A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NBR 14724:2011 Apresentação formal do trabalho acadêmico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NBR 14724:2011 Apresentação formal do trabalho acadêmico."— Transcrição da apresentação:

1 NBR 14724:2011 Apresentação formal do trabalho acadêmico

2 1 Escopo Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros). Esta Norma aplica-se, no que couber, aos trabalhos acadêmicos e similares, intra e extraclasse.

3 4 Estrutura Capa (obrigatório) PARTE EXTERNA Lombada (opcional)
Pré-textuais Folha de rosto (obrigatório) Errata (opcional) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório) Fonte: UNIVERSIDADE..., 2008. Introdução Desenvolvimento Conclusão Textuais Referências (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice (opcional) Anexo (opcional) Índice (opcional) Pós-textuais PARTE INTERNA

4 4.1 Parte externa 4.1.1 Capa: Nome da instituição (opcional);
nome do autor; título; subtítulo (se houver); número do volume (se houver mais de um); local¹ e ano de depósito (da entrega). ¹ No caso de cidades homônimas recomenda-se o acréscimo da sigla da unidade da federação.

5 4.1 Parte externa 4.1.2 Lombada:
ABNT NBR Informação e documentação – Lombada – Apresentação, 2004. Caso a impressão não seja espiral. Fonte: UNIVERSIDADE..., 2008.

6 4.2.1 Elementos pré-textuais
Folha de rosto (anverso (frente) e verso); Errata - Embora seja uma parte opcional no trabalho, a errata pode ser uma ferramenta valiosa para compensar algum escorregão que passou pelo processo de impressão. Ela deve ser posicionada logo depois da folha de rosto. Para localizar o erro é preciso usar uma referência em que se informe a página e a linha onde se encontre o erro. Em seguida expõe- se o texto da errata e imediatamente ao lado a correção. Folha de aprovação; Dedicatória; Agradecimentos; Epígrafe; Resumo na língua vernácula e resumo em língua estrangeira - ABNT NBR 6028; Lista de ilustrações; Lista de tabelas; Lista de abreviaturas e siglas; Lista de símbolos; Sumário - ABNT NBR 6027. Fonte: UNIVERSIDADE..., 2008.

7 4.2 Parte interna 4.2.1.1.1 Folha de rosto (anverso (frente)):
Nome do autor; título; subtítulo (se houver); Número do volume, se houver mais de um Natureza Nome do orientador e, se houver, do coorientador; local (cidade) ano de depósito

8 4.2 Parte interna 4.2.1.1.2 Folha de rosto (verso):
Deve conter os dados de catalogação- na-publicação, conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente.

9 4.2 Parte interna 4.2.1.3 Folha de aprovação Nome do autor; título;
subtítulo (se houver); Natureza Área de concentração Banca examinadora nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem Local e data de aprovação

10 4.2 Parte interna 4.2.1.4 Dedicatória 4.2.1.5 Agradecimentos
Epígrafe Elemento opcional. Epígrafe: ABNT NBR 10520:2002.

11 4.2 Parte interna 4.2.1.7 Resumo na língua vernácula e
Resumo em língua estrangeira Elemento obrigatório. Elaborado conforme a ABNT NBR 6028:2002.

12 4.2 Parte interna 4.2.1.9 Lista de ilustrações
Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Lista de símbolos Elemento opcional.

13 4.2 Parte interna 4.2.1.13 Sumário Elemento obrigatório.
Elaborado conforme a ABNT NBR 6027.

14 4.2.2 Elementos textuais O texto é composto de uma parte introdutória,
que apresenta os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração; o desenvolvimento, que detalha a pesquisa ou estudo realizado; e uma parte conclusiva.

15 4.2.3 Elementos pós-textuais
Referências: ABNT NBR 6023 Glossário -  O glossário é uma lista, geralmente em ordem alfabética, que dá o significado das palavras. Apêndice - Documento ou texto elaborado pelo autor Anexo - Documento ou texto não Índice: lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto Fonte: UNIVERSIDADE..., 2008.

16 5 Regras gerais 5.1 Formato Os textos devem ser digitados em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações. Se impresso, utilizar papel branco ou reciclado, no formato A4 (21 cm × 29,7 cm). Os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso (frente) da folha, com exceção dos dados internacionais de catalogação-na-publicação que devem vir no verso da folha de rosto.

17 5 Regras gerais Recomenda-se que os elementos textuais e pós- textuais sejam digitados no anverso (frente)e verso das folhas. As margens devem ser: para o anverso (frente), esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.

18 5 Regras gerais Recomenda-se, a fonte tamanho 12 para todo o trabalho, inclusive capa, excetuando-se citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, dados internacionais de catalogação-na-publicação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme. Observação: Texto: tamanho 12; Citação: tamanho 11 e Notas de rodapé: tamanho 10.

19 5 Regras gerais 5.2 Espaçamento
Todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 entre as linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), que devem ser digitados em espaço simples. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco. Na folha de rosto e na folha de aprovação, o tipo do trabalho, o objetivo, o nome da instituição e a área de concentração devem ser alinhados do meio da mancha gráfica para a margem direita.

20 5 Regras gerais 5.2.1 Notas de rodapé
As notas devem ser digitadas ou datilografadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples de entre as linhas e por filete de 5 cm, a partir da margem esquerda. Devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente, sem espaço entre elas e com fonte menor.

21 5 Regras gerais 5.2.2 Indicativos de seção
O indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. Os títulos das seções primárias devem começar em página ímpar (anverso (frente)), na parte superior da mancha gráfica e ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Títulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.

22 5 Regras gerais 5.2.3 Títulos sem indicativo numérico
Os títulos, sem indicativo numérico – errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndice(s), anexo(s) e índice(s) – devem ser centralizados. 5.2.4 Elementos sem título e sem indicativo numérico Fazem parte desses elementos a folha de aprovação, a dedicatória e a(s) epígrafe(s).

23 5 Regras gerais 5.3 Paginação
As folhas ou páginas pré-textuais devem ser contadas, mas não numeradas. Para trabalhos digitados somente no anverso (frente), todas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, considerando somente o anverso (frente). A numeração deve figurar, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha.

24 5 Regras gerais Quando o trabalho for digitado em anverso (frente) e verso, a numeração das páginas deve ser colocada no anverso (frente) da folha, no canto superior direito; e no verso, no canto superior esquerdo. No caso de o trabalho ser constituído de mais de um volume, deve ser mantida uma única sequência de numeração das folhas ou páginas, do primeiro ao último volume. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas ou páginas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

25 5 Regras gerais 5.4 Citações Apresentadas conforme a ABNT NBR

26 5 Regras gerais 5.5 Siglas A sigla, quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo. Exemplo: primeira vez no texto: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

27 5 Regras gerais 5.6 Equações e fórmulas
Para facilitar a leitura, devem ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita. Na sequência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices, entre outros).

28 5 Regras gerais 5.8 Ilustrações
Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver).

29 5 Regras gerais A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

30 Nota: a referência da figura deverá estar na lista de referências.
Exemplo de Figura: Figura 00 – Título da figura para apresentação em trabalhos acadêmicos ABNT NBR 14724:2011 (centralizado, tamanho 12) Fonte: SOBRENOME DO AUTOR, ano e página (quando houver). (centralizado, tamanho 11) Nota: a referência da figura deverá estar na lista de referências.

31 Exemplo de Quadro: Quadro 00 – Título da quadro para apresentação em trabalhos acadêmicos ABNT NBR 14724:2011 (centralizado, tamanho 12) Fonte: SOBRENOME DO AUTOR, ano e página (quando houver). (centralizado, tamanho 11) Semana/Aula Data Tópico Semana 1 / 4 aulas 08/04 A comunicação científica e as fontes de informação em trabalhos científicos Referências (NBR 6023:2002) e Citações (NBR 10520:2002) Semana 2 / 4 aulas 17/04 Resumos (NBR 6028:2003), Apresentação formal do trabalho acadêmico (NBR 14724:2011) e Artigo em publicação periódica científica impressa (NBR 6022:2003) Nota: a referência do quadro deverá estar na lista de referências.

32 5 Regras gerais 5.9 Tabelas Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

33 Exemplo de Tabela: Tabela 00 – Título da tabela para apresentação em trabalhos acadêmicos ABNT NBR 14724:2011 (centralizado, tamanho 12) Fonte: SOBRENOME DO AUTOR, ano e página (quando houver). (centralizado, tamanho 11) Coluna 1 Coluna 2 Coluna 3 1a 2a 3a 4a 1b 2b 3b 4b 1c 2c 3c 4c 1d 2d 3d 4d 1e 2e 3e 4e 1f 2f 3f 4f 1g 2g 3g 4g 1h 2h 3h 4h Nota: a referência da tabela deverá estar na lista de referências. E a tabela deve ser “aberta” nas laterais, caso contrário, é um quadro.

34 Referências Bibliográficas:
Neste item devem-se apresentar todas as obras (livros, artigos, Internet, revistas, etc...) utilizadas na elaboração da documentação e na implementação do projeto. Faça de acordo com as normas da ABNT. 1. Entrar com o último sobrenome do autor em caixa alta (letra maiúscula); 2. Até 3 autores, entra-se com os 3, separados por ponto e vírgula; 3. Mais de 3 autores, entra-se com o primeiro que aparece na folha de rosto da obra, mais a expressão latina et al ; 4. O título da obra (livro, revista), deve estar em destaque (use o negrito); 5. Quando se tratar de uma obra que esteja sendo editada pela primeira vez (primeira edição), não se deve colocar a edição na referência. Citam-se somente obras a partir da segunda edição. Exemplo: 2. ed.;

35 Referências da aula ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: Referências elaboração. Rio de Janeiro, ______. NBR 6024: Informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro, ______. NBR 6027: Informação e documentação: sumário. Rio de Janeiro, ______. NBR 6028: Informação e documentação: resumos. Rio de Janeiro, ______. NBR 6032: Informação e documentação: abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas. Rio de Janeiro, ______. NBR 10520: Informação e documentação: citações em documentos. Rio de Janeiro, ______. NBR 10522: Informação e documentação: abreviação na descrição bibliográfica – procedimento. Rio de Janeiro, ______. NBR 14724: Informação e documentação: trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro, FRANÇA, J. L.; VASCONCELLOS, A. C. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8.ed. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Curitiba: UTFPR, 2008.

36 Profª Ana Carolina Simionato
Referências: Profª Ana Carolina Simionato Especialização em Docência na Educação Superior 2CIN168 - Laboratório de Orientação e Normalização Bibliográfica


Carregar ppt "NBR 14724:2011 Apresentação formal do trabalho acadêmico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google