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FORMAÇÃO DE PREÇOS ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO NA AGRICULTURA

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Apresentação em tema: "FORMAÇÃO DE PREÇOS ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO NA AGRICULTURA"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO DE PREÇOS ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO NA AGRICULTURA
BUNGE AGRONEGÓCIOS PROF. Roberto Vertamatti GRUPO: AMILTON FERNANDES RIBEIRO ANDRESSA QUEIRÓZ DE SOUZA JOSÉ WILAME G. FERREIRA LUIS FEITOSA ALENCAR YUKI KAWAI YAMAMOTO

2 INTRODUÇÃO O AGRONEGÓCIO É CONSIDERADO UM DOS PILARES DA ECONOMIA BRASILEIRA. COM SAFRA DE CERCA DE 200 MILHÕES DE TONELADAS DE GRÃOS, RESPONDE POR MAIS DE 22% DO PIB E A GERAÇÃO DE EMPREGOS DE MAIS DE 30 MILHÕES DE POSTOS DE TRABALHO EM TODA CADEIA . NO CENÁRIO INTERNACIONAL, RESULTADOS POSITIVOS COM RECORDES CONSECUTIVOS DAS EXPORTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO QUE ULTRAPASSOU US$93,6 BILHÕES ENTRE JANEIRO E NOVEMBRO DE 2013,AUMENTO DE US$4,9 BILHÕES EM RELAÇÃO AO MESMO PERÍODO DE 2012. COM ESTE RESULTADO, O BRASIL OCUPA PAPEL IMPORTANTE NA PRODUÇÃO E EXPORTAÇÃO DE ALIMENTOS E CONFERE AO BRASIL, A 1º. COLOCAÇÃO NO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE CAFÉ, AÇÚCAR,SUCO DE LARANJA,CARNE BOVINA, CARNE DE FRANGO E SOJA EM GRÃO. FONTE: RELATÓRIO DE GESTAO 2013 DO MINISTERIO DA AGRICULTURA,PECUÁRIA E ABASTACIMENTO

3 FONTE: RELATÓRIO DE GESTAO 2013 DO MINISTERIO DA AGRICULTURA,PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

4 DENTRO DESTE CENÁRIO IMPORTANTE, DESTACAMOS O PAPEL DA BUNGE , MAIOR EXPORTADOR EM AGRONEGÓCIO NO BRASIL, QUE CONTRIBUI DE FORMA SUBSTANCIONAL PARA O SALDO POSITIVO DA BALANÇA COMERCIAL.

5 VISÃO, MISSÃO E VALORES DA BUNGE
Alimento é vida. Energia é vida. O mundo vai precisar de muito mais alimento e energia, e os recursos naturais são cada vez mais escassos. MISSÃO: Melhorar a vida, contribuindo para o aumento sustentável da oferta de alimentos e bioenergia, aprimorando a cadeia global de alimentos e do agronegócio.

6 .....VALORES Nossos valores garantem a eficácia de nossa abordagem integrada e descentralizada e nos ajudam a alcançar nosso objetivo de aprimorar a cadeia global de alimentos e do agronegócio INTEGRIDADE TRABALHO EM EQUIPE CIDADANIA EMPREENDEDORISMO ABERTURA E CONFIANÇA

7 PERFIL BUNGE A Bunge Brasil pertence à holding Bunge Limited, fundada em 1818, com sede em White Plains, Nova York, EUA. Uma empresa global e integrada de agronegócio, alimentos e bioenergia, que opera em toda a cadeia produtiva do campo à mesa do consumidor; Mais de 100 anos de dedicação ao agronegócio e à produção de alimentos e bioenergia no Brasil.

8 PERFIL BUNGE Como uma das maiores exportadoras do país
(a primeira em agronegócio), a Bunge contribui de maneira substancial para o saldo positivo da balança comercial e para as divisas da economia nacional. Possui mais de 120 unidades no Brasil, entre fábricas, moinhos e usinas, centros de distribuição, silos e instalações portuárias.

9 LOGÍSTICA São feitas aproximadamente 900 mil viagens de caminhões, 170 mil de vagões, 350 viagens de barcaças e 700 escalas navios, transportando grãos, óleos vegetais e açúcar; A Bunge se une a outras 3 gigantes no setor de agronegócios para investir em concessão de ferrovias com o objetivo de integrar o transporte de 98% da produção de soja, milho e farelo via ferroviário. Investe em Terminal Portuário no Norte visando movimentar 2 milhões de toneladas de grãos até o final do ano...vislumbrando a oportunidade de 4 milhões nos próximos anos.

10 Investimentos.... 2007 -Investiu R$ 220 milhões no Terminal de Grãos de Guarujá (TGG); 11/ De forma estratégica a Bunge fecha a venda de 50% de sua parte na joint-venture de fertilizantes com a OCP (estatal marroquina ); 03/ Bunge se une a outras 3 gigantes no setor de agronegócios para investir em concessão de ferrovias; 04/2014 Investiu US$ 500 milhões no RJ – Brasil para construção de um novo moinho processador de farinha de trigo. -R$ 700 milhões no transporte hidroviário no Norte - Terminal Portuário Fronteira Norte (Terfron).

11 ÁREA DE ATUAÇÃO Opera em quatro áreas de negócio:
Agronegócio & Logística Alimentos & Ingredientes Açúcar & Bioenergia. Fertilizante

12 AGRONEGÓCIOS NO BRASIL
Trabalha com mais de 20 mil agricultores, distribuídos em todo o país. Adquire, anualmente, mais de 20 milhões de toneladas de grãos, entre soja, milho, trigo, caroço de algodão, sorgo e girassol e se relaciona regularmente com clientes de todos os continentes. A Bunge é a maior exportadora do agronegócio brasileiro e destaca-se também como a maior compradora e esmagadora de soja do Brasil

13 As operações do agronegócio inclui:
Compra de grãos e oleaginosas de agricultores. Transporte, armazenagem e venda de matérias-primas aos clientes finais nos mercados domésticos e de exportação. Processamento de oleaginosas para a produção de farelos e óleo vegetal bruto para venda para produtores e gado, produtores de ração animal, food service, indústria de biocombustível e outros clientes.

14 AÇÚCAR & BIOENERGIA Entrou no mercado mundial de açúcar como trader em 2006, e desde então construiu uma forte posição na comercialização e produção de açúcar e etanol. Atualmente está entre as líderes no processamento de cana do Brasil e opera oito usinas com capacidade combinada de aproximadamente 21 milhões de toneladas por ano. As unidades também são equipadas para produção de energia renovável e cinco delas exportam energia elétrica para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

15 Bunge- dados financeiros consolidados Fonte: relatório anual 2013

16 AGRONEGÓCIO FATORES DE RISCO
PREÇO INTERNACIONAL FRETE MARÍ- TIMO VARIAÇÃO CAMBIAL JUROS QUALIDADE PRODUTO ENERGIA

17 Notícias de mercado que retratam reflexo preço...

18 INFLUÊNCIA DO GOVERNO NO PREÇO:
O presidente da Bunge do Brasil, Pedro Parente, disse que os investimentos em aumento da capacidade instalada para processar cana-de-açúcar no Brasil ainda estão “em estado de espera” até que o governo defina uma política clara de formação de preços de combustíveis e de eletricidade no país. Em agosto de 2011, a multinacional americana havia anunciado aportes de US$ 2,5 bilhões para elevar a capacidade de moagem de cana, das atuais 21 milhões de toneladas para 30 milhões de toneladas. Fonte: - acesso 10/06/2013

19 Fatores climáticos x preços
ALTA NOS GRÃOS A alta dos preços dos grãos criou uma situação "crítica" para o mercado mundial de alimentos, disse nesta quinta, dia 26, o executivo-chefe da Bunge, Alberto Weisser. Ele observou que as cotações de itens básicos, como milho e soja, subiram ainda mais do que em 2008 e 2011, quando o aperto da oferta e os preços elevados ajudaram a fomentar um cenário de instabilidade política. Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS Estoques de soja e milho estão cada vez mais apertados, segundo Weisser fonte:

20 Fatores climáticos x preços
ALTA DO PREÇO DO MILHO E SOJA EM 2012 O executivo-chefe da Bunge revelou que uma seca severa nos Estados Unidos, que puxou os futuros do milho e da soja para máximas históricas na Bolsa de Chicago (CBOT) na semana passada, soma-se a uma série de problemas de produção no mundo que provocaram fortes altas de preço nos últimos cinco anos. Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS Estoques de soja e milho estão cada vez mais apertados, segundo Weisser fonte:

21 CONCLUSÃO Trata-se de um mercado altamente dependente de fatores climáticos e localização geográfica que afetam diretamente a qualidade, disponibilidade e preços dos produtos no mercado internacional. Por se tratar de commodities negociadas em moeda estrangeira, requer alto controle no requisito variação cambial. Industria que consome energia, tem seus custos afetados pela variação do custo energia. O fator petróleo também afeta o custo em termos de logística ( frete). Politica de governo como incentivos ou aumento de impostos, linha de financiamentos com juros atrativos são fatores relevantes no agronegócio. Finalmente, a qualidade do produto que agrega alto valor comercial na negociação. Todos os riscos envolvidos são controlados pelos gestores especializados da BUNGE que atuam ativamente nos escritórios estrategicamente localizados pelo mundo.

22 bibliografia www.deser.org.br/.../doc/DesenvolvimentoRural.pd

23 Obrigada!


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