro e João) não endossaram essa posição judaizante (2:9)

17 Repreensão a Pedro 2:11,12 Paulo enfrenta Pedro face a face porque se tornara repreensível com relação à doutrina da graça A falha de Pedro foi muito grave, porque sendo o líder máximo da Igreja em Jerusalém, e sendo ele quem levou pela primeira vez o evangelho da graça aos gentios, suas ações em Antioquia poderiam ser interpretadas como uma volta de 180 graus.

18 Crucificado com Cristo 2:19-21
Ser crucificado com Cristo significa que Paulo abandonou seu nacionalismo judaico para depender inteiramente de Cristo, como ele descreve em Filipenses 3:4-10

19 A lei não salva (Cap. 3) A lei nunca foi concedida para salvar pecadores, uma vez que seria impossível para pecadores guardar a lei perfeitamente; Abraão foi salvo pela fé; então as nações que seriam benditas por seu intermédio deveriam ser salvas da mesma maneira, isto é, por intermédio de seu “filho” mais importante, Jesus Cristo (3:6-18)

20 O propósito da lei O propósito da lei foi o de mostrar o pecado e conduzir os pecadores convictos a Cristo para receberem a salvação (3:24); A salvação pela fé sempre foi o plano de Deus (3:22); Pela lei ninguém é justificado diante de Deus. O justo viverá pela fé (3:11)

21 “ Meu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás” (Rm 7:7)

22 Como são os que buscam a salvação na Lei (Cap. 4)
Paulo usa duas figuras para descrever a vida da pessoa que depende da lei para sua salvação: 1) uma criança menor que não tem juízo nem autoridade para dirigir sua própria vida, mas está sujeita a tutores que ordenam a sua vida; 2) Um escravo que mora em casa, mas é sujeito ao patrão a quem tem que obedecer

23 O filho de Deus não precisa obedecer à Lei
Ser filho maduro é diferente. Obedece porque ama: o cumprimento da lei é o amor (Rm 13:10) O Espírito de Cristo nele garante sua filiação (4:1-6) e, consequentemente, sua obediência

24 Enfermidade na carne (4:13)
Enfermidade na carne – não temos a mínima idéia do que consistiu essa enfermidade Os teólogos trabalham com três hipóteses:

25 Enfermidade na carne 1) Problema com a visão, em vista do fato de que os gálatas estavam prontos a arrancar os próprios olhos a seu favor (4:15) e também a referência a grandes letras (6:11) 2) Outros acham que seria algo semelhante à epilepsia, o que seria vergonhoso para Paulo

26 Enfermidade na carne 3) Pode ser também o mesmo problema citado em II Coríntios 12:7-9, onde ele cita um mensageiro (anjo) de satanás

27 Como Cristo é formado na Igreja (4:19)
A formação de Cristo na Igreja quer dizer que a presença dEle estaria de tal modo presente e atuante, que seria possível percebê-lO, através da ação do Espírito Santo na Igreja

28 Sara e Hagar (4:22-30) A alegoria entre Sara e hagar mostra como Paulo foi capaz de tirar uma lição de um texto do AT e ilustrar a liberdade em Cristo (Isaque, filho de Sara) e a sujeição à lei (Hagar e Ismael)

29 Cristianismo Aplicação prática (capítulos 5 e 6)
Liberdade sim, libertinagem não– 5:1-15 A liberdade é limitada pelo amor a Deus

30 Obras da carne versus Fruto do Espírito (5:16-26)
Ao alistar as obras da carne e o fruto do Espírito Santo, Paulo estava pensando principalmente na Igreja corporativamente e não em indivíduos. O fruto do Espírito se manifesta nos relacionamentos entre irmãos da Igreja, tal como as obras da carne.

31 Levando cargas e fardos (6:1-5)
“levai as cargas uns dos outros” (6:2) e “cada um levará seu próprio fardo” (6:5) não é contraditório: A primeira frase se refere à vida na comunhão da Igreja, em que cada um é responsável pelo seu irmão (cf Hb 3:13) – quando há pecado, restaurar o pecador com todo o cuidado; A segunda frase se refere ao juízo futuro, quando todos prestarão contas de si mesmos (cf II Co 5:10)

32 Ajuda aos necessitados (6:6-10)
A primeira responsabilidade do cristão é com a família de Deus – mas nem por isso ele pode esquecer-se das necessidades dos próximos que estão fora de Cristo

33 Crucificado para o mundo (6:14)
“crucificado para o mundo” quer dizer totalmente rejeitado pelo mundo, que está debaixo da orientação do seu deus, o diabo; Ser crucificado para o mundo significa estar “morto” para o mundo. É só questão de tempo; Se o apóstolo Paulo tivesse optado por uma posição menos radical, poderia ter escapado de muita perseguição, inclusive os quatro anos preso em Jerusalém, Cesaréia e Roma (anos 57-61)

34 Israel versus “Israel de Deus”
“Israel de Deus” (6:16) refere-se ao povo salvo de Deus, não aos descendentes carnais de Abraão; “as marcas de Cristo” (6:17) se referem às cicatrizes que Paulo recebeu de suas muitas perseguições, até aquela data, por amor do Evangelho. Depois desta carta muitas outras perseguições viriam sobre ele.

35 http://verboeterno. wordpress.com
Download 1) Do Estudo 2) Da Bíblia Falada 3) De Tira-Dúvidas

36 Bibliografia 1) Curso Intensivo de Teologia – Segundo Volume – Ministério IDE – Instituto de Discipulado por Extensão – Primeira Edição – Janeiro 2000 2) O Novo Dicionário da Bíblia – Edições Vida Nova – 2a. Edição – 1998 3) Dicionário Vine – Editora CPAD – 2a. Edição – 2003

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