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Especialização em Criminalidade, Direitos Humanos e Segurança Pública.

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Apresentação em tema: "Especialização em Criminalidade, Direitos Humanos e Segurança Pública."— Transcrição da apresentação:

1 Especialização em Criminalidade, Direitos Humanos e Segurança Pública.
Waleska Ribeiro Neves Assistente Social Bacharel em Direito Especialista em Saúde Pública Maio -2013

2 O QUE É A ANTROPOLOGIA? QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA NOSSAS VIDAS?
Profª. Waleska Ribeiro Neves

3 Etimologicamente, o termo Antropologia deriva da junção dos vocábulos gregos anthropos (homem) elogia (estudo/tratado), o que significa “o estudo do homem”. Profª. Waleska Ribeiro Neves

4   A Antropologia é o estudo do homem e da humanidade em sua totalidade, abrangendo suas dimensões:
biológicas, sociais , culturais; Trata-se de agrupamentos e relações sociais, comportamento, desenvolvimento social, cultural e físico, suas relações com o meio natural, variações biológicas e sua produção cultural. Profª. Waleska Ribeiro Neves

5 A antropologia procura estudar a humanidade em todos os seus aspectos.
Profª. Waleska Ribeiro Neves

6 Pode-se afirmar que há poucas décadas a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo. Profª. Waleska Ribeiro Neves

7 Só no século XVIII, a Antropologia adquire a categoria de ciência, partindo das classificações de Carlos Lineu¹ e tendo como objeto a análise das "raças humanas". 1- Lineu nomeou os taxa em formas que lhe pareciam pessoalmente do senso- comum, por exemplo, seres humanos são Homo sapiens (de "sapiência"), mas ele também descreveu uma segunda espécie humana, Homo troglodytes ("homem das cavernas", nome dado por ele ao chimpanzé, hoje em dia mais comumente colocado em outro gênero, Pan). A classe Mammalia foi nomeada por suas glândulas mamárias porque uma das definições de mamíferos é que eles amamentam seus filhotes. Profª. Waleska Ribeiro Neves

8 Em meados do século XIX a partir das descobertas de Darwin e sua teoria evolucionista quando se concentrava na elaboração de teorias sobre a evolução do homem, sua sociedade e cultura. O homem não era mais fruto da criação Divina, então os cientistas começaram a procurar pela sua origem: o chamado “elo perdido”, que ligaria o homem moderno a seus ancestrais hominídeos. Profª. Waleska Ribeiro Neves

9 Com o tempo os estudos sobre o homem ganhou forma, os cientistas começaram a se interessar pelos grupos humanos primitivos e seus costumes, cultura e características, passando a entender o homem não mais como uma criação de Deus, mas da natureza. Profª. Waleska Ribeiro Neves

10 DARWIN E a teoria evolucionista Sec. xix
Profª. Waleska Ribeiro Neves

11 Para pensar as sociedades humanas, a antropologia preocupa-se em detalhar, tanto quanto possível, os seres humanos que as compõem e com elas se relacionam, seja nos seus aspectos físicos, na sua relação com a natureza, seja na sua especificidade cultural. Profª. Waleska Ribeiro Neves

12 Para o saber antropológico o conceito de cultura abarca diversas dimensões: universo psíquico, os mitos, os costumes e rituais, suas histórias peculiares, a linguagem, valores, crenças, leis, relações de parentesco, entre outros tópicos. Profª. Waleska Ribeiro Neves

13 A Antropologia é a disciplina que se propõe a estudar as interferências, trocas e interações humanas dentro de ambientes que se interligam, sem esquecer-se do processo de formação e as resultantes desses elementos. O antropólogo tenta ajudar o humano a se entender e a entender as diferenças, o diferente, o outro. Profª. Waleska Ribeiro Neves

14 Para isso, aprofunda-se qualitativamente nas questões que envolvam choques culturais, as estruturas de organização social, a formação do imaginário, a elaboração de pontos de vistas, a composição de estratégias de sobrevivências e até mesmo o limite de características biológicas na constituição desse panorama frente a um mundo em movimento. Profª. Waleska Ribeiro Neves

15 Profª. Waleska Ribeiro Neves

16 Estudo antropológico Esta ciência estuda, principalmente, os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta. A estrutura física e a evolução da espécie humana também fazem parte dos temas analisados pela Antropologia. Profª. Waleska Ribeiro Neves

17 Os antropólogos utilizam, como fontes de pesquisa, os livros, imagens, objetos, depoimentos entre outras. Porém, as observações, através da vivência entre os povos ou comunidades estudadas, são comuns e fornecem muitas informações úteis ao antropólogo. Profª. Waleska Ribeiro Neves

18 A princípio, a antropologia dividiu-se em duas principais áreas de estudo:
biológica e a cultural, partindo como pressuposto as duas dimensões básicas do ser humano. Sendo assim temos como os principais sub-campos da antropologia a Antropologia Biológica e a Antropologia Cultural. Profª. Waleska Ribeiro Neves

19 Antropologia Biológica
Procura compreender o homem como ser biológico, estudando principalmente sua origem, evolução, variações e constituição física. Procura desenvolver um conhecimento antropológico com ênfase nas características físico-biológicas das populações humanas, tanto antigas como modernas, levando em conta também a interação entre biologia e cultura, ou seja o ser humano como um organismo biológico num contexto sócio-cultural. Profª. Waleska Ribeiro Neves

20 Antropologia cultural
Tem por objetivo o estudo do homem e das sociedades humanas na sua vertente cultural. A representação, pela palavra ou pela imagem, é uma das suas questões centrais. Assim, o estudo da natureza do signo na comunicação humana, tornou-se preocupação maior. Profª. Waleska Ribeiro Neves

21 O conceito de antropologia cultural relaciona-se com:
Ciência Social - propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados. Ciência Humana - volta-se especificamente para o homem como um todo: sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem, características psicológicas, valores éticos etc Profª. Waleska Ribeiro Neves

22 Antropologia sociocultural
Profª. Waleska Ribeiro Neves

23 ANTROPOLOGIA SoCIOCULTURAL
A antropologia sociocultural estuda as adaptações socioculturais dos grupos humanos, tanto contemporâneos quanto extintos, aos diversos estímulos que encontraram no decorrer de sua história. Em outras palavras, a antropologia cultural estuda a diversidade cultural humana, sejam elas contemporâneas ou extintas, procurando compreender o homem enquanto ser cultural e social. Profª. Waleska Ribeiro Neves

24 O foco está no estudo principalmente de sua produção cultural, agrupamentos e relações sociais, comportamento e desenvolvimento social. Sua ênfase está no estudo antropológico tendo por base os sistemas simbólicos desenvolvidos pelos agrupamentos humanos em suas dinâmicas interações. Profª. Waleska Ribeiro Neves

25 Uma proposição fundamental da Antropologia é que nenhuma parte pode ser entendida plenamente, o mesmo com exatidão, se separa do todo. E, de modo inverso, o todo não pode ser percebido com exatidão sem o conhecimento profundo e especializado da partes. Profª. Waleska Ribeiro Neves

26 Para compreender qualquer aspecto do comportamento sexual humano, por exemplo, deve examiná-lo em termos de genética, fisiologia, características climáticas, sistema de valores e estruturas técnicas, econômicas, de parentesco, religiosas e políticas de cada sociedade humana. Profª. Waleska Ribeiro Neves

27 A Antropologia toca em virtualmente todos os campos possíveis do conhecimento, aproveita-se deles e neles se inspira. As habilidades do antropólogo devem ser altamente diversificadas, mas a unidade da disciplina é mantida pela concentração no caráter global do homem e da cultura. Profª. Waleska Ribeiro Neves

28 Sociedade É um Sistema Social definido por um território geográfico, que não necessariamente é uma fronteira política, dentro do qual uma população compartilha uma Cultura, aí incluída a linguagem, e um estilo de vida comuns. Profª. Waleska Ribeiro Neves

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30 A sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com as suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade. Profª. Waleska Ribeiro Neves

31 Profª. Waleska Ribeiro Neves

32 As sociedades humanas são formadas por entidades populacionais cujos habitantes e o seu entorno se inter-relacionam num projeto comum que lhes outorga uma identidade. O conceito também implica que o grupo partilhe laços ideológicos, económicos e políticos. Na hora de analisar uma sociedade, são tidos em conta fatores como o grau de desenvolvimento, a tecnologia alcançada e a qualidade de vida. Profª. Waleska Ribeiro Neves

33 Hoje, a sociedade é composta não mais de indivíduos, mas de sujeitos que são simultaneamente criadores e criaturas do mundo das regras. Profª. Waleska Ribeiro Neves

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35 Em sentido particular, (uma) sociedade é uma designação aplicável a um grupo ou coletivo humano dotado de uma combinação mais ou menos densa de algumas das seguintes propriedades: territorialidade; recrutamento principalmente por reprodução sexual de seus membros; organização institucional relativamente autossuficiente e capaz de persistir para além do período de vida de um indivíduo; distintividade cultural. Profª. Waleska Ribeiro Neves

36 A sociedade existe desde o próprio aparecimento do Homem, apesar de a sua forma de organização ter sofrido alterações ao longo da história. A sociedade do homem pré-histórico estava organizada numa forma hierárquica, em que um chefe (o mais forte ou sábio do grupo) ocupava o poder. Profª. Waleska Ribeiro Neves

37 Na Grécia Antiga, a tendência absolutista do poder começou a variar, já que as classes inferiores da sociedade puderem chegar a certos sectores de destaque na tomada de decisões através da democracia. Profª. Waleska Ribeiro Neves

38 Durkheim, Marx e Weber conceituaram de maneiras diferentes a definição de sociedade. Cada um definiu a constituição da sociedade a partir do papel político, social ou econômico do indivíduo. Profª. Waleska Ribeiro Neves

39 durkheim Para Émile Durkheim, o homem é coagido a seguir determinadas regras em cada sociedade, o qual chamou de fatos sociais, que são regras exteriores e anteriores ao indivíduo e que controlam sua ação perante aos outros membros da sociedade. Profª. Waleska Ribeiro Neves

40 Karl marx Para Karl Marx, a sociedade sendo heterogênea, é constituída por classes sociais que se mantêm por meio de ideologias dos que possuem o controle dos meios de produção, ou seja, as elites. Numa sociedade capitalista, o acúmulo de bens materiais é valorizado, enquanto que o bem-estar coletivo é secundário. Profª. Waleska Ribeiro Neves

41 weber  A sociedade, para Weber, constitui um sistema de poder, que perpassa todos os níveis da sociedade, desde as relações de classe a governados e governantes, como nas relações cotidianas na família ou na empresa. O poder não decorre somente da riqueza e do prestígio, mas também de outras fontes, tais como: a tradição, o carisma ou o conhecimento técnico-racional. Profª. Waleska Ribeiro Neves

42 weber O poder por meio da dominação tradicional se dá através do costume, quando já está naturalizada em uma cultura e, portanto, legitimada. Por exemplo, uma fonte de dominação tradicional é o poder dos pais sobre os filhos, do professor sobre o aluno etc. Profª. Waleska Ribeiro Neves

43 Sociedade moderna A civilização moderna depende das organizações para a manutenção e a implementação do seu bem-estar. "Ao contrário das sociedades anteriores, a sociedade moderna atribui um elevado valor ao racionalismo, à eficiência e à competência. A organização cria um poderoso instrumento social, através da coordenação de grande número de ações humanas" (Etzioni, 1989). Torna-se difícil imaginar a sociedade atual sem a presença de organizações. "Nascemos nelas e, usualmente, morremos nelas. Profª. Waleska Ribeiro Neves

44 Socialização é o processo através do qual os indivíduos são preparados para participar de Sistemas Sociais. Não somos socializados para compreender sistemas como sistemas, em vez disso os compreendemos como uma realidade que aceitamos como natural. Apesar de bastante associado ao desenvolvimento infantil, a Socialização dura a vida inteira e ocorre á medida que as pessoas assumem novos papéis e se ajustam ao fato de adquirir e perder alguns direitos e deveres. Profª. Waleska Ribeiro Neves

45 Ela é necessária para que o sistema continue e funcione de forma eficaz, afinal todos em Sociedade dependem de indivíduos motivados, capazes e preparados para desempenhar os vários papéis que abrange. A Socialização pode ser entendida também como aculturação, ou seja, aquisição de uma Cultura, ou inserção dentro de uma Cultura. Profª. Waleska Ribeiro Neves

46 Profª. Waleska Ribeiro Neves

47 Bibliografia Sugerida:
castro_2002_o-conceito-de-sociedade-em-antropologia_txt.pdf opologia+e+sociedade&hl=pt&sa=X&ei=DrdgUY6yFIXU0gGilIE4&redir_esc=y tropologia&hl=pt&sa=X&ei=WLdgUdSaFKrC0AGSvICABA&redir_esc=y antropologia&hl=pt&sa=X&ei=9LdgUfvbEufO0wHw0IHgBA&sqi=2&redir_esc=y Profª. Waleska Ribeiro Neves

48 AULA ATIVIDADE Discorra sobre a importância da antropologia e suas interfaces na sociedade moderna. Bom trabalho a todos!!!! Sucesso! Profª. Waleska Ribeiro Neves


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