A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Neomarxismo: Teoria da Dependência e o Sistema Mundial Moderno

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Neomarxismo: Teoria da Dependência e o Sistema Mundial Moderno"— Transcrição da apresentação:

1 Neomarxismo: Teoria da Dependência e o Sistema Mundial Moderno
UNICURITIBA Curso de Relações Internacionais Teoria das Relações Internacionais II Professor Rafael Reis

2 A TEORIA DA DEPENDÊNCIA: ORIGENS
Desenvolvida dentro da Sociologia e da Economia. Década de 1950: Surgimento da crítica da atuação hegemônica dos EUA. Reação: - movimentos terceiro-mundistas. - uma visão do Sul da Guerra Fria.

3 A TEORIA DA DEPENDÊNCIA: ORIGENS
1950: Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) Raul Prebisch: Identificou que o padrão de comércio internacional entre os países em desenvolvimento (que se especializavam na produção, principalmente, de commodities agrícolas) e os países desenvolvidos (exportadores de produtos industrializados) aprofundava as diferenças econômicas entre esses países.

4 A TEORIA DA DEPENDÊNCIA
“Deterioração dos Termos de Intercâmbio” Afinal, quantas toneladas de batata seriam necessárias para comprar um computador? Dessa forma, Raul Prebisch argumentava que o modo de produção capitalista mantinha os países subdesenvolvidos eternamente nesses estado e, assim, a riqueza dos países do norte estava diretamente ligada à pobreza dos países do sul.

5 A TEORIA DA DEPENDÊNCIA
As ideias de Prebisch deram início no Brasil ao Programa de “Substituição de Importações”, entre 1960 e 1970, que consistia, num primeiro momento: Na elevação de barreiras comerciais aos produtos industrializados dos países do norte para que a produção desses produtos fosse estimulada internamente. E na redução gradual das importações de produtos de: i) Bens de Consumo, ii) Bens Intermediários e, iii) Bens de Capital.


Carregar ppt "Neomarxismo: Teoria da Dependência e o Sistema Mundial Moderno"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google