A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula de Física Fevereiro de 2013. Curva de fusão (1): Delimita as regiões correspondentes às fases sólida e líquida. Curva de vaporização (2) : Delimita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula de Física Fevereiro de 2013. Curva de fusão (1): Delimita as regiões correspondentes às fases sólida e líquida. Curva de vaporização (2) : Delimita."— Transcrição da apresentação:

1 Aula de Física Fevereiro de 2013

2 Curva de fusão (1): Delimita as regiões correspondentes às fases sólida e líquida. Curva de vaporização (2) : Delimita as regiões correspondentes às fases líquida e de vapor. Curva de sublimação (3) : Delimita as regiões correspondentes às fases sólida e de vapor. Ponto triplo ou tríplice (T) : Estado comum às três curvas; é representativo do equilíbrio entre as três fases da substância.

3 Curva de fusão (1): Delimita as regiões correspondentes às fases sólida e líquida. Curva de vaporização (2) : Delimita as regiões correspondentes às fases líquida e de vapor. Curva de sublimação (3) : Delimita as regiões correspondentes às fases sólida e de vapor. Ponto triplo ou tríplice (T) : Estado comum às três curvas; é representativo do equilíbrio entre as três fases da substância.

4

5

6 a) Em que fase a substância se encontra quando sob pressão de 300 mm Hg e à temperatura de 10°C? b) Em que fase a substância se encontra quando sob pressão de 300 mm Hg e à temperatura de 30°C? c) Qual é o nome da mudança de fase que ocorre quando a substância passa de B para A?

7 d) Qual é o nome da mudança de fase que ocorre quando a substância passa de D para E? e) Em que fase a substância não poderá se encontrar se estiver submetida a uma pressão inferior à do ponto triplo T?

8

9

10

11 a)O volume da substância diminui com a solidificação. b)Os estados sólido e líquido desta substância têm mesma densidade. c)Para esta substância um aumento de pressão acarreta uma diminuição na temperatura de fusão. d)Para esta substância um aumento de pressão acarreta um aumento na temperatura de fusão. e)A temperatura de fusão desta substância é a mesma, qualquer que seja a pressão sobre ela exercida.

12 a)mantenha-se constante. b)diminua c)aumente d)aumente e a seguir diminua e)diminua e a seguir aumente

13

14

15 Na panela de pressão, a pressão da água é elevada para que o cozimento seja mais rápido.

16 Sim, desde que a pressão sobre a água seja bem menor do que 1 atm. Analise a proposição abaixo e assinale se está certa ou errada. "O ponto de ebulição da água é sempre 100°C em qualquer ponto da superfície terrestre, mesmo que ela esteja sendo fervida em recipientes abertos e em locais de altitudes diferentes. Com o aumento da altitude diminui a pressão sobre a água e menor é a temperatura de ebulição. Analise a proposição abaixo e assinale se está certa ou errada. "Quando a água é aquecida numa panela de pressão fechada, a temperatura atingida é maior do que 100°C pois a pressão no interior da panela é maior do que 1 atm". Certa. Quanto maior a pressão maior é a temperatura de ebulição.

17 A menor sensação de calor é sentida na sauna seca, pois é menor umidade do ar no seu interior, facilitando a evaporação do suor.

18

19 SubstânciaPressão crítica Temperatura crítica Água217,5 atm374 °C CO 2 73 atm31 °C

20

21

22

23

24

25


Carregar ppt "Aula de Física Fevereiro de 2013. Curva de fusão (1): Delimita as regiões correspondentes às fases sólida e líquida. Curva de vaporização (2) : Delimita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google