A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Medidas para a Melhoria do Trânsito em São Paulo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Medidas para a Melhoria do Trânsito em São Paulo"— Transcrição da apresentação:

1 Medidas para a Melhoria do Trânsito em São Paulo
6º Seminário de Transporte Urbano de Carga 2010 Secretaria Municipal de Transporte - SMT Companhia de Engenharia de Tráfego – CET

2 Dados Gerais do Município
Área – km² Área urbana – 900 km² População Estimada 2010 – habitantes (Fonte: Projeção SEADE/2010) Sistema Viário – km Frota de Veículos veículos (Fonte: DETRAN janeiro/2010)

3 Evolução da Frota Registrada
Veículos (x 1 milhão)

4 É um recurso público limitado de usufruto da sociedade
Sistema Viário É um recurso público limitado de usufruto da sociedade Cabe ao poder público mediar os conflitos e a disputa pela ocupação dos espaços, assegurando os deslocamentos

5 Viagens Diárias Por modo principal de transporte:
Metrô – (9%) Trem – (2%) Ônibus – (28%) Automóvel – (29%) A pé – (29%) Bicicleta – (0,6%) Outros – (2,4%) Total de Viagens OBS:(X 1.000) Fonte: Pesquisa Origem/Destino

6 Viagens com origem no Município Viagens com origem fora do Município
Caracterização dos Fluxos Marginal Tietê Estado Fernão Dias Ayrton Senna Dutra Bandeirantes Anhanguera Raposo Tavares Régis Bitencourt Anchieta Imigrantes Salim F. Maluf Marginal Pinheiros Passagem Castelo Branco Viagens Internas ao Município Viagens com origem no Município Viagens com origem fora do Município

7 Ações do Poder Público Regulamentações (necessidade de revisão periódica): Operação Horário de Pico (Rodízio) – 1997 Ampliação da ZMRC - Restrição aos caminhões – 2008 Implantação da ZMRF - Restrição aos fretados – 2009 Requalificação da Política de Estacionamento – 2010 Inauguração da Nova Marginal Tietê – 2010 Liberação do VUC em ZMRC Restrição ao Trânsito de Caminhões na Marginal Pinheiros, Av. dos Bandeirantes, Av. Afonso D’Escragnole Taunay, Av. Jorn. Roberto Marinho – 2010 Plano Cicloviário para o uso da bicicleta como transporte

8 Operação Horário de Pico
Desde 1997: De acordo com o final de placa e dia da semana, os veículos não poderão circular nas ruas e avenidas internas ao chamado Minianel Viário (inclusive) das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas Em 2009, índice de obediência de 90% de manhã e 84% à tarde. Dia segunda terça quarta quinta sexta Final da placa 1 e 2 3 e 4 5 e 6 7 e 8 9 e 0

9 Ampliação da Zona de Máxima Restrição de Circulação - ZMRC
A partir de 30/06/2008 De 06/11/07 até 29/06/08 Redução de 19% no volume de caminhões após medida

10 Regulamentação Fretados
Zona de Máxima Restrição de Fretamento - ZMRF Regulamentação Fretados OBJETIVOS: Regulamentar o trânsito de fretados na cidade de São Paulo, promovendo a integração com o transporte público de média e alta capacidade; Aumentar a fluidez do tráfego geral, adequando o sistema de transporte coletivo público e promovendo o aumento de sua velocidade; Conter irregularidades e atividades clandestinas de fretamento. 10

11 Redução de 98% no volume de fretados na área restrita após medida
ZMRF Placas de Regulamentação Redução de 98% no volume de fretados na área restrita após medida

12 Evolução das Lentidões

13 Requalificação da Política de Estacionamento
Modelo de intervenção para o controle de demanda de viagens realizadas pelo modo individual motorizado na Cidade de São Paulo. OBJETIVOS A melhoria da segurança, fluidez do tráfego, desempenho do transporte coletivo, e que possibilitasse a redução do índice de congestionamento e a diminuição da emissão de gases causadores do efeito estufa.

14 Áreas de Estudo-Requalificação

15 Implementação - Área de Moema
Resultados Obtidos  Maior rotatividade de estacionamento (incremento de aproximadamente 100% de vagas de estacionamento rotativo tipo Zona Azul, pois passamos de 743 vagas existentes antes da implementação das medidas para vagas de Zona Azul e 507 vagas de motos após a implantação do programa) e conseqüente aumento de lucro para os comerciantes da região; Vagas de estacionamento na via (em vias locais) mantidas para os moradores das áreas predominantemente residenciais. Aumento de 26% da velocidade média na região no período da tarde após implantação da medida

16 Sistema Viário Estratégico
Vias articuladas que dão acesso às principais rodovias ou atendem às viagens urbanas e metropolitanas: SUPORTE DA REDE de transporte coletivo; SUPORTE DA CIRCULAÇÃO DE CARGAS, inclusive carga perigosa e superdimensionada; SUPORTE DA CIRCULAÇÃO de pedestres; SUPORTE A TODOS OS DESLOCAMENTOS DE PESSOAS , BENS E SERVIÇOS.

17 Anel do Centro Expandido
Anel Central Anel do Centro Expandido Sistema Viário Estratégico Mini Anel Viário Anel Viário Metropolitano Definir os aneis Rodoanel

18 Obras viárias – Ampliação do Sistema Viário/ Sinalização
Nova Marginal Tietê Obras viárias – Ampliação do Sistema Viário/ Sinalização

19 Nova Marginal Tietê Ampliação no número de faixas;
Criação de pista central, entre as pistas expressa e local; Implantação de novas ligações entre as pistas; Regulamentação diferenciada de velocidade na pista expressa para veículos comerciais; Implantação de faixa preferencial para o transporte coletivo; Restrição ao trânsito de motocicletas na pista expressa;

20 Nova Marginal Tietê e Rodoanel Sul
Resultados, após inauguração nos períodos de pico Marginal Tietê: Aumento de 12% no volume total de veículos, sendo 15% autos; Redução de 6% do volume de caminhões (julho/08 x abril/10) Marginal Pinheiros : Redução de 45% no volume de caminhões (março X maio 2010); Melhora de 20% na velocidade média Av. dos Bandeirantes: Redução de 51% no volume de caminhões (março X maio 2010) Melhora de 36% na velocidade média sendo: 2 eixos redução de 25% 3 eixos redução de 36% 4 ou + eixos redução de 72%

21 Nova Proposta Restrição ao trânsito de Caminhões
Marginal Pinheiros (entre as pontes Jaguaré e Morumbi), Av. dos Bandeirantes, Av. Afonso D’Escragnole Taunay, Av. Jorn. Roberto Marinho Proibição de 2ª a 6ª das 5h às 21h e aos sábados das 10h às 14h VUC liberado nessas vias, respeitando o rodízio municipal

22 Proposta Restrição ao Caminhão
Indústrias / Armazenagem ZMRC Vias Estruturais Restritas Vias liberadas ao caminhão Existente Projetado Rodoanel Restrição 2ª à 6ª das 5h – 21h Sábados das 10h – 14h VUC liberado das 10h - 16h

23 Nova Proposta Restrição ao trânsito de Caminhões
Resultados alcançados com o anúncio da futura restrição Marginal Pinheiros : Redução de 58% no volume de caminhões (março X agosto 2010); Av. dos Bandeirantes: Redução de 67% no volume de caminhões (março X agosto 2010

24 Secretaria Municipal de Transporte – SMT
Companhia de Engenharia de Tráfego – CET Diretoria de Planejamento Agosto de 2010 24


Carregar ppt "Medidas para a Melhoria do Trânsito em São Paulo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google