A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Manuel Viana de Carvalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Manuel Viana de Carvalho"— Transcrição da apresentação:

1 Manuel Viana de Carvalho
1874 1926 Manuel Viana de Carvalho Cllique

2 Nascido na cidade de Icó, Estado do Ceará, aos 10 de dezembro de 1874, desencarnou no dia 13 de outubro de 1926, a bordo do navio “Íris”, sendo o seu corpo sepultado na Bahia, em Salvador. Vianna de Carvalho fez os primeiros estudos de Humanidades no Liceu de Fortaleza. Posteriormente, em 1891, matriculou- se na extinta Escola Militar do Ceará, onde mereceu classificação de destaque pelo seu comportamento e merecimentos intelectuais.

3 Embora desde 1891 tivesse dado início à sua gigantesca tarefa de divulgação do Espiritismo, ela somente tomou vulto após ter- se matriculado no curso superior da antiga Escola Militar da Praia Vermelha, em 11 de fevereiro de 1895. Nessa época funcionava no Rio de Janeiro o “Centro da União Espírita de Propaganda no Brasil”. Integrando- se nesse grupo, Vianna de Carvalho passou a proferir conferências que conseguiam atrair compactos auditórios de mais de 500 pessoas.

4 Numa época quando a divulgação da Doutrina Espírita ensaiava os seus primeiros passos e encontrava pela frente a mais obstinada oposição, o Major Dr. Manuel Vianna de Carvalho, com pulso firme e animado do mais vivo idealismo, desbravava o terreno para nele lançar a semente generosa da propaganda. Como espírita foi dos mais entusiasmado. 0 seu nome representou verdadeira bandeira no campo da divulgação do Espiritismo. 0 que ele fez, em vários anos de luta e de atividades intensas, é algo que ainda não se pode colocar em dados estatísticos, tal o gigantismo da tarefa por ele desenvolvida em todo o país.

5 A sua palavra era atraente e arrebatadora, conseguindo, entre os espíritas uma penetração inusitada e inconfundível. Como conferencista era dos mais requisitados; como polemista, um dos mais salientes. Seu verbo inspirado, sua voz harmoniosa, sua animação, assumiam, às vezes, tonalidades e aspectos impressionantes. Foi na realidade um mágico da palavra. Militar disciplinado, com reais serviços à Pátria e ao Exército Nacional, o Major Manuel Viana de Carvalho – o “Manu”, como era tratado na intimidade dos seus familiares, ou o “Vianinha”, no seio da confraria – foi o grande paladino que fez do Espiritismo a sua bandeira, desfraldando-a por esses “Brasis” afora e defendendo-a com desassombro e galhardia.

6 Foi o Major Dr. Manuel Viana de Carvalho um dos maiores tribunos espíritas do Brasil, destacando-se pela sua eloqüência, erudição e destemor na pregação do Espiritismo. Salientando-se entre os mais destacados propagandistas, que não conhecia cansaço nem recuo. Seus improvisos na tribuna, magnetizava e empolgava os auditórios, foram acontecimentos marcantes na História do Espiritismo em nossa terra.

7 Em 1918, o “Reformador” assinalava, num artigo sobre Viana de Carvalho: “Quando houver de escrever-se a história da evolução espírita em nossa Pátria, o artista tribuno e vibrante polemista terá o seu lugar de destaque pela feição múltipla de sua atividade inconfundível”. “Como bandeirante da idéia, como desbravador de searas”- assinalou o “Reformador” – “é força convir que a sua obra doutrinária não tem paralelo no Brasil, ninguém fez mais nem melhor”.

8 Muita Paz Fontes de consulta: Sites : feparana.com.br;
autoresespiritasclassicos.com; espirtismogi.com.br Musica - Deja septembre Imagens da Internet Formatação-


Carregar ppt "Manuel Viana de Carvalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google