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Vantagens de uma comunidade cristã de base com relação a outros tipos de grupos 1. É a igreja e por isso é capaz de preencher todas as tarefas da igreja.

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1 Vantagens de uma comunidade cristã de base com relação a outros tipos de grupos
1. É a igreja e por isso é capaz de preencher todas as tarefas da igreja. 2. É um organismo vivo, não uma unidade organizacional. Ela foi concebida para funcionar na linha de frente no mundo. 4. É uma unidade reprodutiva que pode se transferir e se multiplicar. 5. Os líderes de células são responsáveis pela vida espiritual de seus membros. 6. A Comunidade Cristã de Base funciona todos os dias da semana. 7. Foi concebida para suportar “catástrofes” e pode sobreviver em tempos de perseguição. 8. Ela integra a igreja em torno de um objetivo, uma estrutura e uma experiência. 9. É um sistema de produção na sua unidade mais básica e não um sistema de consumo. 10. Não é um sistema que depende de prédios especiais para poder crescer. Bill Beckham RV 04 T/S1

2 O fluxo dos relacionamentos
HOMEM PARA HOMEM SAUDAÇÕES, ABRAÇOS O HOMEM PARA DEUS ÊNFASE EM CRISTO NO NOSSO MEIO CÂNTICOS, LOUVOR, SALMOS E HINOS PALAVRA ORAÇÕES EM FORMA DE DIÁLOGO ORAÇÕES DE PETIÇÃO DEUS PARA O HOMEM OUVINDO DEUS LENDO A PALAVRA APLICANDO A PALAVRA EDIFICANDO O CORPO CAPACITANDO PARA SERVIR OBRA DO ESPÍRITO O CORPO PARA O MUNDO ORAÇÕES DE INTERCESSÃO COMPARTILHANDO A VISÃO FAZENDO CONTATOS E AMIZADE COM OS PERDIDOS: GRUPOS DE INTERESSE GRUPOS DE AMIZADE VISITAS PARA FAZER AMIZADES NASCIMENTO E MULTIPLICAÇÃO DE NOVAS CÉLULAS Bill Beckham RV 04 T/S2

3 Os doze em comunidade Simão Pedro André Tiago João Filipe Bartolomeu
Um pescador galileu, casado André Irmão de Pedro, também pescador Tiago Filho de Zebedeu, irmão de Jõao. Um sócio de Pedro, pescador, filho do trovão! João O amado irmão de Tiago, pescador, filho de Zebedeu, filho do trovão! Filipe De Betsaida (cidade natal de Pedro e André, trazido a Jesus por Natanael) Bartolomeu Natanael, homem sem falsidade, meditativo, gentil, excelência moral Twyla Brickman RV 04 T/S3.1

4 Os doze em comunidade Mateus Tomé Simão Tiago Judas Lebeu Tadeu
Cobrador de impostos, odiado pelos judeus Tomé Gêmeo, pronto a morrer, “o cético”, amoroso, mas melancólico Simão O Zelote, revolucionário político, um “risco” Tiago O meu, filho de Alfeu Judas Lebeu Tadeu Discípulo de três nomes Judas Iscariotes Tesoureiro, traidor de Jesus, o único não-galileu Twyla Brickman RV 04 T/S3.2

5 Relacionando-se uns com
Os outros por meio da cruz Twyla Brickman RV 04 T/S4

6 A igreja em miniatura igreja
“Temos uma surpresa agradável ao pensarmos em Simão, o zelote, e Mateus, o publicano: homens vindos de mundos opostos, reunindo-se em íntima comunhão com um grupinho de doze homens. Na pessoa desses dois discípulos os extremos se encontram, o cobrador de impostos e aquele que se opunha aos impostos: judeu não-patriota, que corrompeu-se a si mesmo, tornando-se servo de um governo estrangeiro; e o judeu patriota, que se irritava com o jugo estrangeiro e suspirava por libertação. A união dos opostos não foi acidental, mas foi planejada por Jesus como profecia do futuro. Ele queria que os doze fossem uma igreja em miniatura ou um embrião; e por isso escolheu homens tão diferentes como um publicano e um zelote, cujas diferenças não eram levadas em conta. Na igreja do futuro também não deveria haver grego nem judeu, circunciso ou incircunciso, escravo ou livre, mas somente Cristo, todos em um e um em todos.” A. B. Bruce, The Training of The Twelve (O Treinamento dos Doze), p igreja Twyla Brickman RV 04 T/S5

7 Discernindo o corpo “AS PESSOAS QUE INSISTEM QUE A QUALIDADE DO SEU GRUPO DEPENDE DAS PESSOAS PARTICIPANTES ESTÃO PENSANDO CARNALMENTE. AO PENSAR DESSA FORMA, NÃO ESTAMOS ‘DISCERNINDO O CORPO’. A RIQUEZA DA IGREJA EM CÉLULAS É DESCOBERTA QUANDO O GRUPO SE MULTIPLICA E O FLUIR DO PODER DO ESPÍRITO PERMANECE CONSTANTE. LOGO DESCOBRIMOS QUE, APESAR DE OS ROSTOS TEREM MUDADO, O PODER DE DEUS CONTINUA PRESENTE PARA INVADIR TODAS AS FORTALEZAS NA VIDA DAS PESSOAS E LIBERTÁ-LAS.” Ralph Neighbour, Jr. Where do we go from here? (E agora? Para Onde Vamos?) (Touch, 1990) p RV 04 T/S6

8 CONFLITOS DO GRUPO PEQUENO
Há uma diferença entre conflitos saudáveis e conflitos destrutivos num grupo pequeno. Um conflito saudável é discordar com honestidade de algo que está sendo discutido num grupo. O alvo do conflito saudável é: • ser ouvido expressar um ponto-de-vista expandir e melhorar o entendimento do grupo promover a cura do grupo e a cura pessoal receber respostas e ajuda pessoal chegar à unidade, paz e consenso oferecer apoio ao líder RV 04 T/S7.1

9 CONFLITOS DO GRUPO PEQUENO
Entretanto, um antagonista traz uma dinâmica doentia para dentro do grupo pequeno, que deve ser identificada e confrontada. O alvo de um antagonista é: atenção desviar a atenção destruição interesse pessoal ganhar uma discussão mudar os outros conflito em vez de paz controlar e manipular os outros estabelecer facções dentro do grupo enfraquecer a liderança e a autoridade Bill Beckham RV 04 T/S7.2

10 “INTERESSES PESSOAIS” QUE PESSOAS TÊM QUANDO VÊM A UMA IGREJA EM CÉLULAS
CRIANÇAS Se vocês cuidarem dos meus filhos como eu desejo, então farei parte desta nova igreja em células. ESTUDO BÍBLICO Se vocês estudarem a Bíblia com a profundidade que desejo, então estarei com vocês! Se vocês utilizam os dons do jeito e do modo que eu acho adequado eu farei parte desta nova igreja em células. DONS POLÍTICA Se vocês protestarem politicamente do jeito que eu faço, então farei parte desta igreja em células. Se vocês ministrarem às pessoas de quem eu gosto, então farei parte desta igreja! MINISTÉRIO TEOLOGIA Se vocês defenderem minha posição teológica, então farei parte dela! SANTIDADE Se esta igreja concordar com as minhas regras de comportamento, então farei parte dela! TESTEMUNHO Se esta igreja utilizar os mesmos métodos de evangelismo que eu uso, então vou apoiá-la! Se vocês garantirem que esta igreja terá sucesso, então farei parte dela! SUCESSO Bill Beckham RV 04 T/S8

11 Mantenha a coisa mais importante como a coisa mais importante
Cuidado com os interesses pessoais QUAL É O PRINCIPAL INTERESSE NUMA IGREJA EM CÉLULAS? O principal interesse de uma igreja em células é que os cristãos vivam na presença e no poder de Cristo em comunidade. Cristo é o programa da Igreja em Células. Tudo o que acontece em uma igreja em células cresce desse ponto ou se dirige para esse ponto. Esse é o “firme fundamento”. O resto é “fundamento arenoso”. A célula, a congregação e a celebração proporcionam um contexto no qual Cristo se torna o ponto central que dirige e usa a sua igreja. O grupo de apoio inicial de uma Igreja em Células é crucial. Uma porcentagem significativa do grupo de apoio inicial numa igreja em células deve estar comprometida com essa agenda principal. De outra forma, o propósito e a direção da mesma ficarão comprometidos. O desenvolvimento de uma igreja em células pura é atravancado quando algumas pessoas procuram forçar seus interesses pessoais sobre a visão, no lugar e no tempo de suas escolhas. Aqueles que possuem tais “facas para amolar” em pontos isolados, invariavelmente se tornarão uma força destrutiva e negativa, em vez de positiva e útil. RV 04 T/S9.1

12 Mantenha a coisa mais importante como a coisa mais importante
Cuidado com os interesses pessoais Os interesses podem não estar errados em si mesmos. Na verdade, muitas dessas preocupações são necessárias e vão se tornar parte da igreja em células. O perigo aparece quando essas coisas secundárias: • são introduzidas prematuramente • tomam a mesma atenção e importância que a “coisa principal” • são impostos por outros modelos à nova igreja em células. Bill Beckham RV 04 T/S9.2

13 Durante a santificação
Três mortes espirituais que o cristão experimenta Na hora da salvação Reconheço que estou “em Cristo”. Morro para mim mesmo (Cl 3.3). Nasço espiritualmente (Jo ; ). Isso determina como me relaciono com Deus. João 12.24 Durante a santificação Reconheço que Cristo está “em mim”. Morro diariamente para a minha condição pecaminosa na carne (Cl 1.27; 3.5; 1 Ts 4.1-8). Isso detemina como me relaciono com o mundo e minha “glorificação”. Na comunidade Vivencio Cristo “no meio” do seu Corpo. Eu morro para ao meu individualismo (Ef ; Cl 1.20; ). Nasce a comunidade espiritual (Cl 3.12). Dessa maneira eu me relaciono com o povo de Deus. Bill Beckham RV 04 T/S10

14 Comunidade na cruz PAI FILHO ESPÍRITO SANTO DEUS É COMUNIDADE:
O tipo de comunidade de Deus será caracterizado por: Unidade Aceitação Honestidade Abertura Segurança Alegria Paz Humildade COMO ENTRAMOS NESSE TIPO DE COMUNIDADE? Nós entramos na perfeita comunidade do Pai, do Filho e do Espírito. Ali, na presença do Deus Trino, existe comunidade! MAS ESPERE! HÁ ALGO MAIS NESSE CÍRCULO TRINO. RV 04 T/S11.1

15 Não existe comunidade para o homem sem a cruz.
Comunidade na cruz UMA CRUZ! Não existe comunidade para o homem sem a cruz. Mesmo a perfeita comunidade de Deus o Pai, o Filho e o Espírito não poderiam alcançar o homem longe da cruz... da morte... sem o Esvaziamento do próprio Jesus. 2 Coríntios 5.19: “Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo!” Filipenses : “ele abriu mão de tudo o que era seu... foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz.” O cristão entra na comunidade espiritual da mesma maneira. Ao morrer a morte da cruz de Cristo. Filipenses 3:10-11: “Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, com a esperança de que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida.” Romanos 6:5: “Pois, se fomos unidos com ele por uma morte igual à dele... sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz...” Bill Beckham RV 04 T/S11.2

16 CADA UM DEVE SER UM SERVO
Twyla Brickman RV 03 T/S12

17 Em que dia da semana Jesus começou sua revolução?
No domingo da ressurreição? Na sexta-feira santa? Na quinta-feira da paixão? É claro que os eventos da cruz e do túmulo vazio na sexta-feira e no domingo são essenciais, mas podemos levantar a questão de que a revolução de Cristo começou naquela quinta à noite, no cenáculo, com a toalha e a bacia e com o pão e o vinho. Por estes dois atos simples Jesus introduziu dois conceitos revolucionários: Bacia e toalha líder-servo Pão e vinho comunidade espiritual. Ao lavar os pés dos servos o Mestre estabeleceu a nova maneira de liderança de Jesus: servir. Com aquele ato singular, Jesus simbolicamente abalou toda a ordem social. Isso foi revolucionário porque mudou a própria natureza humana que usava a força para liderar — “o maior servirá o menor”. RV 04 T/S13.1

18 Em que dia da semana Jesus começou sua revolução?
A Ceia do Senhor estabeleceu a nova maneira dele se relacionar: comunidade espiritual. Jesus estabeleceu uma nova ordem social. Cristo habitou e revestiu de poder esta nova comunidade espiritual. O resultado: o amor ágape e o poder espiritual se expressavam na comunidade. A revolução da quinta-feira da paixão começou a ser abortada no tempo de Constantino, quando o cristianismo se tornou a religião legal. Pouco tempo depois, o aborto estava completo quando se tornou a religião oficial. Os líderes profissionais substituíram os líderes-servos. O institucionalismo substituiu a comunidade. Para experimentar a revolução espiritual de Jesus a igreja deve, uma vez mais, colocar em prática as lições daquela quinta-feira: Liderar como servos e Viver numa comunidade espiritual. Sugerido no The Holy Thursday Revolution. (A Revolucão da Quinta-Feira Santa) Beatrice Bruteau, Lectures at Orr Forum in Religion at Wilson College, Chambersburn, PA Fevereiro, 1981.)a RV 04 T/S13.2


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