A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Esse livro tem sido debatido pelas mais variadas linhas teológicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Esse livro tem sido debatido pelas mais variadas linhas teológicas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Esse livro tem sido debatido pelas mais variadas linhas teológicas.
Reconhecidamente através da história da igreja o livro, mais "estranho", difícil e complexo em toda a Bíblia é o livro do Apocalipse. Calvino se recusou a escrever qualquer comentário sobre Apocalipse. Lutero fugiu deste livro durante anos. Esse livro tem sido debatido pelas mais variadas linhas teológicas.

3 tanto as presentes como as que acontecerão.
O Livro do Apocalipse é dividido em 3 partes: Coisas que viu As presentes Que acontecerão FIM Ap 1:19 “Escreva, pois, as coisas que você viu, tanto as presentes como as que acontecerão.

4 Apocalipse é um Mosaico Bíblico
Apocalipse é um livro de visões Apocalipse é um livro de símbolos

5 ALGUMAS VISÕES DE JOÃO EM PATMOS

6 Ap 5:2

7 Ap 7:11

8 Ap 10:1-2

9 Ap 11:7-12

10 Ap 14:1

11 A Fé na era cristã Século I

12 Quais eram as características dos cristãos
para os quais, João escreveu o Apocalipse?

13 I. COMO O CRISTIANISMO SE EXPANDIU E PENETROU NO MUNDO ROMANO?
O cristianismo penetrou no mundo romano através de cinco vias principais: 1) A pregação e o ensino dos primeiros evangelistas. Eusébio de Cesaréia, historiador da primeira igreja, fala da dedicação destes: “Nessa época muitos cristãos sentiram suas almas inspiradas pela palavra santa, assim como um desejo veemente de alcançar a perfeição. Seu primeiro ato, em obediência às instruções do Salvador, foi vender seus bens e distribuir o resultado deles entre os pobres.

14 I. COMO O CRISTIANISMO SE EXPANDIU E PENETROU NO MUNDO ROMANO?
A seguir, abandonando seus lares, passaram a cumprir a obra de evangelista, tendo como alvo pregar a palavra de fé para os que ainda não a tivessem ouvido e confiar-lhes o livro dos evangelhos divinos. Eles se contentavam em simplesmente lançar os fundamentos da fé entre esses povos estrangeiros; a seguir, nomearam pastores e lhes deram a responsabilidade de edificar aos que eles haviam simplesmente induzido a crer. Passavam então a outros países e nações com a graça e ajuda de Deus”.(Tucker, 1996, p. 26).

15 2) O testemunho pessoal e informal dos crentes.
“Nessa época todo cristão era um missionário”, escreveu John Foxe em seu clássico O Livro dos Mártires. E acrescenta: “O soldado tentava ganhar recrutas para o exército celestial; o prisioneiro procurava levar o carcereiro a Cristo; a menina escrava sussurrava o evangelho ao ouvido de sua senhora; a jovem esposa pedia ao marido para ser batizado a fim de que suas almas não se separassem após a morte; todos os que haviam experimentado a alegria de crer tentavam atrair outros para a fé”.

16 3) Os exemplos não-verbais dos atos de bondade e caridade cristãs.
A solidariedade e a caridade eram marcas distintivas dos primeiros cristãos. Declaração do Imperador apóstata Juliano ( ): “O ateísmo [isto é, a fé cristã] progrediu especialmente devido aos serviços prestados a estranhos e aos cuidados tomados com o enterro de mortos. É um escândalo que não exista um único judeu que seja pedinte e que os galileus sem deus se preocupem não só com seus pobres como também com os nossos; ao passo que aqueles que nos pertencem aguardam em vão o auxílio que deveríamos prestar-lhes” (Neill,1997,p. 44).

17 4) O efeito da perseguição e martírio dos cristãos sobre a opinião pública.
Os martírios eram eventos com grande publicidade. A platéia recebia uma profunda impressão e se compadecia daqueles cristãos. O que de tão especial levaria tantos homens a se submeterem à morte de maneira tão fiel e apaixonada? Existem relatos de casos em que pagãos se convertiam no preciso momento em que assistiam a condenação e morte de cristãos.

18 5) O raciocínio intelectual dos primeiros apologistas (Após o ano 200).
O cristianismo, diferente das religiões pagãs do mundo romano, não nascera como resultado de mitos e mágicas. Ele teve como base a realidade e o fato histórico. Orígenes, Tertuliano, Justino Mártir e tantos outros defensores da fé tiveram poderosa influência em tornar o cristianismo mais razoável para os intelectuais e pessoas de classes mais altas, sendo vários deles convertidos.

19 Os cristãos do primeiro século viam no
Apocalipse a promessa da redenção Havia uma esperança viva pela urgente volta de Cristo

20 Compreendendo Termos e Tempos

21 ESCATOLOGIA – O que é isso?
O termo “escatologia” origina-se de duas palavras gregas, eschatós e lógos, e significa “doutrina das últimas coisas”. Toda a Escritura é escatológica – Ex. Gn 3:15 Promessa e profecia aguardada por todo o AT.

22 A fé do crente do AT era totalmente escatológica.
“A esperança escatológica não era apenas desfrutada pelos primeiros cristãos, mas havia uma expectativa desde o Antigo Testamento” 1- A promessa de um Messias: Dn 7:13-14 2- A chegada do Reino de Deus: Is 43:15 3- O pacto da Nova Aliança: Ez 31:31-34 4- A restauração de Israel: Is 11:11 5- O derramamento do Espírito: Joel 2:28-29 6- O terrível Dia do Senhor: Joel 2:30-32 A fé do crente do AT era totalmente escatológica. Ex. Lc 2:25 e 38

23 A promessa do Descendente da Mulher
Gn 22:18 Gn 49:10 2Sm 7:12-13 JESUS A promessa do Descendente da Mulher Abraão Profeta Sacerdote Judá Davi Rei JESUS

24 inaugura o “Tempo do Fim”
O Novo Testamento inaugura o “Tempo do Fim”

25 Jesus é a pedra fundamental da Nova Criação:
“Quando mudamos para o Novo Testamento, nós passamos do clima de predição para o de cumprimento. As coisas que Deus tinha predito pelos lábios de Seus santos profetas, Ele trouxe agora, pelo menos em parte, à realização. O Eschaton, descrito de longe. O sinal supremo do Eschaton é a Ressurreição de Jesus e a descida do Espírito Santo sobre a Igreja. A Ressurreição de Jesus não é meramente um sinal que Deus concedeu a favor de Seu Filho, mas é a inauguração, a entrada na história, dos tempos do Fim”. (William Mason - Teólogo) Jesus é a pedra fundamental da Nova Criação: 2Co 2:15/Gl 4:4

26 O princípio da Escatologia Realizada: “Já e Ainda não”

27 (Oscar Cullman – Teólogo)
“O cristianismo, portanto, exibe desde o princípio uma bipolaridade essencial. O Fim chegou! O Fim não chegou! Devemos notar, portanto, que o que caracteriza especificadamente a escatologia do Novo Testamento é uma tensão subliminar entre o “já” e o “ainda-não” - entre o que o crente já desfruta e o que ele ainda não possui. Toda a teologia do Novo Testamento... está marcada por esta tensão”. (Oscar Cullman – Teólogo) Esta mentalidade estabeleceu nos escritores do NT a idéia de estarem vivendo os últimos dias: Hb 1:1-2

28 O princípio da Escatologia Realizada: “Já e Ainda não”
“O cristão espera por bênçãos muito maiores no futuro, não porque ele tem tão pouco, mas porque ele já tem tanto”. (Hendrikus Berkhof – Teólogo) At 2:17 – Pedro JÁ está vivendo esta promessa Jo 6:39 – Os discípulos AINDA NÃO está vivendo esta promessa

29 A escatologia era um assunto do interesse dos discípulos Mt 24:3
Qual o verdadeiro sentido da história?


Carregar ppt "Esse livro tem sido debatido pelas mais variadas linhas teológicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google