A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I NTERVENÇÃO DE TERCEIROS Profa. Lucélia de Sena Alves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I NTERVENÇÃO DE TERCEIROS Profa. Lucélia de Sena Alves."— Transcrição da apresentação:

1 I NTERVENÇÃO DE TERCEIROS Profa. Lucélia de Sena Alves

2 C ONSIDERAÇÕES PRELIMINARES É o ingresso de um terceiro (quem eventualmente venha a sofrer efeitos e consequências com o desfecho da demanda) no processo alheio, tornando-se parte. O processo já existe e o terceiro de estranho a ele, posteriormente torna-se parte.

3 INTERVENÇÕESESPONTÂNEASASSISTÊNCIAOPOSIÇÃO RECURSO DE TERCEIRO PROVOCADAS/ COACTAS DENUNCIAÇÃO DA LIDE CHAMAMENTO AO PROCESSO NOMEAÇÃO À AUTORIA

4 Tipo de IntervençãoPolo da demandaMomentoObjetivo AssistênciaPolo Ativo e Polo Passivo Qualquer momento e em todos os graus de jurisdição. Colaborar para que uma das partes seja vencedora do processo. OposiçãoNa oposição o terceiro intervém colocando os litigantes como réus. Até o momento da sentença Haver para si o bem jurídico disputado pelo autor e pelo réu. Ex.: Ação reivindicatória. Chamamento ao processo Polo Ativo e Polo Passivo Na petição inicial, caso o autor chame; e na defesa, caso seja o réu. Inclusão do devedor principal ou dos coobrigados pela dívida. Ex.: fiador (responsabilidade solidária). Nomeação à autoriapolo passivoNo prazo de defesa.Correção da legitimidade passiva. Ex.: Mero detentor indica o verdadeiro possuidor ou proprietário da coisa litigisosa. Denunciação da lidePolo passivoNo prazo de defesa.Evitar nova ação regressiva.


Carregar ppt "I NTERVENÇÃO DE TERCEIROS Profa. Lucélia de Sena Alves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google