A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Reino de Deus chegou … Jesus veio para reunir a todos numa só família…

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Reino de Deus chegou … Jesus veio para reunir a todos numa só família…"— Transcrição da apresentação:

1

2 O Reino de Deus chegou … Jesus veio para reunir a todos numa só família…

3 «Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.» (Mt 28)

4 Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.» (Jo 6,51)

5 O DOMINGO É O DIA (DA RESSURREIÇÃO) DO SENHOR A comunidade reúne-se para celebrar a Eucaristia

6 A comunidade: Reunidos no mesmo lugar Durante a semana estamos dispersos, cada um nos seus trabalhos e ocupações. No Domingo o Senhor reúne-nos em família para partilhamos o banquete do Reino do Céus. Onde dois ou três se reúnem em meu nome, Eu estou no meio deles (Mt 18,20) Igreja = Assembleia convocada A Comunidade reunida é sinal de unidade: um sinal visível do projecto de Deus que quer reunir numa só família todas as famílias da terra.

7 A igreja é um lugar sagrado por causa da presença de Jesus no Sacrário. … sentimo-nos ansiosos, agitados, angustiados, preocupados… Entramos na igreja, Jesus- Eucaristia está à nossa espera… ELE CURA-NOS A igreja é a nossa casa, lá está Jesus: Ele é nosso irmão, juntos formamos a Igreja/família de Deus.

8

9 Jesus torna-se Pão da Vida Eterna, na Eucaristia

10 «Tomai: isto é o meu corpo.» - «Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que vai ser derramado por todos». (Mc 14,22-24)

11 Eucaristia = Agradecimento Memorial da Última Ceia, a Eucaristia deveria ser marcada pela tristeza da despedida do Mestre e do anúncio da sua morte próxima, a sua própria morte que Jesus antecipava em mistério na Ceia da Quinta-feira-santa: o pão e o vinho tornam se, de facto, o corpo entregue e o sangue derramado (Lc 22, 19 20). Mas, a celebração desenrola se em clima de alegria, é «eucaristia»: bênção, louvor, acção de graças. Banquete festivo de comunhão celebrado à luz da Páscoa. A paixão dolorosa tornou se aí "bem aventurada paixão" (OE 1), paixão triunfal.

12 A NOSSA PÁSCOA SEMANAL Em cada Eucaristia Jesus reúne-nos explica as Escrituras reparte o Pão da vida Como fez com os dois discípulos de Emaús

13 JESUS DEU A SUA VIDA POR NÓS NA CRUZ NA EUCARISTIA JESUS CONTINUA A DAR A SUA VIDA POR NÓS FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM RENOVA-SE POR NÓS O SACRIFICIO DA CRUZ: A NOVA E ETERNA ALIANÇA

14 …vivemos exilados, pois caminhamos à luz da fé e não da visão clara... (2Cor 4,6-7)

15 «Este cálice é a nova Aliança no meu sangue, que vai ser derramado por vós.» (Lc 22,20) Em cada Eucaristia, Jesus renova a sua aliança connosco, o dom de sí mesmo oferecido gratuitamente, por amor!

16

17 …temos um grande Sumo Sacerdote que atravessou os céus, Jesus, o Filho de Deus. Aproximemo-nos confiantes ao trono da graça, a fim de alcançarmos misericórdia…. (Heb 4,14-16)

18

19 O PÃO TRANFORMA-SE = TRANSUBSTANCIAÇÃO

20

21 Eucaristia: Sacramento da presença de Jesus

22 «Deixai as crianças vir ter comigo, não as impeçais: pois delas é o Reino do Céu.» (Mt 19,14)

23 Jo 6,54-55

24 -Entrando na igreja, fazer a genuflexão e o sinal da Cruz - Participar activamente na Santa Missa - Comungar estando em graça de Deus - Agradecer depois da comunhão - Visitar Jesus presente em todos os sacrários, adorá-Lo - Confessar-se regularmente

25 1Cor 11,24-26 Com efeito, eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus na noite em foi entregue, tomou pão e, deu graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu corpo, que é para vós; fazei isto em memória de mim». Do mesmo modo, depois da ceia, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova Aliança no meu sangue; fazei isto em memória de mim.» Porque, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha.

26

27 A eficácia da Eucaristia está bem simbolizada no pão que o anjo levou ao profeta Elias. Pão que lhe deu força para subir o Monte Horeb e encontrar-se com Deus. A EUCARISTIA É O PÃO MILAGROSO QUE JESUS DEU À HUMANIDADE PÃO QUE ALIMENTA PÃO QUE DÁ FORÇA PÃO DA VIDA NOVA PÃO DA VIDA ETERNA

28

29

30

31 SER CRIATURAS NOVAS: FILHOS DE DEUS PAI IRMÃOS DE DEUS FILHO FAMÍLIA DE DEUS (IGREJA) PELO ESPÍRITO SANTO

32

33 Senhor, não sou digno que entreis em minha morada, dizei só uma palavra e ficarei curado!

34 Cordeiro de Deus Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo Tende piedade de nós Vós que tirais o pecado do mundo Acolhei a nossa súplica Vós que estais a direita do Pai, Tende piedade de nós (Oração do Glória) EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO!

35

36 VISITAR O SACRÁRIO


Carregar ppt "O Reino de Deus chegou … Jesus veio para reunir a todos numa só família…"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google