A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Médio, 1º Ano Relações intertextuais: citação.

2 E mais precisamente, estudaremos a citação.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Relações Intertextuais - Citação Na aula de hoje, estudaremos a relação que existe entre textos: a intertextualidade. E mais precisamente, estudaremos a citação. ASPAS: Sinal gráfico que serve para isolar as citações dentro do texto. Imagem: Rhanyeia / Sinal gráfico que serve para isolar as citações dentro do texto / Public Domain.

3 Observem os dois textos abaixo.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Relações Intertextuais - Citação Observem os dois textos abaixo. Canção do exílio - Gonçalves Dias Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar –sozinho, à noite– Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que disfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá. Canção do exílio – Murilo Mendes Minha terra tem macieiras da Califórnia  onde cantam  gaturamos de Veneza.  Os poetas da minha terra  são pretos que vivem em torres de ametista,  os sargentos do exército são monistas, cubistas,  os filósofos são polacos vendendo a prestações.  A gente não pode dormir  com os oradores e os pernilongos.  Os sururus em família têm por testemunha a Gioconda.  Eu morro sufocado  em terra estrangeira.  Nossas flores são mais bonitas  nossas frutas mais gostosas  mas custam cem mil réis a dúzia. Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade  e ouvir um sabiá com certidão de idade! 

4 O QUE É INTERTEXTUALIDADE?
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Relações Intertextuais - Citação Vocês notaram como o texto de Murilo Mendes (século XX) faz referência ao texto de Gonçalves Dias (século XIX)? Podemos dizer que essa referência é a intertextualidade. O QUE É INTERTEXTUALIDADE? Intertextualidade significa a interação entre textos, um diálogo entre eles, ou seja, é a relação existente entre dois textos, caracterizada por um citar o outro. pt.wikipedia.org/wiki/Intertextualidade

5 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação O QUE É TEXTO? Texto, em sentido amplo, é um conjunto de signos organizados para transmitir uma mensagem. Portanto, no mundo atual da multimídia, a intertextualidade acontece entre textos de signos diferentes. produtexto.blogspot.com/2010/05/blog-post_309.html

6 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação Vamos observar agora um exemplo de intertextualidade na propaganda a seguir. Percebam que a propaganda do Greenpeace dialoga com a história de Chapeuzinho Vermelho. Imagem: Greenpeace /

7 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação A intertextualidade pode ter uma base temática, o que ocorre quando os textos apresentam em comum um tema, uma determinada ideologia ou visão de mundo. Podemos utilizar como exemplo a tragédia grega Medeia, de Eurípedes, e o musical Gota d’ Água, de Chico Buarque. O musical de Chico pode ser visto como uma representação moderna da tragédia de Eurípedes. Os diferentes tipos de intertextualidade a) b) Imagem: Eugène Delacroix (1798–1863) / Medeia, 1838 (1862) / Museu do Louvre / Public Domain.

8 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação A intertextualidade também pode ter uma base estilística. Isso ocorre quando um texto apresenta certos procedimentos muito conhecidos em outro texto, a exemplo do emprego de palavras, expressões ou estruturas sintáticas similares.

9 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação Comparem os dois textos a seguir. “As armas e os barões assinalados Que, da ocidental praia lusitana Por mares nunca dantes navegados Passaram ainda além da Taprobana, Em perigos e guerras esforçados Mais do que prometia a força humana Entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram” [..] (Luís de Camões. Os lusíadas. São Paulo: Abril Cultural,1979) “As salas e becões assinalados Da oriental praia paulistana Partiram em missão desumana A bater inimigos colorados. Depois do empate duro e fero Três em pleno alçapão, Queriam ao menos 1 a 0, E o sonho manter no coração”. [...] (José Roberto Toreto. Folha de S. Paulo, 8/3/2002) Imagem: Fernão Gomes / Luis de Camões, 1577 / Public Domain.

10 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação Observem que o jornalista José Roberto Torero refere-se a um jogo entre Santos e Internacional, estabelecendo uma relação intertextual com o poema de Camões. Com isso, ele busca transmitir a noção de grandiosidade representada no poema também para o jogo, reverenciando os esforços do grupo santista, comparando-os aos feitos grandiosos dos navegantes portugueses. c a b + = Imagens da esquerda pra direita: (a) Christopher Johnson from Tokyo, Japan / Neymar / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica. (b) Columbano Bordalo Pinheiro / Bandeira de Portugal / Public Domain. (c) Lilyu / WTF Public License.

11 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação Leiam agora o poema-canção “Pra que mentir?”, escrito por Noel Rosa e Vadico, e em seguida, a música “Dom de Iludir”, de Caetano Veloso. Pra que mentir? Pra que mentir se tu ainda não tens Esse dom de saber iludir? Pra quê?! Pra que mentir Se não há necessidade de me trair? Pra que mentir, se tu ainda não tens A malícia de toda mulher? Pra que mentir se eu sei que gostas de outro Que te diz que não te quer? Pra que mentir Tanto assim Se tu sabes que eu sei Que tu não gostas de mim?! Se tu sabes que eu te quero Apesar de ser traído Pelo teu ódio sincero Ou por teu amor fingido?! (Vadico e Noel Rosa,1934) Dom de iludir Não me venha falar na malícia de toda mulher Cada um sabe a dor e a delícia De ser o que é... Não me olhe como se a polícia Andasse atrás de mim Cale a boca e não cale na boca Notícia ruim... Você sabe explicar Você sabe entender tudo bem Você está, você é, você faz. Você quer, você tem... Você diz a verdade, a verdade é o seu dom de iludir. Como pode querer que a mulher Vá viver sem mentir. (Caetano Veloso, 1982)

12 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação Vocês perceberam que a música de Caetano Veloso mantém um diálogo explícito com o poema-canção de Vadico/Noel Rosa, estabelecendo, assim, uma imaginária correlação dialogal entre os dois textos? a) b) Imagem: Autor desconhecido /Disponibilizada por Auréola/ Noel Rosa / Domínio Público. Imagem: Starlight / Caetano Veloso at Umbria Jazz (Perugia - Italy) / Public Domain.

13 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação Podemos encontrar várias formas de realizar a intertextualidade explícita, tais como: epígrafe, citação, referência, alusão, paráfrase, paródia, pastiche e tradução. Dentre essas formas citadas, estudaremos com mais ênfase a... “CITAÇÃO”

14 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação MAS O QUE É A CITAÇÃO? Citação é a transcrição ou menção, marcada por aspas, de uma informação extraída de outra fonte. A citação é a forma mais explícita de marcar a reprodução de discurso no discurso. Falamos de citação sempre que um determinado locutor reproduz, no seu ato de enunciação, um outro ato de enunciação originário de um locutor diferente (ou de si próprio, em um outro momento). É raro que as palavras citadas correspondam textualmente às palavras proferidas.

15 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação Leiam agora a letra da música “Cinema Novo”, de Caetano Veloso. O filme quis dizer ‘Eu sou o samba’ A voz do morro rasgou a tela do cinema E começaram a se configurar Visões das coisas grandes pequenas Que nos formaram e estão a nos formar Todos e muitos: Deus e o Diabo, Vidas Secas, os Fuzis, os Cafajestes, o Padre e a Moça a Grande Feira o Desafio Outras conversas, outras conversas sobre os jeitos do Brasil. Imagem : Deus e o Diabo na Terra do Sol(1964)/Glauber Rocha/Copacabana Filmes/ Como podemos observar, na música, Caetano Veloso faz uma citação: “eu sou o samba” , referindo-se ao Cinema Novo e a seu modo de representar o Brasil, como fez o samba da época de Carmem Miranda.

16 (..)Do que a terra mais garrida Teus risonhos lindos campos têm flores
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Relações Intertextuais - Citação Verifiquem também a citação presente na seguinte passagem do Hino Nacional Brasileiro: (..)Do que a terra mais garrida Teus risonhos lindos campos têm flores “Nossos bosques têm mais vida” Nossa vida em teu seio mais amores. (...) Joaquim Osório Duque Estrada Observaram que o verso “Nossos bosques têm mais vida” está entre aspas? Isso ocorre porque o autor de nosso hino se apropriou desse verso que está contido no poema “Canção do exílio”, do poeta romântico Gonçalves Dias.

17 MAS PARA QUE SERVE A CITAÇÃO?
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Relações Intertextuais - Citação MAS PARA QUE SERVE A CITAÇÃO? Sempre que precisarmos fazer um trabalho de pesquisa, será necessário comprovarmos a fonte teórica que servirá para dar credibilidade às afirmações de nossos textos. Portanto, teremos que recorrer a citações, que são trechos consultados de suma relevância para a elaboração de um trabalho textual.

18 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação Agora, vamos conhecer os tipos de citação: citação direta; citação indireta e citação de citação.

19 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação Citação Direta CITAÇÃO DIRETA – é a transcrição fiel ou a cópia, no corpo de um trabalho, de um texto, de um parágrafo, uma frase ou de uma expressão, utilizando exatamente as mesmas palavras usadas pelo autor da obra pesquisada. A citação direta se subdivide em citação direta de até três linhas, citação até três linhas pelo sistema numérico, citação com mais de três linhas e citação com trechos omitidos.

20 Existem duas maneiras para realizá-la:
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Relações Intertextuais - Citação Citação Direta de Até Três Linhas Deve estar apresentada no parágrafo entre aspas duplas. Existem duas maneiras para realizá-la: 1ª. empregando termos como: segundo, de acordo com, afirma, relata, conceitua, descreve, etc., seguido do sobrenome do autor com a primeira letra em maiúscula e as demais em minúsculo, e entre parênteses o ano e página em que o texto se encontra. Ex: Segundo Vaz (2008, p. 63), “não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude”.

21 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação 2ª. trazendo a citação para o corpo do trabalho, e informando ao final da citação (entre parênteses) o sobrenome do autor, em letra maiúscula, seguido pelo ano de publicação e página em que o texto se encontra. Ex: “Não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude” (VAZ, 2008, p. 63).

22 Citações Até Três Linhas pelo Sistema Numérico
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Relações Intertextuais - Citação Citações Até Três Linhas pelo Sistema Numérico Nesse sistema, a fonte da qual foi extraída a citação é indicada em nota de rodapé no final do trabalho, através de uma numeração única e consecutiva, para todo o trabalho ou para cada capítulo, com os números situados um pouco acima da linha do texto e ao final da citação. Ex: No texto: “fazendo um relatório com algumas notas de rodapé” ¹ No texto: Segundo McGregor “fazendo um relatório com algumas notas de rodapé” ¹

23 Citações Com Mais de Três Linhas
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Relações Intertextuais - Citação Citações Com Mais de Três Linhas Devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto ( fonte 10 ou 11), sem aspas. Ex: É assim que podemos acompanhar Henry Edmond ao longo de toda a sua vida e que Hamlet poucas horas passará conosco. Em um dia de leitura podemos viver anos da existência das personagens de uma ficção. Nas poucas horas que dura uma tragédia, pouco mais viveremos que os derradeiros momentos do herói. (SIMÕES, João Gaspar. Ensaio sobre a Criação no Romance, Rio, 1944, p. 14)

24 Citações com Trechos Omitidos
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Relações Intertextuais - Citação Citações com Trechos Omitidos Omissões em citações são indicadas pelo uso de reticências no início e no final da citação, e só são permitidas quando não alteram o sentido do texto. No meio, usam-se reticências entre colchetes. No início da citação: “... alguns dos piores erros na construção organizacional têm sido cometidos pela imposição de um modelo mecanicista de “organização ideal” ou “universal” a uma empresa viva” (CASTRO, 1976, p.41) No meio da citação: “O poder tributário [...] é a base de aplicação de qualquer categoria de tributos” (FOUROUGE, 1973, p..41) No final da citação: “Em relação a este tema, Muraro (1983), no seu estudo com mulheres brasileiras da classe burguesa, afirma que uma das preocupações mais importantes destas mulheres centrava-se na própria aceitação...”

25 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação Citação Indireta CITAÇÃO INDIRETA – É a transcrição livre do texto, isto é, o autor tem a liberdade para escrever com suas palavras as ideias do autor consultado. Ex: Apenas poucos estudos examinaram a conformação de uma molécula inteira de mucina, utilizando a NMR de carbono 13 e técnicas de disseminação luminosa, (GERKEN, 1989).

26 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação Citação de Citação CITAÇÃO DE CITAÇÃO - É a transcrição direta ou indireta de um trecho de uma obra ao qual não se teve acesso direto. Nesse caso, é necessário empregar a expressão “apud” ou o equivalente em Português, “citado por”, para identificação da fonte que foi consultada. Ex: Além desses aspectos sobre a formação do povo brasileiro, que ainda hoje influenciam, de forma negativa, a disponibilidade para o ato de ler, outros ainda devem ser observados. Sobre este assunto, são esclarecedoras as palavras de Silva (1986 apud CARNEIRO, 1991, p. 31)

27 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação ATIVIDADE 1. Observe os textos abaixo e, em seguida, identifique os tipos de citações : "Deve-se indicar sempre, com método e precisão, toda documentação que serve de base para a pesquisa, assim como ideias e sugestões alheias inseridas no trabalho." (CERVO; BERVIAN, 1978, p. 97).

28 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação b) Barras (1979) ressalta que, apesar da importância da arte de escrever para a ciência, inúmeros cientistas não têm recebido treinamento neste sentido. c) "0 homem é precisamente o que ainda não é. O homem não se define pelo que é, mas pelo que deseja ser." (ORTEGA Y GASSET, 1963, apud SALVADOR, 1977, p. 160). d) Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3), é [ ]

29 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio
Relações Intertextuais - Citação 2. Observe a obra A Monalisa, de Leonardo da Vinci. Em seguida, com base no que estudamos sobre intertextualidade, responda de que forma ela dialoga com as imagens presentes nas alternativas propostas. Imagem: Leonardo da Vinci (1452–1519) / Mona Lisa, entre 1503 e 1505 / Museu do Louvre / Public Domain.

30 b) a) c) d) LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ANO – ENSINO MÉDIO
Relações Intertextuais - Citação b) a) Imagem: Mon Bijou / W/Brasil / c) d)

31 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano do Ensino Médio Relações Intertextuais - Citação REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS REVISTA CONHECIMENTO PRÁTICO. Língua Portuguesa. Número 21. São Paulo: Editora escala educacional. Março, 2010 CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português Linguagens. Volume 1.Ensino Médio. 5. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2005. CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português Linguagens. Volume 1. Ensino Médio. 7.ª ed. reformulada. São Paulo: Editora Saraiva, 2010. acao-2-de-4-.htm <acessado em 16/06/2012> <acessado em 16/06/2012> <acessado em 16/06/2012>

32 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 2 Rhanyeia / Sinal gráfico que serve para isolar as citações dentro do texto / Public Domain. 10/09/2012 6 Greenpeace / 7 Eugène Delacroix (1798–1863) / Medeia, 1838 (1862) / Museu do Louvre / Public Domain. 9 Fernão Gomes / Luis de Camões, 1577 / Public Domain. 10a Christopher Johnson from Tokyo, Japan / Neymar / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica. 10b Columbano Bordalo Pinheiro / Bandeira de Portugal / Public Domain. 10c Lilyu / WTF Public License.

33 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 12a Autor desconhecido /Disponibilizada por Auréola/ Noel Rosa / Domínio Público 10/09/2012 12b Starlight / Caetano Veloso at Umbria Jazz (Perugia - Italy) / Public Domain. 15 Deus e o Diabo na Terra do Sol(1964)/Glauber Rocha/Copacabana Filmes/ 30/10/2012 29 Leonardo da Vinci (1452–1519) / Mona Lisa, entre 1503 e 1505 / Museu do Louvre / Public Domain. 30 Mon Bijou / W/Brasil /


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google