A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ventilação aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ventilação aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Ventilação aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho
Professor: Daniel Moura Novembro

2 Ementa Ventilação Aplicada à Engenharia de Segurança – 30 h – Conceituação. Ventilação geral: ventilação para conforto térmico, ventilação natural, ventilação geral diluidora. Ventilação local exaustora aplicada ao controle de contaminantes dos ambientes de trabalho. Trabalho prático de ventilação. Laboratório de avaliação de sistemas de ventilação: manuseio de aparelhos de medição. Medição de velocidade de ar e pressão estática em dutos.

3 Bibliografia SCIGLIANO, Sérgio. HOLLO, Vilson. IVN - Índice de Ventilação Natural. São Paulo: Pini, 2001. SALIBA, Tuffi Messias. Curso básico de segurança e higiene ocupacional. 2 ed. São Paulo: LTr, 2008. ARAÚJO, Giovanni Moraes de. Legislação de Segurança e Saúde Ocupacional. Rio de Janeiro,

4 Introdução Ergonomia e Segurança do Trabalho;
promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho Ergonomia e Segurança do Trabalho; Conceituação de Ventilação aplicada a Engenharia de Segurança do Trabalho; A ventilação é um método de se evitar doenças profissionais* oriundas da concentração de pó, gases tóxicos ou venenosos, vapores, em suspensão no ar. *produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: saturnismo (chumbo)

5 Objetivos GERAL: A ventilação industrial visa melhorar a qualidade do ar no interior das fábricas, preservando a saúde do trabalhador. ESPECÍFICOS: Evitar a dispersão de contaminantes no ambiente industrial; Diluir concentrações de gases e vapores; Promover o conforto térmico.

6 Conceitos Fundamentais
VENTILAR é deslocar massa de ar => renovação do ar VI: operação realizada por meios mecânicos que visa o “controle” da temperatura do ar. Contaminantes: substâncias que normalmente existem na composição do ar normal. Quando excedem certos teores de passam a oferecer risco à saúde dos expostos. A VI objetiva também impedir o lançamento na atmosfera de fumaças, poeiras, gases, vapores e partículas.

7 Métodos de Ventilação Globais: trocas de ar de todo o ambiente. (ex: ventiladores) Localizados :sucção em pontos específicos. (ex: coifas, depuradores de ar) Histórico: A preocupação com a ventilação no interior das indústrias avançou na década de 80, com os programas de qualidade total e a legislação sobre o assunto.

8 Legislação A Constituição Brasileira/1988: indústrias potencialmente poluidoras apresentem estudos sobre os danos que podem causar ao meio ambiente. NR-15: Atividades e Operações Insalubres; NR-16: Atividades e Operações Perigosas; Resoluções do CONAMA: limite de emissão de poluentes, programas de controle do ar, programa de qualidade do ar. Ex: Controle do Ar na cidade de Itabira – MG.

9 NR-17 - Ergonomia a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO; ( / I2) b) índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados); ( / I2) c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s; d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento. ( / I2)

10 Fontes Industriais de poluição atmosférica

11 Doenças causadas pela poluição do ar
Afecções broncopulmonares; Hipertensão arterial; Doenças do fígado; Olhos e mucosas; Dermatites; Anomalias congênitas; Câncer de pele e sangue;

12 Úlcera causada pelo banho do Cromo
Ex: Indústrias que processam aços inoxidáveis e outras ligas metálicas.

13 Tipos de ventilação e tecnologia
O tipo de ventilação utilizada dependerá: do tamanho da fábrica; tipo de poluente ; concentração; grau de purificação desejado. A tecnologia usada consiste na aplicação de ventiladores, exaustores e coletores de ar (VGD e VLE) e/ou ventilação natural (VGN) utilizando-se das aberturas dos prédios, dos ventos e/ou das diferenças de temperatura.

14 Riscos Ocupacionais? O ar é impulsionado através de um canal aerodinâmico, (como um corte transversal da asa de um avião), amplificando-o 15 vezes. Isto cria uma corrente suave de ar, sem necessidade de pás que girem rápido.

15 Aspectos Econômicos – reaproveitamento de resíduos (Logística Reversa)
Indústria cerâmica: alguns controladores de poluição captam o pó que fica suspenso e usam-no como matéria-prima; Nas madeireiras: o sistema de purificação de ar pode filtrar as serragens para usá-las como combustível; Nas fábricas de café solúvel: parte do pó que fica suspenso no ar poderia ser captado e reaproveitado.

16 FUNÇÕES do ENGENHEIRO de SEGURANÇA
Reconhecimento preliminar dos ambientes de trabalho; Avaliação dos riscos; Indicação e projeto de “métodos e equipamentos” para o controle dos riscos; Supervisão periódica da eficiência dos “métodos e equipamentos” do projeto.

17 Medidas da Engenharia de Segurança do Trabalho
Encontrar a solução adequada para que os limites de segurança sejam respeitados, envolvendo ações como : Substituição de materiais tóxicos (se possível); Umidificação do ar: caso de poeiras (cerâmica, minas, valas, estradas, britagem, etc); Confinamento: impedir o escape para outros ambientes; Isolamento: prédios separados, automação; Uso de EPI`s Ordem, limpeza e conservação Atuar na fonte, EPC e EPI

18 Projeto adequado (método + equipamentos) + Ventilação + (separação + coleta + tratamento)
Ventilação Industrial e Controle de Poluição Aplicada em Engenharia de Segurança do Trabalho.

19 Exercício 1 Como a utilização das técnicas de ventilação podem contribuir para a redução dos riscos ocupacionais?

20 Riscos Ocupacionais


Carregar ppt "Ventilação aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google