A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagrama de Fases.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagrama de Fases."— Transcrição da apresentação:

1 Diagrama de Fases

2 Mudança de Estado Físico

3 Diagrama de Fases Comportamento Normal
O diagrama acima representa o comportamento das substâncias que aumentam o volume durante a fusão (maioria das substâncias).

4 Diagrama de Fases Comportamento anômalo
O diagrama acima representa o comportamento das substâncias que diminuem o volume durante a fusão (minoria das substâncias, por exemplo a água).

5 Exercícios 1) 2) Responda:
a)Em qual estado se encontram as substâncias nos pontos A,B,C,D e E? b)Qual é o nome da transformação de A para B? E de A para C? c)Mantendo-se a temperatura constante, é possível, a partir de D, liquefazer a substância?Por quê? 2) O gráfico abaixo é o diagrama de fases de uma substância.

6 3) 5) 4)

7 6) 7)

8 8) O esquema da panela de pressão e um diagrama de fase da água são apresentados a seguir. A vantagem do uso de panela de pressão é a rapidez para o cozimento de alimentos e isto se deve a) à pressão no seu interior, que é igual à pressão externa. b) à temperatura de seu interior, que está acima da temperatura de ebulição da água no local. c) à quantidade de calor adicional que é transferida à panela. d) à quantidade de vapor que esta sendo liberada pela válvula. e) à espessura da sua parede, que é maior que a das panelas comuns. 9)

9 10) 11) O diagrama de estado físico para certa substância está representado a seguir. Adiante são apresentados os diagramas de fase I e II de duas substâncias. Responda aos itens a seguir. A mudança de estado físico denominada sublimação pode ocorrer a) somente no ponto H. b) somente no ponto T. c) em pontos da curva HT. d) em pontos da curva TR. e) em pontos da curva TS. a) Com base na diferença de comportamento entre as duas substâncias mostradas nos diagramas acima, no que se refere ao volume ocupado nas fases sólida e líquida, pode-se afirmar que a1) o diagrama I é representativo das substâncias a2) o diagrama II é representativo das substâncias b) O que os pontos T e C dos diagramas representam? c) O que acontece se c1) uma substância no ponto X do diagrama I, sofrer um processo de abaixamento da pressão à temperatura constante? C2) uma substância do ponto Y do diagrama II, sofrer um processo de abaixamento de temperatura à pressão constante?

10 Gabarito 1)a) A-liquido,B-sólido,C- vapor ,D-sólido e E-(líquido e vapor simultaneamente) b)fusão; vaporização c) não. 2 )vapor; sólido; líquido b)sublimação; fusão;vaporização c)condensação 3)C 4)A 5)B 6)E 7)C 8)B 9)E 10) a)normais; anormais b)triplo ; crítico c)sublimação; condensação 11)C Valeu !


Carregar ppt "Diagrama de Fases."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google