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Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo

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Apresentação em tema: "Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo
Sistema de Gestão de Bases de Dados Curso de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos Modulo 1 – Gestão de Bases de Dados Aula 57-58 Cátia Dias 2010/2011

2 Sumário O Ambiente de Trabalho do Microsoft Access.
Aula 57/58 14 de Janeiro de 2011 O Ambiente de Trabalho do Microsoft Access. Criação de uma base de dados vazia. Os objectos de uma base de dados. Criação de tabelas. Inserção de dados nas tabela. Cátia Dias 2

3 Aula Anterior Cátia Dias 3

4 Objectivos da aula Conhecer o Ambiente de Trabalho do MS Access.
Criar uma base de dados vazia. Conhecer os objectos de uma base de dados. Cátia Dias 4

5 Programa de Gestão de Base de Dados: Microsoft Access
Aceder ao Microsoft Access Iniciar; Ou Todos os programas; Microsoft Office; Microsoft Office Access 2007. Clicar no Ícone existente no Ambiente de trabalho: Cátia Dias 5

6 Barra de ferramentas de acesso rápido
O ambiente de trabalho Barra de ferramentas de acesso rápido Botão do Microsoft Office Friso Painel de navegação Janela dos objectos Cátia Dias 6

7 O ambiente de trabalho No Friso, existem separadores que combinam comandos de forma contextualizada. No Access 2007, os separadores principais são: Base; Criar; Dados Externos; Ferramentas de Bases de Dados. Cada separador contém grupos de comandos relacionados. Cátia Dias 7

8 O ambiente de trabalho Cátia Dias 8

9 Minimizar e restaurar o Friso
Devido à quantidade de comandos que contém, o Friso parece ocupar demasiado espaço. Sempre que necessário, este pode ser minimizado. Clicar em Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Na lista, clique em Minimizar o Friso. Para minimizar rapidamente o Friso, faça duplo-clique no nome do separador. Faça duplo-clique novamente no separador para restaurar o Friso. Para utilizar o Friso quando este está minimizado, clique no separador que pretende utilizar e, em seguida, clique na opção ou comando que pretende executar. Cátia Dias 9

10 Botão do Microsoft Office
Apresenta os comandos básicos dos programas do Microsoft Office. Abrir Guardar Imprimir Sair do Access Cátia Dias 1010

11 Elementos de uma base de dados
Tabelas Uma tabela é um conjunto de dados, sobre um determinado tema ou assunto, organizados em colunas (campo) e linhas (registos). Ex.: Filmes, Actores, Alunos, etc. jkjk Consultas As consultas permitem visualizar, de diferentes formas, os dados existentes em tabelas ou noutras consultas. dfds Formulários Os formulários são utilizados para permitir a entrada de dados ou apresentar informação ao utilizador de uma forma mais simples e agradável. Painel de Navegação Cátia Dias 11

12 Elementos de uma base de dados
Relatórios Um relatório permite-nos apresentar os dados num formato impresso. Páginas de acesso a dados As páginas de acesso a dados não são mais do que páginas web que a partir de um browser, nos permitem a visualização, edição e manipulação dos dados armazenados numa base de dados. Macros Tal com no Excel, também o Access nos permite automatizar a realização de tarefas que pretendemos realizar. Cátia Dias 1212

13 Abrir uma base de dados Ao iniciar o Access 2007, o programa apresenta a página de introdução ao Microsoft. Se a base de dados que se pretende não se encontra na lista, clique no botão Mais para abrira caixa de dialogo e procurar a base de dados. Para criar uma base de dados vazia ou criar uma base de dados a partir de um modelo. Existem modelos de bases de dados locais, existentes no computador, ou modelos do Microsoft Online. Cátia Dias 13

14 Abrir uma base de dados Abrir um objecto da base de dados
No Painel de Navegação, faz-se um duplo-clique na tabela, consulta, relatório ou outro objecto que se pretende abrir. Cátia Dias 14

15 Criar uma base de dados utilizando um modelo
Vamos abrir uma base de dados dos Modelos Online Apresentados do Microsoft Access – Contactos. Cátia Dias 15

16 Criar uma base de dados vazia
Se nenhum dos modelos existentes corresponder às nossas necessidades ou se quiser importar uma base de dados que se encontra noutro programa pode-se optar por criar uma base de dados vazia. Dar o nome à base de dados e escolher a localização onde o ficheiro será guardado Em seguida clicar no botão Criar. Cátia Dias 16

17 Criar uma tabela Quando se cria uma base de dados em branco, é inserida automaticamente uma nova tabela vazia. Podem ser criadas novas tabelas na nossa base de dados. Cátia Dias 17

18 Criar uma tabela Definição de cada campo: Nome do campo;
Tipo de dados; Descrição; Propriedades. Cátia Dias 18

19 Criar uma tabela Criar uma tabela nas diferentes vistas do Microsoft Access Vista de Estrutura Ou Cátia Dias 19

20 Criar uma Tabela Desta forma podemos Adicionar e remover colunas da nossa tabela, através da vista de estrutura podemos definir todos os tipos de dados disponíveis. Cátia Dias 20

21 Tipos de dados Tal como no Excel, também no Access é necessário definir um tipo de dado correcto para cada campo, de acordo com o seu conteúdo. Cátia Dias 21

22 Assistente de Pesquisa
Tipos de dados TIPO DE DADOS SIGNIFICADO Texto Letras e números que não sejam utilizados para calculo até ao máximo de 255 caracteres Memo Grandes porções de texto ou números que não sejam utilizados para calculo até caracteres. Número Valores numéricos. Data/Hora Valores numéricos num formato de data e hora. Moeda Valores numéricos num formato de moeda Numeração Automática Contador automático sequencial de números com inicio no valor 1. Sim/Não Valores cujo universo apenas tem duas entradas: sim ou não. Objecto OLE Objectos como imagens, gráficos, sons ou documentos do Word ou do Excel. Hiperligação Ligação que abre um ficheiro ou endereço da web Assistente de Pesquisa Caixa de listagem com os valores possíveis de escolha de outra tabela ou de uma lista definida pelo programador. Cátia Dias 22

23 Propriedades dos campos numa tabela
Cada um dos campos que constituem uma tabela têm algumas propriedades que se podem definir e posteriormente, modificar. Cátia Dias 23

24 Propriedades dos campos numa tabela
SIGNIFICADO Tamanho do Campo Número de caracteres que lá podem ser escritos (TEXTO); ou Número Máximo de algarismos (NÚMERO). Formatar Forma de apresentação dos dados (Exemplos: Data Normal; Data Abreviada,...) Máscara de Introdução Personaliza o formato da entrada de dados Por exemplo: __ / __ / ____ para um campo Data_de_Nascimento. Legenda Nome alternativo para o campo, que surge nas tabelas ou formulários. Valor predefinido Valor com que o campo é automaticamente preenchido, sempre que se abre um novo registo. Regra de Validação Regra a impor ao conteúdo de um campo. Por exemplo a classificação de um teste deverá estar sempre entre 0 e 20. Texto de Validação Mensagem de erro que surge se a regra de validação não for verificada. Necessário Indica se o campo é ou não de preenchimento obrigatório. Permitir comprimento zero Indica se é ou não admitido o campo vazio. Indexado Se sim, acelera as pesquisas na tabela, por este campo. Mas pode tornar morosa a actualização de dados. Cátia Dias 24

25 Chave primária Noção de Chave primária
Campo ou conjunto de campos que identificam de uma forma única cada um dos registos de uma tabela. Características: Valor Único – Não podem existir 2 registos com o mesmo conteúdo para a chave primária; Valor Não Nulo – Não pode existir nenhum atributo na chave primária que contenha um valor nulo; Valor Não redundante – No caso de uma chave primária ser composta, não devem ser incluídos mais atributos do que os mínimos necessários para identificar um registo de uma forma unívoca. Cátia Dias 25

26 Definir chave primária
Seleccionar o campo Fazer clique no ícone Chave primária Cátia Dias 26

27 Inserir dados numa tabela
Abrir a tabela na Vista de folha de dados Inserir os dados Cátia Dias 27

28 Ficha de Trabalho Realização da ficha de trabalho
Correcção da ficha de trabalho Cátia Dias 28

29 Resumo da aula Cátia Dias 29

30 Objectivos para a próxima aula…
Manipular dados inseridos nas tabelas: Alterar dados; Eliminar dados. Alterar a estrutura de uma tabela. Adicionar campos; Alterar campos; Eliminar campos; Modificar as propriedades dos campos. Ordenar os registos de uma tabela. Cátia Dias 30


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