A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sacerdócio e Eucaristia estão intimamente ligados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sacerdócio e Eucaristia estão intimamente ligados."— Transcrição da apresentação:

1

2 Sacerdócio e Eucaristia estão intimamente ligados.
INTRODUÇÃO Sacerdócio e Eucaristia estão intimamente ligados.

3 João Paulo II afirma: “Se a Eucaristia é centro e vértice da vida da Igreja, é-o igualmente do ministério sacerdotal”. A Eucaristia «é a principal e central razão de ser do sacramento do Sacerdócio, que nasceu efectivamente no momento da instituição da Eucaristia e juntamente com ela». (EE 31)

4 A Igreja vive da Eucaristia.
«Mistério da fé». Quando o sacerdote pronuncia ou canta estas palavras, os presentes aclamam: «Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição Vinde, Senhor Jesus!». (EE 1. 5)

5 I. Objectivos Valorizar a Eucaristia, celebrada ‘na pessoa de Cristo’ (“in persona Christi”), presidida pelo sacerdote.

6 II. Rezar para iluminar

7 Senhor Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote,
Nós Te louvamos, Senhor Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, porque Te ofereces diariamente por nós ao Pai na Eucaristia, perpetuando e actualizando o sacrifício do Calvário

8 para que se identifiquem contigo e cresçam em santidade.
Nós Te louvamos porque escolhes de entre nós alguns a quem confias o dom do sacerdócio ministerial, para actuarem em Teu nome.  Nós Te pedimos pelos sacerdotes para que se identifiquem contigo e cresçam em santidade.

9  Concede a todos os baptizados esta graça:
compreendam este mistério do teu amor, nele participem e dele se alimentem, tomem consciência do valor do sacerdócio ministerial, sejam colaboradores na construção do Teu reino.

10 Que o amor de cada um de nós, pelos sacerdotes,
seja fonte das Vocações de consagração. Ámen!

11 III. Alargar horizontes

12 Desenvolvimento do tema
Paulo - 1Cor 11, 23-24 Eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus na noite em que era entregue, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu corpo que é para vós; fazei isto em memória de mim.»

13 fazei isto em memória de mim»
«Isto é o meu corpo, que é para vós; fazei isto em memória de mim»

14 Paulo - 1Cor 11, 25-27 Do mesmo modo, depois da ceia, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova Aliança no meu sangue; fazei isto sempre que o beberdes, em memória de mim.» Porque, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha Todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor».

15 «Este cálice é a nova Aliança no meu sangue;
fazei isto sempre que o beberdes, em memória de mim.»

16 O que acabámos de ler é a narrativa mais antiga da instituição da Eucaristia. Nela estão presentes e relacionados alguns dos elementos que constituem os pilares fundamentais da Igreja e da vida cristã. Vejamos: 

17 Pilares fundamentais da Igreja e da vida cristã
A Eucaristia O Sacerdócio A Santidade

18 Instituída por Cristo para a sua Igreja
A Eucaristia Instituída por Cristo para a sua Igreja – pão que é seu corpo, cálice que é seu sangue, o sangue da nova Aliança –  sinal e actualização, no tempo, da sua morte redentora, celebração do seu Mistério Pascal.  anúncio profético da plenitude do Reino de Deus, na vinda definitiva do Senhor;

19 O Sacerdócio O Sacerdócio,
nascido do mandato que Cristo nos deixou de renovar este seu gesto e este sinal, faz os apóstolos e seus sucessores capazes de agir ‘na pessoa de Cristo’.

20 Agir ‘na pessoa de Cristo’, para
 reunir a comunidade de fé  oferecer, com ela e por ela, o mesmo sacrifício de Cristo, celebrando a Eucaristia;

21 A Santidade  obra da graça com a colaboração do homem,
à qual são chamados todos os discípulos de Cristo,  exigência para nos aproximarmos dignamente dos Sacramentos.

22 Algumas palavras do Magistério sobre estes
“pilares da Igreja e da vida cristã”: Ligue o som

23  EUCARISTIA “Fonte e ponto culminante de toda a vida cristã”, (LG 11)
“pela qual a Igreja vive e cresce continuamente” (LG 26)

24 A Eucaristia comunica “aquela caridade para com Deus e para com os homens, que é a alma de todo o apostolado” (LG 33).

25 A Eucaristia é ”fonte e coroa de toda a evangelização” (PO 5).

26 “In persona Christi» quer dizer mais do que “em nome” ou “nas vezes” de Cristo.
É identificação com o Sumo e Eterno Sacerdote, Autor e principal sujeito deste seu próprio sacrifício, no qual não pode ser substituído por ninguém.

27 Para renovar a Eucaristia, Cristo instituiu o sacerdócio.

28 O sacerdócio, indispensável para a celebração, é um dom necessário, que «supera radicalmente o poder da assembleia» (cf. A Igreja vive da Eucaristia, 28).

29 Da Eucaristia, como de uma fonte, corre sobre nós a graça.
Por ela os homens são santificados em Cristo e dão glória a Deus (cf. SC 10).

30 IV. Dialogar para comprometer
1 – Sublinhar o que foi mais significativo. 2 – Preparo-me bem para a Eucaristia dominical? – Flores, paramentos, limpeza, etc – tudo tem relação com a Eucaristia. – É tudo preparado com a dignidade devida à Eucaristia?

31 IV. Dialogar para comprometer
3 – Também depende de mim o aparecimento de novas vocações sacerdotais: - forma como falo dos sacerdotes - respeito e estima que lhes dedico - a ajuda que lhes dou - oração que faço por eles O meu agir favorece ou impede?

32 Coração Sacerdotal de Jesus, actuai, actuai, pelos sacerdotes!
V. Rezar para testemunhar Coração Sacerdotal de Jesus, santificai os sacerdotes! Coração Sacerdotal de Jesus, multiplicai os sacerdotes! Coração Sacerdotal de Jesus, actuai, actuai, pelos sacerdotes!

33 Siglas usadas neste texto:
1Cor = Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios LG = Lumen Gentium = Constituição Dogmática sobre a Igreja (II Concílio do Vaticano) PO = Presbyterorum Ordinis = Decreto sobre o ministério e a vida dos Sacerdotes (II Concílio do Vaticano) EE = Ecclesia de Eucharistia = A Igreja vive da Eucaristia (Carta Encíclica de João Paulo II) SC = Sacrosanctum Concillium = Constituição sobre a Sagrada Liturgia (II Concílio do Vaticano)

34 O SACERDÓCIO MINISTERIAL
Diocese de Portalegre-Castelo Branco Tema 7 O SACERDÓCIO MINISTERIAL E A EUCARISTIA Texto – “Escolhidos e Enviados” Imagens – Internet Realização – Maria Rosária Nunes Franciscana Missionária de Maria


Carregar ppt "Sacerdócio e Eucaristia estão intimamente ligados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google