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Mozart Neves Ramos 25.923 escolas ( fonte CONSED) 250 mil Turmas 413 mil professores 8,3 milhões de estudantes no ensino “regular” 1,6.

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1 Mozart Neves Ramos mramos@ufpe.br

2 25.923 escolas ( fonte CONSED) 250 mil Turmas 413 mil professores 8,3 milhões de estudantes no ensino “regular” 1,6 milhões na modalidade EJA 10 milhões de adolescentes de 15 a 17 anos 21 milhões de jovens e adultos com mais de 18 anos como demanda potencial do ensino médio Taxas de reprovação e abandono em 2009 = 13,1% e 14,3% (CONSED) Distorção idade série na rede pública (2009) = 38% (fonte CONSED)

3 AnoMatrícula totalMatrícula 15 a 17 anos 1991 3.772.698 1.626.570 20008.192.948 3.565.240 2003 9.072.9424.470.266 2004 9.169.3574.660.419 20059.031.3024.687.574 2009 8.288.5205.175.582

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5 Impacto da Educação na renda da população IMPACTO DA EDUCAÇÃO NA RENDA DA POPULAÇÃO  1 ano a mais de escolaridade no Brasil aumenta, em média, o salário de uma pessoa em 15%. MAS,  O impacto é de apenas 6% quando essa pessoa tem apenas formação primária; já para outra com 15 anos de estudo, que corresponde à conclusão do ensino superior, passa a ganhar 47% a mais em decorrência de um ano a mais de estudo. (Marcelo Neri – FGV – 2008)

6 Porcentagem de alunos que aprenderam o que era adequado ao final de cada etapa da Educação Básica Fonte: Saeb/Inep – elaboração de Todos Pela Educação - 2009 * Pontuação mínima na escala do Saeb, estabelecida pelo Todos Pela Educação 5º ano EF – Língua Portuguesa: mais de 200 pontos. Matemática: mais de 225 pontos 8º ano EF - Língua Portuguesa: mais de 275 pontos. Matemática: mais de 300 pontos 3º ano EM - Língua Portuguesa: mais de 300 pontos. Matemática: mais de 350 pontos Etapa da Educação Básica Língua Portuguesa Matemática 5º ano do Ensino Fundamental 34,2%32,5% 9º ano do Ensino Fundamental 26,3%14,7% 3º ano do Ensino Médio 28,9%11,0%

7 Matemática nos últimos 10 anos Fonte: Saeb/Inep – elaboração de Todos Pela Educação - 2009 Etapa da Educação Básica 199920012003200520072009 5º ano E.F. 14,4%14,9%15,1%18,7%23,7%32,5% 9º ano E.F. 13,2%13,4%14,7%13,0%14,3%14,7% 3º ano E.M. 11,9%11,6%12,8%10,9%9,8%11,0%

8 SÉRIE 1ª2ª3ª4ª5ª6ª7ª8ª9ª1ª2ª3ª ALUNOS MATRÍCULAS 2008 ENSINO FUNDAMENTAL MÉDIO 2.266.6673.749.5033.899.5033.820.6984231.7653760.7323.365.9333.107.831 3.283.0762.535.9082.176.547 3.884.405 3.445.557 3.314.002

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10 IDEB201120132015201720192021 Ensino Médio 3,73,94,34,75,05,2

11 As Novas Diretrizes do Ensino Médio

12 Art. 22 da LDB: o Ensino Médio é definido como a etapa final da educação básica, i.e., a conclusão de um período de escolarização de caráter geral, e tem por finalidade o desenvolvimento do indivíduo, assegurando- lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. O que diz a LDB?

13 As disciplinas devem se organizar em atividades integradoras, tendo por base os eixos de referência: - Trabalho - Ciência - Tecnologia - Cultura sendo assim capaz de superar o dualismo entre o propedêutico e o profissionalizante! O que se espera do Ensino Médio?

14 O PPP de cada unidade escolar deve ser assim materializado no entrelaçamento entre esses quatro eixos, com indicativos: - valorização da leitura ; - aprendizagem criativa ; - relação teoria e prática ; - novas mídias e tecnologias educacionais ; - estágios ; - iniciação científica ; O que se espera dos PPPs?

15 Flexibilidade Interdisciplinaridade Nova Formação Docente Mas para que isso aconteça é necessário:

16 Base Nacional Comum + Parte Diversificada. Dos conteúdos: (i) disciplinas científicas; (ii) desenvolvimento das linguagens; (iii) mundo do trabalho e na tecnologia; (iv) produção artística; (v) atividades desportivas e corporais;

17 Os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Médio são assim organizados em relação às áreas de conhecimento:  I – Linguagens: Língua Portuguesa, Língua materna, para populações indígenas, Língua Estrangeira moderna, Arte, em suas diferentes linguagens – cênica, plásticas e, obrigatoriamente, a musical, e Educação Física;  II – Matemática  III – Ciências da Natureza : Biologia, Física e Química;  IV – Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;

18  No Ensino Médio regular, a duração mínima é de 3 anos, com carga horária mínima total de 2.400 horas, tendo como referência uma carga horária anual de 800 horas, distribuídas em pelo menos 200 dias de efetivo trabalho escolar. O Ensino Médio pode organizar-se em mais de 3 anos, atendendo às especificidades dos estudantes. O Ensino Médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral, com no mínimo 7 horas diárias;

19  No Ensino Médio regular noturno, adequado às condições de trabalhadores, respeitados os mínimos de duração e carga horária, o projeto pedagógico deve atender com qualidade a sua singularidade, especificando uma organização curricular e metodológica diferenciada, e para garantir a permanência e o sucesso destes estudantes: incluir atividades não presenciais, até 20% da carga horária diária e de cada período letivo; ampliar a duração para mais de 3 anos, com redução da carga horária diária e da anual, garantido o mínimo total de 2.400 horas para o curso. Na modalidade de EJA, observadas suas Diretrizes específicas, a duração mínima é de 1.200 horas.

20 Atendida a formação geral, o Ensino Médio pode preparar para o exercício de profissões técnicas, por integração com a Educação Profissional e Tecnológica, observadas as Diretrizes específicas, com as cargas horárias mínimas de: 3.200 horas, no Ensino Médio regular integrado com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio; 2.400 horas, na Educação de Jovens e Adultos integrada com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, respeitado o mínimo de 1.200 horas de educação geral; 1.400 horas, na Educação de Jovens e Adultos integrada com a Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional, respeitado o mínimo de 1.200 horas de educação geral; (escola que caiba na vida)

21 VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR!

22 POR VALORIZAÇÃO SE ENTENDE: 1. Salário Inicial Atraente 2. Plano de Carreira 3. Formação Inicial e Continuada 4. Condições de Trabalho

23 O salário médio de um professor da educação básica é 40% menor que a remuneração, também média, de um trabalhador com o mesmo nível de escolaridade! (Fabiana de Felicio com base nos microdados da última edição da Pnad do IBGE). _________________________________________________________________ ProfessorDemais Ocupações ___________ ___________________ BrasilR$ 1.745 R$ 2.799 Pernambuco R$ 1.219 R$ 2.311 DFR$ 3.472 R$ 4.771 (reitor de Harvard)

24 Disciplina% Docentes L. Portuguesa 18% Matemática 41% Biologia 28% Física 61% Química 44% L. Estrangeira 18% E. Física 23% E. Artística 59% História 29% Geografia 31%

25 CursosUFCEUFRGSUFMGUFPE Direito490,9662,8113,67,76 Medicina483,3721,1128,08,29 Ciências da Computação478,2591,7102,46,35 Engenharia da Computação 598,36,05 Odontologia470,0605,689,65,58 Jornalismo485,9626,3108,87,27 Arquitetura e Urbanismo447,5603,896,05,36 Pedagogia448,1463,565,64,74 Licenciatura em Biologia---3,50 Licenciatura em Física390,0466,475,24,46 Licenciatura em Química379,2516,080,03,55 Licenciatura em Matemática 417,2456,564,03,29

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27 Dizer que é impossível porque é difícil não está de acordo com o espírito de nosso tempo. Coisas que jamais foram sonhadas estão sendo vistas diariamente, o impossível está a todo instante se tornando possível. Ficamos constantemente impressionados com descobertas espantosas no campo da violência. Mas afirmo que descobertas ainda mais espetaculares e aparentemente impossíveis serão feitas no campo da não violência. (só há um caminho!)


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