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Diretrizes da EJA - SEDU Breves reflexões acerca do Documento Preliminar Fórum de EJA do ES.

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1 Diretrizes da EJA - SEDU Breves reflexões acerca do Documento Preliminar Fórum de EJA do ES

2 Da Apresentação necessidade de revisão do atendimento, devido a determinação do atual governo em implementar políticas fundadas no princípio da educação como direito; necessidade de revisão do atendimento, devido a determinação do atual governo em implementar políticas fundadas no princípio da educação como direito; Reconhecimento da modalidade e do direito; Reconhecimento da modalidade e do direito; Finalidade:orientar as Unidades quanto à organização do curso, autorização, matrícula, organização das turmas,organização curricular, avaliação e idade para ingresso na EJA. Finalidade:orientar as Unidades quanto à organização do curso, autorização, matrícula, organização das turmas,organização curricular, avaliação e idade para ingresso na EJA.

3 Da Justificativa Dados do analfabetismo (9,40%); Dados do analfabetismo (9,40%); Redução gradativa a partir de 1999; Redução gradativa a partir de 1999; Oferta: Todos Podem Ler, Fase II e Fase III; Oferta: Todos Podem Ler, Fase II e Fase III; Dúvidas acerca dos pressupostos da Educação Inclusiva e atendimento as pessoas com NEE; (pg 6) Dúvidas acerca dos pressupostos da Educação Inclusiva e atendimento as pessoas com NEE; (pg 6) Base Legal 9394/96... a SEDU vem adotando medidas para garantir o acesso e a permanência do aluno e qualidade do ensino, levando em consideração suas especificidades e experiências mediatizadoras no contexto social e econômico. Base Legal 9394/96... a SEDU vem adotando medidas para garantir o acesso e a permanência do aluno e qualidade do ensino, levando em consideração suas especificidades e experiências mediatizadoras no contexto social e econômico.

4 Dos Objetivos e Caracterização Geográfica e Sócio-Econômica Perspectiva desenvolvimentista: província petrolífera do Brasil; Perspectiva desenvolvimentista: província petrolífera do Brasil; Desconsidera a radicalidade da luta pela sustentabilidade, a questão indígena e africana; ( mito da construção miscigenada e harmoniosa); Desconsidera a radicalidade da luta pela sustentabilidade, a questão indígena e africana; ( mito da construção miscigenada e harmoniosa); Concebe cultura capixaba com marcas identitárias: moqueca, panela de barro e congo. Concebe cultura capixaba com marcas identitárias: moqueca, panela de barro e congo.

5 Dos Sujeitos da EJA Diversificação da oferta relaciona-se aos interesses e competências adquiridas na prática social; Diversificação da oferta relaciona-se aos interesses e competências adquiridas na prática social; Afirma a participação solidária, formação docente e produção de materiais didáticos; Afirma a participação solidária, formação docente e produção de materiais didáticos; Define clientela a partir de profissões. Define clientela a partir de profissões. Não trata das especificidades sócio- culturais e cognitivas dos sujeitos da EJA. Não trata das especificidades sócio- culturais e cognitivas dos sujeitos da EJA.

6 Quatro Pilares Educativos Aprender a ser; Aprender a ser; A prender a fazer; A prender a fazer; Aprender a conhecer; Aprender a conhecer; Aprender a conviver; Aprender a conviver; Reafirma o lugar do não saber Reafirma o lugar do não saber

7 PTPL 2008(1º SEG) Séries inicias – 3 anos; Séries inicias – 3 anos; 1 ciclo 1 ciclo Apto e não apto Apto e não apto Sem freqüência Sem freqüência horas horas Séries inicias – 2 anos Séries inicias – 2 anos Semestral Semestral 60 pontos 60 pontos 50% de freqüência 50% de freqüência horas horas

8 FASE II (2ºSEG) Séries finais EF Séries finais EF Semestral 2 anos Semestral 2 anos 60 pontos 60 pontos 1560 horas 1560 horas Séries finais EF Séries finais EF Semestral 2 anos Semestral 2 anos 60 pontos 60 pontos 50% frequencia 50% frequencia 1600 horas 1600 horas

9 FASE III EJA EM Ensino Médio Ensino Médio Semestral Semestral 2 anos 2 anos 60 pontos 60 pontos 1440 horas 1440 horas Ensino Médio Ensino Médio Semestral Semestral 1 ano e meio 1 ano e meio 60 pontos 60 pontos 50% de freqüência 50% de freqüência 1200 horas 1200 horas

10 Organização Curricular Componentes curriculares da base nacional comum; Componentes curriculares da base nacional comum; Áreas de conhecimento : a) linguagens códigos e suas tecnologias; b)ciências da natureza, matemática e suas tecnologias;c)ciências humanas e suas tecnologias e d) parte diversificada( língua estrangeira moderna. Áreas de conhecimento : a) linguagens códigos e suas tecnologias; b)ciências da natureza, matemática e suas tecnologias;c)ciências humanas e suas tecnologias e d) parte diversificada( língua estrangeira moderna. Permanecem as tensões atrás das grades. Permanecem as tensões atrás das grades.

11 Organização Curricular Não garante a Educação física como direito; Não garante a Educação física como direito; Aponta a implementação gradativa do Espanhol; Aponta a implementação gradativa do Espanhol; Reafirma uma perspectiva de currículo linear, com saberes hierarquizados e distribuídos sequencialmente; Reafirma uma perspectiva de currículo linear, com saberes hierarquizados e distribuídos sequencialmente; Confunde currículo básico com mínimo. Confunde currículo básico com mínimo.

12 Matrícula e Idade de Ingresso 15 anos para o Ensino Fundamental; 15 anos para o Ensino Fundamental; 18 anos para o Ensino Médio; 18 anos para o Ensino Médio; Organização das turmas obedecerá as condições físicas das salas e não dos sujeitos; Organização das turmas obedecerá as condições físicas das salas e não dos sujeitos; Não compreensão acerca da freqüência : 50% x 75% do total de horas letivas) Não compreensão acerca da freqüência : 50% x 75% do total de horas letivas)

13 Da avaliação Explicita a idéia de avaliação como elemento regulador; Explicita a idéia de avaliação como elemento regulador; A verificação do rendimento deverá observar o critério contínuo e cumulativo, predomínio da avaliação diagnóstica; A verificação do rendimento deverá observar o critério contínuo e cumulativo, predomínio da avaliação diagnóstica; Pontuação – 0 a 100 ( 50 pontos por bimestre) Pontuação – 0 a 100 ( 50 pontos por bimestre) Aprovação : 60% aproveitamento e 75% de freqüência da carga horária do período letivo. Aprovação : 60% aproveitamento e 75% de freqüência da carga horária do período letivo.

14 Muita calma nessa hora! Nenhuma incorporação do avanço teórico acumulado pelo campo da EJA nos últimos 10 anos; Nenhuma incorporação do avanço teórico acumulado pelo campo da EJA nos últimos 10 anos; Coerência da proposta com a lógica liberal e pouco democrática do Governo da casa arrumada; Coerência da proposta com a lógica liberal e pouco democrática do Governo da casa arrumada; O documento não cita o Programa Alfabetização é um direito, o que nos provoca indagações acerca de sua continuidade; O documento não cita o Programa Alfabetização é um direito, o que nos provoca indagações acerca de sua continuidade; Atuação mais rigorosa do Fórum na busca de pressionar a Administração PH, na promoção do direito da Educação. Atuação mais rigorosa do Fórum na busca de pressionar a Administração PH, na promoção do direito da Educação.


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