A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESTADO NOVO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESTADO NOVO."— Transcrição da apresentação:

1 O ESTADO NOVO

2 Causas da queda da 1ª República
Instabilidade política; Subida dos preços dos produtos alimentares; Redução do poder de compra; Revoltas e greves constantes.

3 Golpe militar de 28 de Maio
1926 – O General Gomes da Costa revoltou-se, em Braga, e daí marchou com o seu exército sobre Lisboa. O Presidente da República demitiu-se. Terminou a 1ª República.

4 Início da Ditadura Militar
O Parlamento foi encerrado; Os governos e o Chefe de Estado passaram a ser escolhidos pelos militares; A imprensa passou a ser censurada; Foram proibidas greves e manifestações.

5 Salazar e o Estado Novo Em 1928, Óscar Carmona, Chefe do Governo, e único candidato às eleições foi eleito Presidente da República. António de Oliveira Salazar foi convidado para Ministro das Finanças. Este aceitou, mas com a condição de controlar os outros ministérios.

6 Medidas tomadas por Salazar
Reorganizou as finanças públicas, recorrendo ao aumento dos impostos. Reduziu os gastos com a saúde, educação e os salários dos funcionários públicos. Logo no primeiro ano as receitas do Estado foram superiores às despesas, não sendo necessário pedir dinheiro emprestado aos outros países.

7 Este êxito financeiro deu prestígio a Salazar e ele foi nomeado, em 1932, Presidente do Conselho de Ministros.

8 Iniciou-se o período do “Estado Novo”.
Constituição de 1933 Esta constituição pôs fim à Ditadura Militar Iniciou-se o período do “Estado Novo”.

9 Restrições às liberdades
Salazar: Proibiu a existência de partidos políticos e criou a União Nacional (apoiante do seu partido); Proibiu o direito à greve; Reorganizou a comissão de censura prévia que “cortava” o que não devia ser divulgado nos jornais, filmes, peças de teatro e outros espectáculos.

10 Restrições às liberdades
Criou a PVDE, Polícia de Vigilância e Defesa do Estado – chamada PIDE, Polícia Inter-nacional e Defesa do Estado Novo, a partir de 1945, para reprimir os que eram suspeitos de cometer crimes políticos. PIDE e GNR com um preso político

11 Exemplo de torturas a que estavam sujeitos os presos políticos

12 Ao serviço do Estado estavam também:
A Mocidade Portuguesa Organização em que participavam jovens de ambos os sexos. Esta organização procurava desenvolver o culto do chefe e o espírito militar. A Legião Portuguesa Organização armada para defender o regime .

13 Campanhas de propaganda a favor do governo
Feitas através de: - Livros escolares; - Imprensa, rádio e televisão; Mocidade Portuguesa. Salazar controlava assim tudo e todos, por isso se diz que governou em Ditadura.

14 Oposição ao regime A partir de 1945, quando os países democráticos europeus saíram vencedores da 2ª Guerra Mundial, Salazar viu-se forçado por pressões internacionais a permitir que os seus adversários participassem na vida do país. Pela primeira vez em vinte anos, marcou eleições onde a oposição podia intervir. Contudo, não lhe deu condições para sair vitoriosa: - Não tinha liberdade de fazer campanha política; - Listas de eleitores falseadas; - Não havia fiscalização no momento da contagem dos votos.

15 Um episódio da oposição
Em 1958, nas eleições para a Presidência da República, Humberto Delgado conseguiu ter muitos votos e foi uma ameaça ao candidato da União Nacional, Américo Tomás. Em 1965, o “General Sem Medo”, Humberto Delgado foi assassinado pela PIDE.

16 Nos anos 60 cresceram os movimentos de contestação ao regime: greves, revoltas e manifestações envolveram militares e civis, nomeadamente estudantes e alguns católicos.

17 A EMIGRAÇÃO Portugal não recuperou do atraso em que se encontrava face aos outros países, por isso aumentou a emigração para a França e para a Alemanha.

18 O governo de Marcelo Caetano
1968 – Salazar, gravemente doente, foi substituído por Marcelo Caetano na presidência do Conselho de Ministros. No início abrandou a actuação da polícia política e a censura. Porém, passado pouco tempo, este deu continuidade ao salazarismo.

19 EM ÁFRICA, A GUERRA COLONIAL
A partir do fim da 2ª Guerra Mundial, os povos colonizados pelos países europeus obtiveram a pouco e pouco a sua independência de uma forma pacífica ou através da luta armada. Os povos das colónias portuguesas vendo que outros tinham obtido a liberdade, também a quiseram. Porém, Salazar recusava admitir tal hipótese.

20 EM ÁFRICA, A GUERRA COLONIAL
1961 – Início da guerra em Angola. 1963 – Início da guerra na Guiné. 1964 – Em Moçambique, a FRELIMO iniciou a luta armada contra Portugal.

21 EM ÁFRICA, A GUERRA COLONIAL
Durante 13 anos, Portugal travou uma luta desgastante nestes três territórios – Guerra Colonial. Morreram mais de oito mil soldados portugueses e cerca de vinte e oito mil ficaram feridos ou mutilados. Esta guerra só terminou com a mudança de regime português em 25 de Abril de 1974.


Carregar ppt "O ESTADO NOVO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google