A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?"— Transcrição da apresentação:

1 O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?

2 A IMPORTANCIA DO ANTIGO TESTAMENTO PARA O NOVO TESTAMENTO

3 A TAREFA DA COMUNIDADE CRISTÃ DA ÉPOCA APOSTÓLICA I - A tarefa da Igreja Primitiva era divulgar, anunciar o que tinha acontecido com Jesus de Nazaré. 1) Precisavam esclarecer o que tinha acontecido com Jesus de Nazaré e demonstrar a veracidade desta interpretação e o acatamento a ela devido.

4 A TAREFA DA COMUNIDADE CRISTÃ DA ÉPOCA APOSTÓLICA 2) Eles tinham que fundamentar a ideia segundo a qual Jesus, a sua obra e a sua doutrina representavam o último e decisivo oferecimento da salvação feito por Deus. 3) Em fim era necessário desenvolver, aprofundar e fundamentar a Boa Nova.

5 A TAREFA DA COMUNIDADE CRISTÃ DA ÉPOCA APOSTÓLICA II – MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS 1)A ressurreição é a base da fé e pregação a) Gl = quando o Senhor ressuscitou lhe apareceu 2) A ressurreição mostrou que a morte de Jesus, não era um castigo, mas uma disposição da vontade de Deus.

6 A TAREFA DA COMUNIDADE CRISTÃ DA ÉPOCA APOSTÓLICA a) No plano de Deus a morte de Jesus tinha um sentido e um significado. A ressurreição era a prova inconfundível da realização da vontade de Deus.

7 A VIA JESUS SEGUNDO AS ESCRITURAS I – A comunidade primitivas pensou da seguinte forma: A vontade de Deus se manifestou na sua Palavra, isto é, na Sagrada Escritura. Se Jesus foi ressuscitado por Deus e, em consequência disso, o seu destino seguiu o curso estabelecido pelos decretos divinos, isto deve corresponder necessariamente à Escritura.

8 A VIA JESUS SEGUNDO AS ESCRITURAS 1) Certificando-se que a paixão, morte e ressurreição de Jesus estavam em conformidade com as escrituras, a pregação cristã primitiva adquiriu um importante princípio – o uso das Escrituras se tornou para ela legitimado e exigido; podiam agora invocar a Palavra de Deus em apoio do evento Cristo.

9 A VIA JESUS SEGUNDO AS ESCRITURAS EVANGELHO DE MARCOS 15.21ss VERSOS 33 VERSO 29 Sl 22 Sl 69.4 EVANGELHO DE LUCAS VERSO 46SL 31.5a LUCAS DOIS LADRÃOS NA CRUFIFICAÇÃO ISAIAS ( TODO OCONTEXTO DOCAPÍTULO)

10 2) Os pregadores começaram a demostrar que aquilo que aconteceu com Jesus concorda com as Escrituras. Porem esta formula não era tão explícita, precisava ser mais explícito.

11 A CITAÇÃO DAS ESCRITURAS I – Diante das exigências da pregação as referências as Escrituras tornaram-se cada vez mais claras e inconfundível. 1)A morte e a ressurreição de Jesus já incluíam em si mesmas a prova da realização da vontade de Deus.

12 A CITAÇÃO DAS ESCRITURAS 2) Mas tornava-se necessário explicitar o cumprimento da palavra divina quando se tratava dos acontecimentos: a)da vida de Jesus, b)situação da comunidade c)e das exigências com as quais ela se defrontava neste mundo.

13 A CITAÇÃO DAS ESCRITURAS 3) Tal explicitação só poderia ser dada pela Palavra de Deus da Escritura; por isso ela passou a ser citada.... Assim diz a escritura... a)Marcos = cita Malaquias 3.1 e Isaías 40.3 b)Marcos = cita Isaías 29.13

14 O ANTIGO TESTAMENTO COMO PROMESSA CUMPRIDA NO NOVO TESTAMENTO I – O tempo passou e Jesus ainda não veio, em função disso nasceu uma nova perspectiva. A tomada de consciência da sucessão gradual do plano divino de salvação. 1) A comunidade se coloca no horizonte do contexto da salvação, cujo campo se estende desde a comunicação da Palavra de Deus no passado até os acontecimentos da vida de Jesus e o tempo da Igreja.

15 O ANTIGO TESTAMENTO COMO PROMESSA CUMPRIDA NO NOVO TESTAMENTO 2) Em consequência disso o Antigo Testamento passou a ser considerado mais na linha da promessa, representada pela ação de Deus, do que na linha da realização, isto é, passou a ser lido no seu aspecto de promessa do cumprimento agora realizado.

16 O ANTIGO TESTAMENTO COMO PROMESSA CUMPRIDA NO NOVO TESTAMENTO a)Atos 2.14ss b)Mateus 4.14ss = início da atividade pública de Jesus. c)Mateus 21.4s Entrada em Jerusalém

17 TEMAS DA PREGAÇÃO DO NOVO TGESTAMENTO CALCADOS NO ANTIGO TESTAMENTO I – CRISTOLOGIA = Explica quem era Jesus de Nazaré. A ideia de Messias no Novo Testamento é diferente da ideia de Messias do Antigo Testamento. II – EXPIAÇÃO E REDENÇÃO III – AUTO DEFINIÇÃO DA COMUNIDADE CRISTÃ 1)I Pedro 2.9 = Êxodo ) Romanos = Dt 33.3; Dn 7.27

18


Carregar ppt "O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google