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Requisitos www.professoralucelia.com.br.

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Apresentação em tema: "Requisitos www.professoralucelia.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Requisitos

2 Requisito é uma condição ou capacidade:
Conceito de Requisito Requisito é uma condição ou capacidade: Necessária para um usuário resolver um problema ou alcançar um objetivo; Para satisfazer uma especificação em um sistema ou em um componente; Com uma representação documentada. Em: The IEEE Standard Glossary of Software Engineering Terminology, 1997. Rocco, 2004

3 Ciclo-de-vida dos REQUISITOS
Necessidade Definição Gestão Utilização Avaliação

4 Processo de Engenharia de Requisitos
Necessidades Informações Aquisição Especificação Elicitação Modelagem Especificação dos Requisitos Validação Análise Representações Rocco, 2004

5 Requisitos de Software
A Norma ISO/IEC 9126 define seis características de qualidade de software que devem ser avaliados: Funcionalidade (finalidade do produto) Usabilidade (esforço para utilizar, aprender o produto) Confiabilidade (freqüência de falhas, recuperabilidade) Eficiência (desempenho) Manutenibilidade (esforço necessário para modificar) Portabilidade (capacidade de transferir o produto para outros ambientes)

6 Níveis de Requisitos Requisitos de negócio Requisitos de usuário
objetivos de alto nível requeridos pelos clientes Requisitos de usuário tarefas que os usuários são habilitados a realizar Requisitos funcionais funcionalidade que o software deve prover (comportamento e propriedade: como o sistema deve se comportar quando recebe um estimulo) Requisitos não funcionais Restritivos: Impõem restrições ao sistema, o que limita as opções de solução a serem adotadas. Não expressam nenhuma funcionalidade a ser realizada pelo software

7 Como os Projetos Podem Ter Sucesso?
Análise do Problema Entenda o problema Obtenha concordância dos envolvidos Levantamento dos Requisitos Identifique quem usará o sistema (atores) Descubra como o sistema será usado (casos de uso) Gerência de Requisitos Especifique os requisitos completamente Gerencie expectativas, mudanças e erros Controle o aumento do escopo Defina a equipe e a mantenha informada

8 Gerência de Requisitos
Atividades de: - acompanhar o desenvolvimento - controlar as mudanças dos requisitos Ações: - planejamento desenvolvimento - rastreabilidade com componentes de software - definição do estado e avaliação da qualidade - Análise de impacto e controle de versões de mudanças Rocco, 2004

9 Principais Atividades da Engª de Requisitos
Documento de Requisitos do Sistema ELICITAR ANALISAR Métodos, Decisões da Análise Técnicas e Ferramentas MODELAR Modelo de Análise do Sistema

10 Elicitação dos requisitos
Nesta fase o engenheiro de requisitos procura captar os requisitos do software, buscando obter conhecimento do domínio do problema. ELICITAR: descobrir, tornar explícito, obter o máximo de informações para o conhecimento do objeto em questão. Cabe à elicitação a tarefa de identificar os fatos relacionados aos requisitos do Sistema, de forma a prover o mais correto e mais completo entendimento do que é demandado do software. Para alcançar tal objetivo, esta fase utiliza três atividades principais: identificação das fontes de informação; coleta de fatos e comunicação, além de ferramentas, pessoal e métodos.

11 Elicitação dos requisitos
Obter informação sobre domínio do problema e sistema atual (Antes de manter as reuniões com os clientes e usuários e identificar os requisitos, é fundamental conhecer o domínio do problema e os contextos organizacional e operacional (situação atual). A equipe responsável pelo levantamento deve se familiarizar com o vocabulário próprio do domínio a ser considerado. Preparar e realizar reuniões de levantamento /negociações (Utilizar técnicas específicas para o levantamento de requisitos e técnicas de negociação). Identificar e revisar os objetivos do sistema (Identificar e revisar quais informações relevantes para o cliente que o sistema deverá gerir e armazenar.) Identificar e revisar os requisitos funcionais Identificar e revisar os requisitos não funcionais Elicitação dos Requisitos

12 Necessidades da Elicitação
Faz Coleta de Fatos Faz Identificação de Fontes de Informação Faz Comunicação Faz/Usa Ferramentas Usa Pessoal Usa Métodos Depende de Pontos de Vista

13 Identificação das Fontes de Informação
O que são Stakeholders do sistema? Qualquer pessoa afetada de alguma forma pelo sistema (atores, cliente, usuário final, desenvolvedor) A análise dos Stakeholders ajuda a determinar o impacto que um novo sistema de informação terá.

14 Identificação das Fontes de Informação
Outras fontes de Informação: Documentação do macrosistema Políticas Manuais Memos, atas, contratos... Livros sobre tema relacionado Outros sistemas da empresa, sistemas externos.

15 Identificação das Fontes de Informação
Importante: Priorizar as Fontes de Informação. Descubra: Atores mais importantes Documentos mais mencionados Rede de comunicações entre os componentes do macro-sistema ...

16 Comunicação Apresentação: A forma como a informação é apresentada
(...entre clientes/agentes e os eng. soft.) Apresentação: A forma como a informação é apresentada Entendimento: Estabelecimento de contextos comuns. Ex. Planta; Ordem de 5,10,2,9,8,4,6... Linguagem Nível de Abstração Retro-alimentação

17 Apresentação Diferentes formas de apresentação ajudam ou dificultam o entendimento. Distribuição de Vendas Produto A 15% Produto B 40% Produto C 20% Produto D 25%

18 Entendimento A comunicação pode ser ruidosa se os indivíduos estiverem dialogando em diferentes níveis de abstração. Conflito presente entre generalistas e especialistas. Exemplo Devemos conquistar mercados (Diretoria) X Distribuir os vendedores (Gerência de Vendas)

19 Linguagem A linguagem é reflexo da cultura de uma sociedade.
Para entendermos algo de importante para uma sociedade temos que entender sua linguagem. Deve-se compreender a linguagem antes de elicitar as necessidades. Exemplos Conta-mãe, Dzero, Fecha a mesa, Passagem de Resultados, Zipar, FTP, TCP/IP

20 Resumir, parafrasear, confirmar.
Retroalimentação Obrigar ao receptor da informação a recolocar a comunicação até que o emissor responda positivamente a recolocação. Resumir, parafrasear, confirmar. ? a

21 Técnicas de Levantamento
- Entrevistas - Questionários Observação / Visitas instalações (próprias ou outras) - Demonstrações - Pesquisa externa - Análise da Documentação - Joint Application Design (JAD) - IBM - Brain Storm - Brain Writing

22 JAD - Joint Application Development
INTRODUZ TEMA MOSTRAR EXEMPLOS DISCUSSÃO CONSENSO DOCUMENTAÇÃOO PENDÊNCIA IMPASSE Responsável Gerência Processo Usuários e desenvolvedores trabalham juntos em uma reunião com o objetivo de: identificar o problema propor elementos de solução negociar diferentes abordagens especificar um conjunto preliminar de requisitos de solução Envolve: preparação para reunião a partir de uma requisição geral do produto reunião

23 - Fontes sólidas e confiáveis.
Questionários - Fontes sólidas e confiáveis. - Questionário objetivo, dirigido e diferenciado

24 Inclui a análise das informações em meio magnético (discos, fitas...)
Análise Documental Estudo dos registros existentes, (documentos e relatórios, atuais ou históricos). Inclui a análise das informações em meio magnético (discos, fitas...)

25 Entrevistas Funções - Obtenção de informações: atitudes, comportamento, fatos vivenciados, tendências e experiências - Informações sobre a empresa, atividades e a funções - Visão mais concreta da realidade - Coordenação de informações recebidas de fontes diversas

26 A entrevista - Forma mais comum: pessoal / direta
- Documentação dos resultados: copiar tudo? gravar? filmar? realizar anotações ? - Pessoas certas que estão nos locais certos - Perguntas certas, respostas certas - Seqüência dos entrevistados - Planejamento do tempo - Coleta prévia de tantos dados quanto possíveis

27 Entrevistas Procedimentos preliminares
- Planejar a entrevista: objetivo, perguntas e tempo - Escolher o local: privacidade é essencial - Agendar a entrevista, informando o entrevistado da agenda - Obter informações sobre as características do pessoais e funcionais do entrevistado

28 Durante a entrevista - Apresentar-se
- Repassar a agenda (objetivos, patrocinador, motivo da escolha do entrevistado) - Postura do entrevistador: credibilidade, isenção, discrição; não criar ressentimentos - Deixar o entrevistado falar (redução da interferência) - Direcionar a discussão para os objetivos - Evitar perguntas fechadas - Não ultrapassar o tempo - Notar sinais de impaciência

29 Um estilo para entrevistar
- Relacione a parte da entrevista c/ partes do sistema - Obtenha pontos de vista alternativos - Solicite detalhes do item que você estiver interessado - Estabeleça a dependência do assunto com outros - Confirme os dados obtidos - Focalize os requisitos (não os problemas técnicos)

30 Problemas - Você está tomando tempo demais
- Você está ameaçando meu emprego - Você não conhece a nossa empresa - Você está tentando mudar o modo que as coisas são feitas aqui - Não queremos esse sistema - Mudei de opnião - Aqui não há consenso de como a coisa deve ser feita

31 Brainstorm - Reunião onde todos têm liberdade de expressar suas opiniões - Nenhuma crítica prévia deve ser feita - São válidas colocações por impulso: o que vale é a quantidade de idéias - Relacionadas as idéias, passa-se para a interpretação dos resultados

32 Brainwriting - Dividir os participantes em grupos de 4 ou 5 pessoas
- Os grupos recebem uma questão O trabalho - Escrever a sua opinião sobre a questão - Ao terminar, colocar a folha no centro da mesa - Pegar a folha de respostas de outro integrante do grupo - Criticar as colocações encontradas

33 Brainwriting - Criticar todos os trabalhos do grupo, por escrito
- Completado o ciclo, o grupo pode receber nova pergunta - O presentes criticam todas as posições dos grupos Obs: - Pode haver um relator por grupo - Cada grupo pode receber uma questão diferente - Exige um relator do trabalho final


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