A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Cone Sul Bacia da Platina: Estruturada pelos rios Paraná, Uruguai e Paraguai. Drena regiões de planícies fluviais e baixos planaltos (brasileiro,Patagônia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Cone Sul Bacia da Platina: Estruturada pelos rios Paraná, Uruguai e Paraguai. Drena regiões de planícies fluviais e baixos planaltos (brasileiro,Patagônia."— Transcrição da apresentação:

1 O Cone Sul Bacia da Platina: Estruturada pelos rios Paraná, Uruguai e Paraguai. Drena regiões de planícies fluviais e baixos planaltos (brasileiro,Patagônia e Andes). Porção noroeste: Drenada pelo rio Paraguai. Possui o nome de “Chaco” e abrange terras paraguaias, brasileiras, bolivianas e argentinas. Pampas: Porção sudeste e sudoeste da região. Clima: Temperado com verões quentes e invernos amenos.

2 O Cone Sul Buenos Aires: Mostra tradições européias, inglesas, espanholas e italianas no modo de vida e arquitetura. Possui mais de 10 milhões de habitantes(1/3 do país). Grande produção industrial. Em Córdoba, estão as montadoras.

3 O Cone Sul Uruguai: Apelidado de Suíça latino-americana. Possui um centro financeiro internacionalizado. Expectativa de vida de 70 anos; Baixa mortalidade infantil. Taxa de analfabetismo quase zero.

4 O Cone Sul - Argentina - Na colonização hispânica, o pampa foi um espaço marginal. O porto de Buenos Aires funcionava como um elo entre as zonas mineradoras andinas e o poder colonial ibérico. - Através do porto entravam produtos ingleses e franceses destinados ao Peru. - A mistura entre europeus e indígenas foi a base do povoamento do pampa.

5 O Cone Sul- Argentina Ladinos: Aldeias próximas ao rio do Prata e viviam do artesanato. Gaúchos: Interior do pampa. Criavam gado e possuíam tradições européias e indígenas. Clima temperado domina o núcleo demográfico e econômico do pampa. Na Mesopotâmia (Uruguai e Paraná), o clima é subtropical. Na Patagônia: o planalto é árido e frio. Apresenta criação de ovinos.

6 O Cone Sul- Chile Conquistou a independência em É um centro econômico e demográfico onde Santiago possui uma parcela significativa do parque industrial nacional. - O litoral setentrional apresenta uma paisagem árida, devido à ação da corrente de Humboldt. - Sua economia baseia-se na exportação. - Em 1973, iniciava-se um golpe militar de Augusto Pinochet. Uma das mais sangrentas ditaduras.

7 O Cone Sul- Chile Em torno de 30 mil pessoas foram mortas e milhares, torturadas ou exiladas. Período de privatizações e abertura da economia para o capital estrangeiro onde empresas faliram, aumentando o desemprego. Deterioração do sistema estatal da educação, saúde e moradia. O neoliberalismo acabou em 1989, surgindo a democratização.                       

8 O Cone Sul- Chile Em 1990, houve o “Milagre chileno” com taxas de crescimento altas. O Chile exportava cobre, frutas e madeira. Junto com o Brasil, apresentava altas taxas de concentração de riquezas. Cerca de 4 milhões de chilenos vivem abaixo da linha da pobreza. Educação e saúde ainda são precários.

9 Bolívia e Paraguai Únicos países que não possuem fachada costeira. São mediterrâneos. Foram alvos da economia primária. Taxas de urbanização menores do continente. Porção setentrional da Bolívia é úmida e florestada onde está a bacia amazônica.

10 Bolívia e Paraguai O Paraguai: Possui em torno de 6 milhões de habitantes. - É um grande exportador de energia elétrica, Itaipu e yaciretá, na Argentina.


Carregar ppt "O Cone Sul Bacia da Platina: Estruturada pelos rios Paraná, Uruguai e Paraguai. Drena regiões de planícies fluviais e baixos planaltos (brasileiro,Patagônia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google