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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 1 Processo de Regionalização e Mecanismos de articulação do sistema de saúde Dr. Josep M. Bonet.

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1 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 1 Processo de Regionalização e Mecanismos de articulação do sistema de saúde Dr. Josep M. Bonet Rio de Janeiro, março de 2012

2 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 2 Desafios para os próximos 30 minutos.... O Brasil encontra-se em um apaixonante processo de transformação do SUS, que supõe aprofundar em sua descentralização com a criação das Regiões de Saúde (decreto nº 7.508 /11) O Sistema de Saúde da Espanha tem evoluído, através de um processo longo no tempo, até converter-se em um sistema plenamente descentralizado. Pretendemos nestes minutos, compartilhar algumas das características do Sistema Nacional de Saúde na Espanha e algumas das experiências do processo de descentralização que possam resultar úteis para vocês.

3 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 3 Em síntese… Processo de descentralização dos serviços geridos pelo Estado (Nação) rumo as Comunidades Autônomas (Estados) Características de nosso SNS, que observaremos em forma de:  Quadro conceitual (Sistema, Organização, Provisão).  A separação de funções: Política, Planificação, Financiamento, Asseguramento, Compra, Provisão A Gestão do SNS diferenciada em três esferas:  Macro gestão, Política Sanitária (Health Policy), Planejamento,….  Meso gestão, Gestão de centros, Hospitais, Serviços Integrados, AP  Micro gestão, Gestão clínica

4 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 4

5 5 504.645 km 2

6 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 6 8.514.877 km 2

7 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 7 Espanha vs Brasil...........ou Espanha vs Estado de São Paulo Brasil População: 203 429 773 hab Superfície: 8.514.877 km² 22,5 hab/km ² Espanha População: 47.190.493 (2011) Superfície: 504.645 km² 93,51 hab/km² Estado de São Paulo População: 41.252.160 hab Superfície: 248.808 km²

8 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 8 A ordenação territorial da Espanha é composta por 17 Comunidades Autônomas (CCAA)

9 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 9 Com diferentes denominações e conteúdos segundo a Comunidade Autônoma. Nuns casos estabelecendo um nível diferenciado nas funções de compra e provisão, e em outros como níveis de integração vertical na provisão de serviços. Na Ordenação Sanitária de Catalunha identificam-se 7 Regiões de Saúde As Regiões de Saúde como nível de classificação do território

10 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 10 Espanha Brasil (Nação) Comunidades Autônomas (CCAA)Estados Regiões de Saúde Áreas de SaúdeRegiões de SaúdeMunicípios

11 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 11 Origens dos serviços de saúde Historicamente os serviços de saúde a cargo do Estado na Espanha foram desenvolvendo-se ao redor de dispositivos monográficos de atenção à doença:  Tuberculose, (Hospitais do tórax, “AISNA”)  Lepra  Doenças Sexualmente Transmissíveis  Enfermidades mentais Os dispositivos assistenciais gerais desenvolvem-se com competências que assume como próprias a igreja, as prefeituras ou as entidades supra municipais de serviços (“diputaciones”) a partir do que foram os hospitais da beneficência. Posteriormente a necessidade de atenção aos trabalhadores dá lugar ao desenvolvimento de dispensários e hospitais a cargo de mutualidades trabalhistas e dos grêmios.

12 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 12 Configuração do Sistema Nacional de Saúde Processo de Descentralização dos Serviços de Saúde A configuração atual do Sistema Nacional de Saúde espanhol é o resultado da integração da totalidade dos Serviços de Saúde autonômicos, uma vez transferidos os recursos sanitários gerenciados pela administração central. (1981-1994), As primeiras transferências foram diferentes em cada caso. Entre a primeira, Catalunha, e a última Canárias decorreram quinze anos, realizaram-se transferências a sete Comunidades Autônomas sendo diferentes as correlações de forças políticas praticamente em todas elas. Processo mais recente 2002: 10 CCAA restantes

13 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 13 Processo de Descentralização dos Serviços de Saúde Origem no Modelo da Previdência Social na Espanha: 1978 17 Comunidades Autônomas Cotizações Sociais (empresa e trabalhador) 1906 INP

14 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 14 Modelo Previdência Social. Todas as funções centralizadas Planificação, Financiamento, Gestão, Provisão de Serviços, 17 Comunidades Autônomas Cotizações Sociais (empresa e trabalhador) Ministério do TrabalhoMinistério de Saúde Âmbito da decisão Política

15 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 15 O nivelamento de serviços. Redistribuição O INSALUD criado em 1978 tinha como destino final sua transferência às CCAA como determinava a Lei Geral de Previdência. A estratégia da sua gestão foi o nivelamento de serviços para diminuir as diferenças entre os territórios de gestão direta em termos de despesa corrente e de investimento per capita.  Informação territorializada e submetida a um constante benchmarking, de informação estrutural e de produção.

16 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 16 Planificação, Financiamento, Gestão, Provisão de Serviços, Comunidades Autônomas Cotizações Sociais (empresa e trabalhador) Ministério do TrabalhoMinistério da Saúde Âmbito da decisão Política 1986 Lei Geral de Saúde 14/86 (1981 – 1994) ………..……. 10 Serviços de Saúde Autonômicos Processo de Descentralização dos Serviços de Saúde

17 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 17 Planificação, Financiamento, Gestão, Provisão de Serviços, Comunidades Autônomas Cotizações Sociais (empresa e trabalhador) Ministério de TrabalhoMinistério da Saúde Âmbito da decisão Política 1986 Lei Geral de Saúde 14/86 (1981 – 1994) (2002) ………..……. 17 Serviços de Saúde Autonômicos O Sistema Nacional de Saúde concebe-se bem como o conjunto dos serviços de saúde das Comunidades Autônomas convenientemente coordenados...

18 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 18 Planificação, (Financiamento), Gestão, Provisão de Serviços, Comunidades Autônomas Ministério da SaúdeMinistério da Fazenda Financiamento geral Orçamento da Nação SNS Parlamento Orçamento geral do Estado 17 Serviços de Saúde... assim como o conjunto dos serviços de saúde das Comunidades Autônomas convenientemente coordenados. Conselho Interterritorial de Saúde

19 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 19 Efeitos positivos da descentralização Proximidade do tomador de decisão. Desenvolvimento e implantação de serviços. Accountability, prestam contas no âmbito mais próximo. Redistribuição da riqueza.

20 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 20 Efeitos negativos da descentralização Proximidade do decisório: fomenta o “curto-prazismo”, demagogia Corrida pelos serviços:...e eu mais Luta para conseguir mais recursos do Estado Maior opacidade do sistema: transparência só no que for bom Perda de coesão do sistema:...barreiras, heterogeneidade...., Limita o movimento: Barreiras / Fronteiras Iniquidades de aceso Perda de base de dados ampla em CMBD : Benchmark

21 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 21 A oferta de serviços não tem deixado de aumentar, em termos de oferta instalada mais acessível à população (maior número de hospitais e centros de saúde,..), incorporação de tecnologia em electromedicina ou farmácia,... e efetivamente podemos reconhecer entre as qualidades de nosso Sistema de Saúde:  A imediatez da Atenção  A capacidade resolutiva  A crescente capacidade de absorção de novas demandas  A inovação tecnológica  O papel do sistema na redistribuição de riqueza  Favorecedor da coesão social Características do Sistema Nacional de Saúde (SNS) na Espanha

22 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 22 Modelo de Sistema de Saúde Modelo organizacional Modelo de Provisão e Gestão de Serviços Marco Conceitual: Três níveis de definição de um Sistema de Saúde Permite que entendamos melhor os atributos do SNS espanhol e catalão

23 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 23 Papel do Estado Cobertura Relação de Ações e Serviços Financiamento Papel dos profissionais Componente político De longo prazo Modelo de Sistema de SaúdeNível 1

24 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 24 Papel do Estado Cobertura Relação de Ações e Serviços Financiamento Papel dos profissionais Componente político De longo prazo O Direito à Saúde reconhecido na Constituição espanhola foi desenvolvido posteriormente na Lei Geral de Saúde, Lei 14/86, estabelecendo- se os princípios básicos que configuram o Sistema Nacional de Saúde:  Caráter público, universal, e gratuito  Direitos e deveres dos cidadãos e dos poderes públicos  A descentralização política da Saúde  A integração das diferentes estruturas e serviços públicos ao serviço da saúde no SNS  A organização em áreas de saúde  Desenvolvimento do Modelo de Atenção Primária Modelo de Sistema de SaúdeNível 1

25 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 25 Papel do Estado (Nação = Espanha) Nos serviços de saúde o Estado tem a competência sobre: Legislação básica (LGS, Estatuto Marco, Lei de Coesão,..) Sistemas de informação e estatísticas sanitárias Saúde internacional, exterior Higiene Alimentar: Requisitos, Registro. Colabora com as competências das CCAA, com caráter colaborativo: Meio ambiente, Saúde alimentar Medicamentos, aditivos,...: o Estado regulamenta, autoriza e, se for o caso, inspeciona

26 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 26 Competências dos Estados (CCAA): Catalunha,…e outros 16 O Sistema Nacional de Saúde concebe-se bem como o conjunto dos serviços de saúde dos Estados convenientemente coordenados.  As competências assumidas em seus Estatutos.  O Serviço de Saúde de cada CCAA estará integrado por todos os centros, serviços e estabelecimentos do próprio Estado, entidades supra municipais de serviços (“diputaciones”), Prefeituras e quaisquer outras Administrações territoriais intra-estatais, e estará gerenciado como se estabelece nos seguintes artigos sob a responsabilidade da respectiva CCAA.  A organização dos Serviços de Saúde estará sob a exclusiva responsabilidade dos Estados, ordenando inclusive a integração naqueles centros e estabelecimentos que antes vinham sendo gerenciados separadamente pelos Municípios.

27 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 27 Competências dos Municípios (Províncias e Municípios) Antes de 1986 (LGS) os municípios e as províncias tinham competências importantes na gestão de serviços de saúde (Hospitais provinciais, Clínico-Universitários, Santas Casas). Após 1986 os hospitais e outros centros (APS) integram-se estruturalmente nos respectivos Serviços de Saúde Autonômicos, a exceção de Catalunha onde ficam integrados funcionalmente na Rede de Utilização Pública (XHUP) mantendo sua titularidade. Os Municípios devem participar nos órgãos de direção das Áreas de Saúde

28 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 28 Os municípios mantém as competências em :  Controles sanitários do meio ambiente, contaminação atmosférica, abastecimento de águas, saneamento de águas residuais, resíduos urbanos  Riscos industriais: Controle sanitário de indústrias, atividades e serviços, transportes, ruídos e vibrações.  Controle sanitário de edifícios e lugares de moradia e convivência humana, especialmente dos centros de alimentação, cabeleireiros, saunas e centros de higiene pessoal, hotéis e centros residenciais, escolas, acampamentos turísticos e áreas de atividade físico esportivas e de recreio.  Controle sanitário da distribuição e fornecimento de alimentos, bebidas e demais produtos, direta ou indiretamente relacionados com o uso ou consumo humanos, bem como os meios de transporte.  Controle sanitário dos cemitérios e polícia mortuária. Competências dos Municípios (Províncias e Municípios)

29 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 29 Papel do Estado Cobertura Relação de Ações e Serviços Financiamento Papel dos profissionais Componente político De longo prazo A denominada carteira de serviços (2009) desenvolve-se com base na necessidade e equilíbrio territorial. A carteira de serviços integra os valores, as garantias, o conhecimento e as possibilidades de um sistema de saúde Modelo de Sistema de SaúdeNível 1

30 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 30 Papel do Estado Cobertura Relação de Ações e Serviços Financiamento Papel dos profissionais Componente político De longo prazo O financiamento do SNS foi finalista até 2001. Calculava-se com base no fechamento do exercício do INSALUD e atribuía-se às CCAA com os serviços transferidos em função da população. A pretendida suficiência financeira ao início era seguida em anos sucessivos de crescimentos da despesa a um ritmo superior ao PIB saturando a capacidade financeira e superando-a ao final do período com a correspondente geração de déficit. Modelo de Sistema de SaúdeNível 1

31 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 31 Papel do Estado Cobertura Relação de Ações e Serviços Financiamento Papel dos profissionais Componente político De longo prazo  Melhorar o déficit orçamental.  Mais estabilidade ao sistema.  Gerar menos incertezas.  Mais aceitável para cada um dos âmbitos territoriais.  Desde 2002 o financiamento do SNS incorporou-se à fórmula de financiamento geral da Administração Autonômica contemplada na LOFCA.  Contemplam-se faixas de tributos (fumo, álcool, combustíveis,.) que os governos autonômicos podem gerenciar de forma independente. Modelo de Sistema de SaúdeNível 1

32 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 32 Papel do Estado Cobertura Relação de Ações e Serviços Financiamento Papel dos profissionais Componente político De longo prazo Convém lembrar que nos anos 80, quando ainda não estavam vigentes fórmulas estáveis de financiamento do INSALUD, a incorporação de instrumentos de gestão  Unidades de medida da produção intermédia  Contratos de gestão  Codificação dos procedimentos em nossos hospitais, ou um planejamento de recursos muito rigorosa em Atenção Primária de Saúde, permitiram sustentar o Sistema de Saúde ainda em cenários muito desfavoráveis. Modelo de Sistema de SaúdeNível 1

33 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 33 Papel do Estado Cobertura Relação de Ações e Serviços Financiamento Papel dos profissionais Componente político De longo prazo Modelo de Sistema de SaúdeNível 1 Profissional como decisório, responsável, agente

34 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 34 Papel do Estado Cobertura Relação de Ações e Serviços Financiamento Papel dos profissionais Componente político De longo prazo Modelo de Sistema de SaúdeNível 1 Componente político…. Y de Acción Política, estratégica, de largo plazo

35 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 35 Modelo de atenção Integralidade Descentralização Separação de funções Sistemas de informação Planejamento sanitário Alocação de recursos Específico /Subsistema Técnico - Empresarial Modelos mistos Médio prazo Modelo OrganizacionalNível 2

36 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 36 Modelo de atenção Integralidade Descentralização Separação de funções Sistemas de informação Planejamento sanitário Alocação de recursos Específico /Subsistema Técnico - Empresarial Modelos mistos Médio prazo Modelo OrganizacionalNível 2  O modelo de Atenção está fundamentado na Atenção Primária que atua como porta de entrada ao sistema.  Deverá avançar algo mais já que talvez tenha percorrido como distribuidor ou gestor de recursos, ou em fórmulas de integração de serviços  Integracao, redes,..  Rol Hospitais  CMA, HD

37 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 37 Modelo de atenção Integralidade Descentralização Separação de funções Sistemas de informação Planejamento sanitário Alocação de recursos Específico /Subsistema Técnico - Empresarial Modelos mistos Médio prazo Modelo OrganizacionalNível 2  A descentralização inclui a responsabilidade Política sobre a Saúde.  A integração das diferentes estruturas e serviços públicos dos diferentes territórios ao serviço da saúde no SNS  A organização do SNS em áreas de saúde (áreas, regiões, gerencias,..)

38 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 38 Modelo de atenção Integralidade Descentralização Separação de funções Sistemas de informação Planejamento sanitário Alocação de recursos Específico /Subsistema Técnico - Empresarial Médio prazo Não existe um modelo único Modelos mistos Modelo OrganizacionalNível 2 O modelo estabelece uma clara separação das funções de: Planificação, Financiamento, Compra e Avaliação dos serviços Provisão dos serviços É importante manter o avanço na separação de funções entre o âmbito político e o gestor, com profissionalização da gestão e contenção da “interferência” política nos âmbitos de gestão dos centros, hospitais e atenção primária.

39 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 39 Modelo de atenção Integralidade Descentralização Separação de funções Sistemas de informação Planejamento sanitário Alocação de recursos Específico /Subsistema Técnico - Empresarial Modelos mistos Médio prazo Modelo OrganizacionalNível 2 O modelo de separação de funções permite: Compartir responsabilidades Transferência de riscos Estabelece mecanismos de relação entre atribuição de recursos, e produção e qualidade: Contrato Programa ou Contrato de Gestão Os objetivos determinam-se com base às necessidades da população Vs Gestão vertical Maior probabilidade de interferência política Orçamentação histórica Gestão administrativista Penaliza a eficiência O provedor determina a oferta e pressiona para seu financiamento Os profissionais exercem maior pressão

40 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 40 Modelo de atenção Integralidade Descentralização Separação de funções Sistemas de informação Planejamento sanitário Alocação de recursos Específico /Subsistema Técnico - Empresarial Médio prazo Não existe um modelo único Modelos mistos Modelo OrganizacionalNível 2 Desenvolvimento e consolidação de Sistemas de Informação como o Conjunto Mínimo Básico de Dados à Alta Hospitalar CMBD-AH que tem resultado útil para o conjunto de serviços de saúde EHR

41 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 41 Modelo de atenção Integralidade Descentralização Separação de funções Sistemas de informação Planejamento sanitário Alocação de recursos Específico /Subsistema Técnico - Empresarial Modelos mistos Médio prazo Modelo OrganizacionalNível 2 Plano de Serviços bem para o conjunto do território autonômico bem para as áreas concretas que requerem reformulações por mudanças demográficas importantes ou por pressões externas ao próprio âmbito dos serviços de saúde de titularidade pública, evitando assim incrementalismo e crescimentos desordenados insustentáveis.

42 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 42 Modelo de atenção Integralidade Descentralização Separação de funções Sistemas de informação Planejamento sanitário Alocação de recursos Específico /Subsistema Técnico - Empresarial Modelos mistos Médio prazo Modelo OrganizacionalNível 2 O caráter público, universal, e gratuito do SNS está fundamentado na garantia pública. A provisão, em mudança, pode ser realizada por entidades não administrativas – públicas como empresas públicas ou fundações ou inclusive privadas Não existe um modelo único

43 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 43 Modelo de Provisão e Gestão de ServiçosNível 3 Estrutura de serviços Papel da atenção primária Cultura organizativa Técnicas de planejamento Autonomia de gestão Melhora contínua da qualidade Sistemas de informação Participação população Participação profissionais Gestão clínica Medicina Baseada na Evidência Momento da verdade Contato usuário Eficiência - Qualidade Satisfação cliente

44 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 44 Modelo de Provisão e Gestão de ServiçosNível 3 Estrutura de serviços Papel da atenção primária Cultura organizativa Técnicas de planejamento Autonomia de gestão Melhora contínua da qualidade Sistemas de informação Participação população Participação profissionais Gestão clínica Medicina Baseada na Evidência Momento da verdade Contato usuário Eficiência - Qualidade Satisfação cliente Serviços especializados,paliativos, Sócio-sanitário, Integração vertical, horizontal,.. Gatekeeper, porteiro, gestor-comprador, promoção prevenção

45 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 45 Modelo de Provisão e Gestão de ServiçosNível 3 Estrutura de serviços Papel da atenção primária Cultura organizativa Técnicas de planejamento Autonomia de gestão Melhora contínua da qualidade Sistemas de informação Participação população Participação profissionais Gestão clínica Medicina Baseada na Evidência Momento da verdade Contato usuário Eficiência - Qualidade Satisfação cliente Orçamento histórico,burocrático Autonomia profissional e responsabilidade Boa prática clínica e eficiência Gestão clínica como única fórmula de conceber a gestão no setor saúde Sistema de incentivos baseados em resultados

46 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 46 Modelo de Provisão e Gestão de ServiçosNível 3 Estrutura de serviços Papel da atenção primária Cultura organizativa Técnicas de planejamento Autonomia de gestão Melhora contínua da qualidade Sistemas de informação Participação população Participação profissionais Gestão clínica Medicina Baseada na Evidência Momento da verdade Contato usuário Eficiência - Qualidade Satisfação cliente EHR generalizados em APS e Hosp Autonomia profissional e responsabilidade Boa prática clínica e eficiência Gestão clínica como única fórmula de conceber a gestão no setor saúde Sistema de incentivos baseados em resultados

47 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 47 MACRO GESTÃO Decide sobre quem, sobre que, como e com que recursos Estabelece os mecanismos de regulação, planejamento e estruturação do sistema MESO GESTÃO Organiza, translada objetivos e avalia MICRO GESTÃO Resultados População e Necessidade Marco Conceitual: Da Autoridade ao Clínico Indivíduos e Demandas

48 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 48 Macro gestão ou Política sanitária (Health policy) Meso gestão ou Gestão de centros (Management) Micro gestão ou Gestão clínica (Gestão local) A gestão sanitária em suas três esferas

49 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 49 Macro gestão. Política sanitária (Health policy) A política sanitária expressa-se através das formas que adota o financiamento e regulação de serviços sanitários e de outros aspectos relacionados com a saúde. As disciplinas de saúde pública, articuladas pelo método epidemiológico, constituem o suporte disciplinar da macro gestão sanitária. (V.Ortún) Financiamento público estabelecido com o objetivo de que os serviços sanitários se prestem segundo necessidade para:  Conseguir uns níveis de saúde e satisfação que sem os mesmos não se havia obtido.  Corrigir umas falhas de mercado (informação assimétrica, incerteza, e externalidades).  Melhorar a equidade social em relação à alternativa da não intervenção do Estado.

50 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 50 Macro gestão. Política sanitária (Health policy)  Saúde da população vs indicadores de produção.  Planejamento com base na informação de base populacional: demografia, variáveis socioeconômicas, meio ambientais e de estilos de vida, e dados de utilização sanitária.  Planejamento de RRHH (profissionais).  Função de Garantia (medicina personalizada ?)  Financiamento (capita, populacional, serviços, prestação, ato,..)  Investimentos (estratégia, redistribuição,..)  Integração, articulação entre níveis,..  Compra de Serviços  Investigação

51 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 51 Meso gestão sanitária. Gestão de centros  A meso gestão é a própria dos centros provedores de serviços de atenção: APS, Hospitais, Saúde Mental.  A gestão, o management,..é possível no âmbito público!!!  Incorporação de ferramentas empresariais (chegaram-se a chamar inovadoras!): orçamento prospectivo, gestão financeira, contabilidade de custos, gestão de compras, gestão de estoques, facilities management.  Profissionalização dos gestores (..e conhecimento, habilidades, atitudes,..perfis).  Vigilância sobre a politização da função gestora (interferência política)

52 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 52 Meso gestão sanitária. Gestão de centros  A personalidade jurídica do prestador de serviços não determina o caráter público ou privado da prestação: Os consórcios fundações, empresas públicas, e sociedades mercantis têm sido uma boa solução, permitem desburocratizar a gestão dos serviços sanitários sem mudar a titularidade pública dos mesmos.  Os modelos PPP começam a generalizar-se no âmbito espanhol e internacional. Será conveniente fazer um seguimento a longo prazo.

53 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 53 Micro-gestão sanitária. Gestão clínica A gestão clínica como componente fundamental da gestão sanitária. O médico é o ator em todo o processo assistencial: …-orientação – dx – indicação – tratamento -… Com suas decisões determina 70% da despesa sanitária  Uma gestão clínica efetiva com otimização de recursos e que possibilite a avaliação dos recursos empregados  Utilização de guias de prática clínica  Acesso ao prontuário do paciente desde qualquer ponto  Novas tecnologias que permitam novos espaços relacionais entre o cidadão e o médico / organização de saúde

54 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 54 MACRO GESTÃO MESO GESTÃO MICRO GESTÃO oferta (ou pelo mercado), Compra ou Orçamento 70% de recursos que atribui consórcios e grupos interesse

55 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 55 Entre as prioridades para o futuro de nossos sistemas de saúde destacam-se as relativas às relações inter-organizativas: Hospital –APS Continuidade de cuidados Equidade e desigualdades Atenção Integrada Prioridades para avançar de nossos sistemas de saúde

56 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 56


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