A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bioética e Espiritualidade da Filosofia Budista VIII Congresso Brasileiro de Bioética 23 a 26 de Setembro de 2009 Antonio J. De Araujo Coordenador nacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bioética e Espiritualidade da Filosofia Budista VIII Congresso Brasileiro de Bioética 23 a 26 de Setembro de 2009 Antonio J. De Araujo Coordenador nacional."— Transcrição da apresentação:

1 Bioética e Espiritualidade da Filosofia Budista VIII Congresso Brasileiro de Bioética 23 a 26 de Setembro de 2009 Antonio J. De Araujo Coordenador nacional do NEBIO - Núcleo de Estudos de Bioética da BSGI – Associação Brasil Soka Gakkai Internacional

2 Bioética É o uso criativo do diálogo para formular, articular e, na medida do possível, resolver os dilemas que são propostos pela investigação e pela intervenção sobre a vida, a saúde e o meio ambiente. (Definição de Bioética – Programa Regional de Bioética OPS/OMS, 2001)

3 Bioética Global Bioética é a combinação da biologia com conhecimentos humanísticos diversos, constituindo uma ciência que estabelece um sistema de prioridades médicas e ambientais para a sobrevivência aceitável. (Potter, V.R. Global Bioethics. Building on the Leopold Legacy. East Lansing: Michigan State University Press, 1988.)

4 Espiritualidade Qualidade ou caráter de espiritual. Espiritual:
Relativo ou pertencente ao espírito (por oposição à matéria) (Dicionário Aurélio, 2. ed., 1986)

5 Espiritualidade no mundo moderno
A espiritualidade é uma das fontes primordiais, embora não seja a única, de inspiração do novo, de esperança alvissareira, de geração de um sentido pleno e de capacidade de autotranscendência do ser humano.

6 Espiritualidade no mundo moderno
Há uma demanda por valores não-materiais, por uma redefinição do ser humano como um ser que busca um sentido plenificador, que está à procura de valores que inspirem profundamente sua vida. (L. Boff, 2001)

7 O que é espiritualidade?
É aquilo que produz dentro de nós uma mudança.

8 O que se entende por mudança na filosofia budista?
Ninguem Kakumei (Jossei Toda, 1951) Revolução Humana

9 Jossei Toda

10 Revolução Humana É o processo de mudança interior, que causa a transformação do carma. A mudança de postura começa a redirecionar a vida para a felicidade. O indivíduo, fortalecendo sua energia interior, passa a encarar e a enfrentar a vida com mais disposição, dinamismo e esperança.

11 Revolução Humana Cada pessoa é responsável pela própria vida e pode direciona-la da maneira que desejar. Autonomia e responsabilidade Solidariedade

12 Matéria e Espírito Shiki Shin Funi
Shiki = aspecto físico, material da vida (corpo ou matéria) Shin = natureza, aspecto interior (mente ou espírito) Funi = dois porém um (unicidade ou não dualidade) Unicidade da Matéria e Espírito ou Corpo e Mente

13 Shiki Shin Funi Eu creio que o Shiki Shin Funi se manifesta em todos os espécimes de todas as criaturas viventes nesse planeta, ou em outros. Faz parte do fluxo de vida cósmica. (Arnold Toynbee em Escolha a Vida. Toynbee & Ikeda, 1976)

14 Diálogos Arnold Toynbee

15 A não-dualidade ou totalidade
Um mestre pergunta: "Quem és tu?" O discípulo aponta o universo e responde: "Tu és tudo isso, nós somos toda essa realidade, somos parte e parcela do todo, somos o todo"

16 Qual o objetivo da transformação?
Transformar a própria vida. "Se eu praticar a religião e observar as tradições, isso não é espiritualidade?“ "Pode ser espiritualidade, mas, se não produzir em você uma transformação, não é espiritualidade." Transformar a vida de outros.

17 Qualidades do espírito humano
Compaixão Paciência Tolerância Responsabilidade Harmonia Determinação Sabedoria Coragem

18 Revolução Humana "A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país e além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."

19 Daisaku Ikeda

20 Muito obrigado. Antonio J. De Araujo dearaujo@onda.com.br 41-3352-5931


Carregar ppt "Bioética e Espiritualidade da Filosofia Budista VIII Congresso Brasileiro de Bioética 23 a 26 de Setembro de 2009 Antonio J. De Araujo Coordenador nacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google