A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7"— Transcrição da apresentação:

1 Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7
População Africana Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7

2 Índice Apresentação Distribuição da População População Rural e Urbana Crescimento das cidades Segregação espacial das cidades Conclusão

3 Apresentação Hoje apresentaremos um pouco sobre a população da África. Como ela é distribuída, a população rural e urbana, o que é segregação e como é na África.

4 Distribuição da População
Em 2011, cerca de 1 bilhão de pessoas viviam na África, distribuídas de forma irregular pelo território. A maneira que está distribuída a população africana, resulta de alguns fatores econômicos e culturais. De uma maneira geral a população africana ocupa áreas mais úmidas e favoráveis para agricultura. Densidade demográfica da África (por km²)

5 Há uma grande parte da população na parte do Vale do Rio Nilo, na cidade do Cairo (Egito), e na faixa litorânea, principalmente na parte do Vale da Guiné (Nigéria). Os grandes Lagos no Magreb, o sul e leste da África, também possuem uma população considerável. Em outro lado, também existem regiões com baixa densidade demográfica, localizadas em florestas tropicais, cadeias de montanhas e desertos (entre eles o deserto do Saara e da Namíbia)

6 População Rural e Urbana
Embora a população urbana no continente africano tenha crescido no últimos anos, poucos países têm mais de 50% de seus habitantes vivendo em áreas urbanas. Isso ocorre devido ao predomínio das atividades primárias da economia do continente. Uma análise revela que a maioria da população da África do Norte vive em áreas urbanas e na África Subsaariana, há muitas pessoas na área rural.

7 O rápido crescimento da população urbana deve-se ao grande êxodo rural, por vários motivos, como secas prolongadas, empobrecimento de terras, crescimento de terras monocultoras, a violência e a busca de melhores condições de vida. Aumento populacional na África.

8 O crescimento das cidades
As maiores e mais importantes cidades da África são as capitais de seus países. O crescimento está concentrado em volta destas cidades. No processo de urbanização destaca-se o rápido crescimento com mais de 1 milhão de habitantes. Em 1960, havia uma só cidade nesta condição e em 2010, a África havia 33 cidades nesta condição. As estimativas da ONU para 2025 indicam que Cairo, será ultrapassada por 2 cidades: Lagos (Nigéria) e Kinshasa (República Democrática do Congo).

9 Outras cidades apresentarão elevado crescimento populacional: Adis Adeba, na Etiópia; Nairóbi, no Quênia; e Dar Es Salaam, na Tanzânia.

10 Segregação espacial nas cidades
O rápido crescimento tem sido acompanhado por vários problemas, como a falta de moradias dignas, o crescimento das favelas, deficiências em serviços públicos e entre outros. As cidades africanas caracterizam-se pela segregação espacial, ou seja, o acesso aos espaços mais valorizados ou menos valorizados pela renda do cidadão. Assim os melhores bairros são ocupados pelos mais ricos e os piores bairros são ocupados pelos mais pobres. Estima-se que 70% da população vive em favelas.

11 Parte de bairro residencial de classe média na África
Parte de bairro residencial de classe baixa na África

12 Conclusão Podemos concluir que a população da África está diferenciada entre as partes ricas e pobres, e onde está localizada a maioria de sua população. Esperamos que todos tenham gostado.


Carregar ppt "Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google