A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS & HORMÔNIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS & HORMÔNIOS."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS & HORMÔNIOS

2 SISTEMA ENDÓCRINO Formado pelas glândulas endócrinas.
Produzem os hormônios e os liberam no sangue. Hormônios são levados pelo sangue para outros orgãos. Junto com o sistema nervoso controla o funcionamento do corpo humano.

3 Tireoideotrópico - tireóide Adrenocorticotrópico - suprarrenais
Hormônios que estimulam a secreção de outras glândulas são hormônios trópicos, são produzidos na adenoipófise. Tireoideotrópico - tireóide Adrenocorticotrópico - suprarrenais Gonadotrópico - gônadas

4 TIPOS DE GLÂNDULAS ENDÓCRINAS hormônios Secreção externa dupla função
EXÓCRINAS Secreção externa ANFÍCRINAS dupla função

5 GLÂNDULAS ENDÓCRINAS

6 HIPÓFISE – adenoipófise que estimula:
GLÂNDULAS ENDÓCRINAS HIPÓFISE – adenoipófise que estimula: TIREÓIDE SUPRARRENAIS GÔNADAS PARATIREÓIDE TIMO

7 HIPÓFISE GLÂNDULA PITUITÁRIA

8 HIPÓFISE (ou pituitária)
Situada no encéfalo; Controlada pelo sistema nervoso (HIPOTÁLAMO); Parte glandular e parte nervosa; (adeno-hipófise e neuro-hipófise) Glândula-mestra do organismo; Produz hormônios que ativam o funcionamento das demais glândulas; Produz outros hormônios que atuam direto no organismo.

9

10 ADENOIPÓFISE

11

12 O ADH aumenta a absorção de água e diminui a eliminação de urina
HORMÔNIO ADH

13 HORMÔNIO OCITOCINA

14 OCITOCINA: Contração no parto Liberação de leite

15 TIREÓIDE

16

17 TIREÓIDE Situada no pescoço, à frente da traquéia; formato de “U”; cerca de 3 a 5cm; Produz dois hormônios: ingestão de iodo TRIIODOTIRONINA (T3) TIROXINA (T4) Esses hormônios regulam o metabolismo (atividade e respiração celular - produção de energia); A produção de T3 e T4 é controlada pelo hormônio TSH (hipófise); hormônio à base de iodo (importância da dieta);

18

19 TIREÓIDE Baixa produção de T3 e T4 (HIPOTIREOIDISMO):
retardamento mental (cretinismo tireoideano), desenvolvimento anormal dos órgãos sexuais, obesidade, baixa memória, cansaço, etc. Tratamento: ingestão de tiroxina Alta produção de T3 e T4 (HIPERTIREOIDISMO): aparecimento do bócio (aumento anormal da glândula), olhos arregalados (exoftalmia), emagrecimento acentuado, insônia, taquicardia, nervosismo, etc. Tratamento: ingestão de medicamentos, cirurgia.

20

21

22 PARATIREÓIDE

23 PARATIREÓIDE Quatro glândulas atrás da tireóide; tamanho de um grão de arroz; Produz PARATORMÔNIO, responsável pelo controle da taxa de cálcio no sangue. Sua falta provoca contrações musculares violentas pela falta de cálcio (relaxamento muscular); O excesso de paratormônio retira uma taxa anormal cálcio dos ossos – redução da calcemia Ação antagônica à calcitonina (hormônio da tireóide)

24

25 SUPRARRENAIS (ADRENAIS)

26 SUPRARRENAIS Duas glândulas situadas sobre os rins.
Controlada pelo hormônio ACTH (hipófise); Produz hormônios: CORTISONA e ALDOSTERONA: controle do aproveitamento de substâncias no organismo, como nos níveis de íons de sódio e potássio. ADRENALINA – produzida em situações de stress para preparar o corpo para grande esforço físico, favorece a frequência cardíaca, atividade muscular intensa, tensão arterial, entre outros.

27

28

29 TIMO

30 TIMO Glândula situada sobre a traquéia, entre os pulmões.
Bem desenvolvido em crianças e adolescentes, atrofia-se com o tempo; Produz hormônios TIMOSINA e TIMINA: relacionados com o sistema linfático, produção de anticorpos e maturação de linfócitos.

31

32 GÔNADAS

33 GÔNADAS Glândulas Sexuais – produção de gametas e hormônios
Testículos – gônadas masculinas Produz TESTOSTERONA: regula características sexuais secundárias masculinas, como a barba e a voz grave. Ovários – gônadas femininas - Produz ESTRÓGENO e PROGESTERONA: desenvolvem características sexuais secundárias femininas, como o desenvolvimento das mamas.

34 Hipófise e Testículos Produção de Espermatozóides Hipófise
Hormônio Folículo Estimulante FSH Hormônio Luteinizante LH Testículos Produção de Espermatozóides Produção de hormônios masculinos

35 Hipófise e Ovários Hipófise Hormônio Folículo Estimulante FSH
Hormônio Luteinizante LH ovários Estrógeno Espessamento do endométrio Progesterona Diminuição Manutenção do endométrio. Mantem a gravidez Menstruação

36 O LH e o FSH interagem dando origem ao CICLO MENSTRUAL. 28 dias ciclo
O LH e o FSH interagem dando origem ao CICLO MENSTRUAL. 28 dias ciclo. 14º dia ovulação. 6º ao 14º dia o estrógeno(FSH) estimula crescimento do endométrio. Após ovulação o LH estimula a formação do corpo lúteo(ovócito) e inicia a produção de progesterona – hormônio da gravidez (HCG).

37 GLÂNDULAS ANFÍCRINAS PÂNCREAS

38 PÂNCREAS Principal glândula mista;
Exócrina: produz suco pancreático(intestino/digestão) Endócrina: dois hormônios INSULINA: controla o nível de glicose no sangue, aumentado a absorção pelas células, retirando o excesso de açúcar no sangue; GLUCAGON: aumenta a concentração de glicose no sangue – ação contrária à insulina;

39 PÂNCREAS DIABETE MELITO Pâncreas não secreta insulina suficiente
Parte da glicose que circula no sangue – vinda da digestão dos alimentos – não é absorvida pelas células e acumula-se no sangue. O excesso de glicose provoca danos nos vasos sanguíneos e outros órgãos, dificuldade de cicatrização e problemas de visão; Tratamento: injeções de insulina e dieta equilibrada.

40

41


Carregar ppt "SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS & HORMÔNIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google