A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLASSIFICAÇÃO DOS USOS DAS ÁGUAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLASSIFICAÇÃO DOS USOS DAS ÁGUAS"— Transcrição da apresentação:

1 CLASSIFICAÇÃO DOS USOS DAS ÁGUAS
CLASSES 1. Infra-estrutura social: refere-se às demandas gerais da sociedade nas quais a água é bem de consumo final.

2 CLASSIFICAÇÃO DOS USOS DAS ÁGUAS
2. Agricultura e aquicultura: refere-se às demandas de água como bem de consumo intermediário visando a criação de condições ambientais adequadas para o desenvolvimento de espécies animais e vegetais de interesse para a sociedade. 3. Industrial: demandas para atividades e processamento industrial e energético nas quais a água entra como bem de consumo intermediário.

3 PERCENTUAIS DE USOS DE RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL

4 Água para produção de 1 quilo
Carne bovina – litros Carne de porco – litros Carne de frango – litros Ingerida pelo animal, usada no cultivo de seus alimentos e na limpeza de dejetos Salsicha – litros Queijo processado – litros Iogurte – litros Usada para criação dos animais e no processamento do produto

5 Água para produção de Frutas e Legumes – 1 quilo
Figo – litros Ameixa litros Cereja – litros Abacate – litros Banana – 859 litros Maçã – 697 litros Uva – 655 litros Laranja – 457 litros Milho – 909 litros Feijão – 359 litros Batata – 255 litros Berinjela – 208 litros Contabilizada a água de chuva e aquela proveniente de irrigação.

6 Água para produção de Bens de consumo
1 Calça jeans – litros 1 lençol de algodão – litros 1 camiseta de algodão – litros (cultivo algodão  fertilizantes, diluição da água saturada de fertilizantes, indústria têxtil) 1 copo de leite – 200 litros 1 xícara de café – 140 litros 1 taça de vinho – 121 litros 1 copo de cerveja – 75 litros 1 xícara de chá – 34 litros 1 hamburguer – litros

7 O uso da água em residências – 2 pessoas
Toaletes 126 litros % Banho e uso pessoal 84 litros % Consumo no interior da casa 280 litros Lavanderia e cozinha 56 litros % Água para beber e cozinhar 14 litros 05%

8 NATUREZA DA UTILIZAÇÃO
USOS CONSUNTIVOS : refere-se aos usos que retiram a água de sua fonte natural diminuindo suas disponibilidades quantitativas, espacial e temporalmente . abastecimento urbano, industrial e rural aqüicultura reversão de bacias, irrigação, pecuária e agricultura.

9 NATUREZA DA UTILIZAÇÃO
USOS NÃO CONSUNTIVOS: refere-se aos usos que retornam à fonte de suprimento, praticamente a totalidade da água utilizada, podendo haver alguma modificação no seu padrão temporal de disponibilidade quantitativa. navegação, recreação, piscicultura, mineração, transporte/diluição e depuração de efluentes, manutenção de diversidade biológica.

10 NATUREZA DA UTILIZAÇÃO
USO LOCAL: refere-se aos usos que aproveitam a disponibilidade de água em sua fonte sem qualquer modificação relevante, temporal ou espacial, de disponibilidade quantitativa. manutenção de diversidade biológica preservação de pântanos ou banhados para o desenvolvimento de espécies de interesse econômico

11 CONFLITOS DE USO DAS ÁGUAS
CONFLITOS DE DESTINAÇÃO DE USO: ocorre quando a água é utilizada para destinações outras que não aquelas estabelecidas por decisões políticas, fundamentadas ou não em anseios sociais, que as reservariam para o atendimento de necessidades sociais, ambientais e econômicas. Exemplo: a retirada de água de reserva ecológica para irrigação.

12 CONFLITOS DE USO DAS ÁGUAS
CONFLITOS DE DISPONIBILIDADE QUALITATIVA: situação típica de uso em corpos d’água poluídos. Existe um aspecto vicioso neste conflitos pois o consumo excessivo reduz a vazão de estiagem deteriorando a qualidade das águas já comprometidas pelo lançamento de poluentes. Esta deterioração por sua vez, torna a água ainda mais inadequada para consumo.

13 CONFLITOS DE USO DAS ÁGUAS
CONFLITOS DE DISPONIBILIDADE QUANTITATIVA: situação decorrente do esgotamento da disponibilidade quantitativa devido o uso intensivo. Exemplo 1: ocorre quando o uso intensivo de água para irrigação impede outro usuário de captá-la, ocasionando em alguns casos esgotamento de reservas. Exemplo 2: operação de usina hidrelétrica estabelecendo flutuações de níveis de água e acarretando prejuízos à navegação.

14 ATIVIDADES E USO DE ÁGUA IMPACTOS E RISCOS DECORRENTES
1. CONSTRUÇÃO DE REPRESAS IMPACTO – Altera o fluxo dos rios e o transporte de nutrientes e sedimento, interfere na migração e reprodução de peixes. RISCOS – Altera habitats e a pesca comercial e esportiva, também os deltas e suas economias.

15 2. CONSTRUÇÃO DE DIQUES E CANAIS
IMPACTO – Destrói a conexão do rio com as áreas inundáveis e modifica o fluxos dos rios. RISCO – Afeta a fertilidade natural das várzeas e os controles das enchentes.

16 3. CRESCIMENTO DAS POPULAÇÕES E PADRÕES GERAIS DE CONSUMO
IMPACTO – Aumenta a pressão para construção de hidroelétricas, a poluição da água e acidificação de lagos e rios. Altera o ciclo hidrológico RISCO – Afeta todas as atividades econômicas que dependem dos serviços e ecossistemas aquáticos.


Carregar ppt "CLASSIFICAÇÃO DOS USOS DAS ÁGUAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google