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REVISÃO – Exame Final - Ciências
7º ANO – 1° BIMESTRE
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O SURGIMENTO DA VIDA Teorias relacionadas ao surgimento da Vida na Terra: Criacionismo: Deus criou a vida; Abiogênese (geração espontânea): a vida surge espontaneamente à partir da matéria morta ou em decomposição – ARISTÓTELES Biogênese – a vida surge de outro ser vivo já existente - REDI
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EXPERIMENTO DE REDI
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A ORIGEM DA VIDA A atmosfera primitiva era composta dos gases ( amônia, metano, gás carbônico e vapor d’água), esses gases que se combinaram com o auxílio descargas elétricas e raios ultravioletas que geraram energia, deram origem aos gases orgânicos; Esses gases chegaram à superfície terrestre com as chuvas e foram arrastados até os oceanos, lá começaram a se reproduzir (característica exclusiva dos seres vivos) e deram origem aos primeiros seres vivos, chamados – COACERVATOS.
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COACERVATOS Os coacervatos eram seres Heterótrofos (não produzem seu alimento), assim se alimentavam de substâncias dissolvidas na água; Com o aumento acelerado dos coacervatos o alimento começou a ficar escasso, por evolução os coacervatos deram origem aos primeiros seres autótrofos (produzem seu próprio alimento); Esses “novos seres”são fotossintetizantes, isto é realizam a fotossíntese, com isso liberam oxigênio (O2) para a atmosfera.
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DICAS: Na atmosfera primitiva não era possível a existência de vida, pois havia muitos gases tóxicos (NH3 e CH4); Com o surgimento do O2 e da água a vida começou a se desenvolver. Devido a alta temperatura da superfície terrestre, as chuvas que entravam em contato com o solo, logo evaporavam e tornavam a formar nuvens e cair, assim inicia-se o CICLO DA ÁGUA, que deu origem aos rios, mares, oceanos...
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- AIDS ou SIDA – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
- Doença causada por vírus, que ataca o sistema imunológico; Assim, doenças conhecidas como oportunistas, se aproveitam da deficiência do sistema imunológico e atacam o organismo.
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SINTOMAS - Febre, dor de garganta, cansaço,perda de apetite, vômito e diarréia. (sintomas comuns em diferentes viroses); - Depois dessa primeiro periodo de sintomas, muitas pessoas permanecem bem por um longo período (10 anos ou mais) – Isso ocorre porque as células de defesa destruídas continuam sendo substituídas pelo organismo.
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TRANSMISSÃO - Transfusão de sangue; - Relação sexual;
- Objetos cortantes contaminados; - Seringas ou agulhas contaminadas; - Gravidez.
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ESTUDO DO CAULE O caule é o órgão da planta que faz a comunicação entre a raiz e as folhas. Sua principal função é a condução de seiva: Seiva Bruta (água e sais minerais) absorvida do solo pelas raízes é transportada até as folhas através dos vasos lenhosos (xilena → conjunto de vasos lenhosos). Seiva elaborada (nutriente produzidos durante a fotossíntese) transportados pelo vegetal através dos vasos liberianos (floema → conjunto de vasos liberianos). Também dão a sustentação as folhas.
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TIPOS DE CAULES Caule aéreos:
TRONCO: geralmente ramificados, resistente. Ex.: mangueira, ipê...
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Caules Subterrâneos: Tubérculos: Possuem uma grande quantidade de reserva nutritivas. Ex.: Batata-inglesa.
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Colmo: Caules onde é possível verificar, nitidamente, a presença de nós. Há colmos cheios → cana-de-açúcar e colmos vazios → bambu.
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Estipe: Caule longo, geralmente reto, sem ramificação. Ex
Estipe: Caule longo, geralmente reto, sem ramificação. Ex.: Palmeira, coqueiros.
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Caules aquáticos: Caules que se desenvolvem dentro da água. Ex.:
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Bulbos: Caules e folhas subterrâneas, como a cebola.
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Rizomas: caules que crescem horizontalmente. Ex
Rizomas: caules que crescem horizontalmente. Ex.: bananeira, gengibre e samambaia.
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ESTUDO DAS FOLHAS Órgão da planta onde contém clorofila, responsável pela produção de alimento → fotossíntese.
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Partes da folha → Limbo: Parte achatada da folha (lâmina). Em sua superfície encontramos orifícios microscópicos chamados estômatos (trocas gasosas). → Pecíolo: é a haste que prende a folha ao caule e ao ramo. → Bainha: é a parte mais dilatada da base do pecíolo.
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Fotossíntese: Produção de alimento.
FUNÇÃO DA FOLHA Fotossíntese: Produção de alimento. CO H2O → Glicose O2 Transpiração: A planta perde água na forma de vapor, permitindo o controle da temperatura. Respiração: Através da respiração os vegetais conseguem a energia que necessitam.
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FLORES: Possuem uma função muito importante: a Reprodução.
FLORES E FRUTOS FLORES: Possuem uma função muito importante: a Reprodução.
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Partes das flores Pedúnculo: é a haste que prende a flor ao caule.
Cálice: é o conjunto de folhas modificada, geralmente verde, chamadas sépalas, que protegem a flor. Corola: Conjunto de folhas, geralmente coloridas, chamadas pétalas. Androceu: Conjunto de estames, parte masculina da flor. Cada estame é formado por um filete e uma antera, onde são produzidos os grãos de pólen. Gineceu: Formada por uma conjunto de folhas modificadas, chamadas carpelos, parte feminina da flor. Cada carpelo apresenta: estigma, estilete e ovário.
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FRUTOS PARTES DO FRUTO: → Pericarpo: óvulos fecundados
→ Epicarpo: Casca → Mesocarpo: Carnosa/suculenta → Endocarpo: envolve a semente
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Falsos frutos (pseudofrutos)
Maça, pêra, caju ou morango são exemplos de pseudofrutos, pois a parte suculenta que comemos não originou do ovário da flor. → Na maça e na pêra o verdadeiro fruto é a parte mais interna e escura que envolve a semente. → Morango são aqueles pontinhos escuros. → No Caju o verdadeiro fruto é a castanha.
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PLATELMINTOS ESQUISTOSSOMOSE- Barriga d’água TENIASE - Solitárias
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PLATELMINTOS lombriga Ancilostomose - amarelão
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OS RÉPTEIS Pele impermeável; Fecundação interna;
Reprodução independente do meio aquático; Respiração pulmonar; Ovo com casca dura que impede que o embrião desidrate;
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DIGESTÃO Carnívoros ou herbívoros;
O sistema digestório termina com a cloaca; Boca – faringe – esôfago – estômago – intestino - Cloaca
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CIRCULAÇÃO E RESPIRAÇÃO
Respiração pulmonar; Circulação dupla: Coração – sangue CO2 – pulmão – sangue O2 -coração – corpo do animal Coração formado por 4 cavidades, separando sangue venoso do arterial.
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REPRODUÇÃO Fecundação interna; Maioria é ovípara;
Ovos – apresentam uma casca resistente que protege o embrião e permite troca gasosas com o ambiente.
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QUELÔNIOS Jabuti, Tartaruga e Cágado Presença de carapaça;
Carnívoras, herbívoras ou onívoras; Desprovidas de dentes;
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CROCODILIANOS Jacaré e Crocodilo; Vivem próximos de rios e mares;
Carnívoros;
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ESCAMOSOS – LACERTÍLIOS E OFÍDIOS
Corpo coberto por escamas ou placas ósseas. LACERTÍLIOS: Lagarto, camaleão, lagartixas, iguanas etc; Ovíparas, mas algumas espécies de lagarto vivíparas; OFÍDIOS: Cobras; Ápodes; Língua bífida (duas pontas) Ovíparas
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COBRAS PEÇONHENTAS E NÃO PEÇONHENTAS:
Conseguem inocular veneno no corpo da presa; Presença de fosseta loreal que detecta o calor; Os dentes que injetam veneno são maiores, semelhante com uma agulha;
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PRODUÇÃO DO SORO ANTIOFÍDICO
Extração do veneno das serpentes; O cavalo, que é um animal muito resistente, recebe o veneno; O cavalo produz anticorpos que são separados do sangue do animal; Obtém-se, então, o soro antiofídico.
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AVES Corpo coberto por penas, que protegem o corpo, diminuem as perdas de água e conservam o calor do corpo; Os ossos das aves são finos e ocos (ossos pneumáticos) que facilitam o vôo; Respiração pulmonar, com presença de sacos aéreos – reservatórios de ar
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As aves não possuem bexiga urinária, eliminam ácido úrico na forma de pasta branca;
O sistema digestório é completo;começa na boca e terminam na cloaca; Presença de moela – estômago mecânico que através de contrações musculares; Circulação dupla – coração com 4 cavidades;
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Sexos separados; Ovíparas; Fecundação interna; - Possuem uma estrutura chamada siringe, que é o responsável pelo canto;
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SISTEMA NERVOSO Apresentam o cerebelo desenvolvido – necessário para a coordenação motora; Audição e visão bem mais desenvolvido;
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MAMÍFEROS Presença de pelos revestindo o corpo;
Possuem glândulas mamárias (leite), sebáceas (lubrificam os pelos) e sudoríparas (Suor);
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Nutrição e digestão Possuem sistema digestório completo (boca ânus);
Podem ser Herbívoros, carnívoros ou onívoros;
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Respiração e Circulação
A respiração é pulmonar; Possuem um músculo chamado diafragma, que função na entrada (inspiração) e saída (expiração) de ar dos pulmões; O sistema circulatório é duplo: O sangue que sai do coração (venoso) passa pelos pulmões a fim de ser oxigenado (Arterial) retorna ao coração e é bombeado para todas as células do corpo
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Sistema Nervos e Reprodução
Possuem um cérebro bastante desenvolvido; Possuem cérebro grande, com uma camada superficial chamada córtex, responsável pela memória e inteligência; Reprodução sexuada com fecundação interna ( o macho deposita os espermatozóides dentro da fêmea); São vivíparos (embrião se desenvolve dentro da fêmea)
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