A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Propriedades Coligativas São mudanças que ocorrem no comportamento de um líquido. São mudanças que ocorrem no comportamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Propriedades Coligativas São mudanças que ocorrem no comportamento de um líquido. São mudanças que ocorrem no comportamento."— Transcrição da apresentação:

1 PROPRIEDADES COLIGATIVAS

2 Propriedades Coligativas São mudanças que ocorrem no comportamento de um líquido. São mudanças que ocorrem no comportamento de um líquido. Quando comparamos, em análise química, um líquido puro e uma solução desse líquido como solvente, a presença de soluto provoca mudanças. Quando comparamos, em análise química, um líquido puro e uma solução desse líquido como solvente, a presença de soluto provoca mudanças.

3 Propriedades Coligativas As propriedades coligativas dependem unicamente do número de partículas do soluto dissolvidas. As propriedades coligativas dependem unicamente do número de partículas do soluto dissolvidas. Quanto maior for o número de partículas do soluto dissolvidas, maiores serão os efeitos coligativos. Quanto maior for o número de partículas do soluto dissolvidas, maiores serão os efeitos coligativos.

4 Situações Cotidianas O uso de aditivos, como o etilenoglicol, à água do radiador de carros evita que ela entre em ebulição, no caso de um superaquecimento do motor. O uso de aditivos, como o etilenoglicol, à água do radiador de carros evita que ela entre em ebulição, no caso de um superaquecimento do motor.

5 Situações Cotidianas Nos países em que o inverno é rigoroso, esse mesmo aditivo tem o efeito de evitar o congelamento da água do radiador. Nos países em que o inverno é rigoroso, esse mesmo aditivo tem o efeito de evitar o congelamento da água do radiador. Nesses países, joga-se SAL nas estradas e ruas com acúmulo de neve para derretê- la. Nesses países, joga-se SAL nas estradas e ruas com acúmulo de neve para derretê- la.

6 Situações Cotidianas Em verduras cruas com sal, as células perdem água mais rapidamente, murchando em pouco tempo. Em verduras cruas com sal, as células perdem água mais rapidamente, murchando em pouco tempo.

7 Propriedades Coligativas TONOSCOPIA TONOSCOPIA EBULIOSCOPIA EBULIOSCOPIA CRIOSCOPIA CRIOSCOPIA OSMOSCOPIA OSMOSCOPIA

8 TONOSCOPIA Diminuição da pressão de vapor de um líquido, provocada pela presença de um soluto não-volátil. Diminuição da pressão de vapor de um líquido, provocada pela presença de um soluto não-volátil. Líquido Puro tem uma pressão de vapor (P 0 ). Líquido Puro tem uma pressão de vapor (P 0 ). Líquido na solução tem pressão de vapor P 2 (menor). Líquido na solução tem pressão de vapor P 2 (menor). Pela adição de um soluto essa pressão de vapor tende a diminuir... Pela adição de um soluto essa pressão de vapor tende a diminuir...

9 Diminuição da Pressão de Vapor FONTE: www.profpc.com.br/propri7.gif FONTE: www.profpc.com.br/propri7.gif

10 Num sistema fechado: o líquido tende a evaporar e o vapor tende a se condensar até que atinjam um equilíbrio. Num sistema fechado: o líquido tende a evaporar e o vapor tende a se condensar até que atinjam um equilíbrio. Quando a V evaporação = V condensação dizemos que a pressão exercida pelos vapores saturantes do líquido atingiram a Pressão Máxima de Vapor. Quando a V evaporação = V condensação dizemos que a pressão exercida pelos vapores saturantes do líquido atingiram a Pressão Máxima de Vapor.

11 Fatores que influenciam a Pressão Máxima de Vapor Temperatura: A pressão de vapor aumenta como aumento da temperatura. Temperatura: A pressão de vapor aumenta como aumento da temperatura. Natureza do Soluto: Cada líquido apresenta uma pressão de vapor característica numa mesma temperatura. Natureza do Soluto: Cada líquido apresenta uma pressão de vapor característica numa mesma temperatura.

12 Pressão de Vapor

13

14 Soluções puras e com solutos

15 Quem congela primeiro: água quente ou água fria? Surpreendemente, a água quente congela primeiro. Surpreendemente, a água quente congela primeiro. na verdade a água quente não congela mais rápido que a água fria, é claro. na verdade a água quente não congela mais rápido que a água fria, é claro. Mas se você ferve água e depois deixa que ela resfrie até a temperatura ambiente, ela congelará mais rápido que uma outra quantidade de água que não tenha sido aquecida antes. Mas se você ferve água e depois deixa que ela resfrie até a temperatura ambiente, ela congelará mais rápido que uma outra quantidade de água que não tenha sido aquecida antes.

16 Quando você aquece a água, ela perde parte do ar dissolvido nela, que sai em forma de bolhas, e o ar é um mau condutor térmico. Assim, o ar presente na água dificulta as trocas de calor com o meio e dificulta a perda de calor que a água precisa sofrer para que aconteça o congelamento. Quando você aquece a água, ela perde parte do ar dissolvido nela, que sai em forma de bolhas, e o ar é um mau condutor térmico. Assim, o ar presente na água dificulta as trocas de calor com o meio e dificulta a perda de calor que a água precisa sofrer para que aconteça o congelamento. Por essa mesma razão, o gelo formado por água previamente fervida tem densidade maior do que aquele que se obtém com água que não passou por esse processo. Por essa mesma razão, o gelo formado por água previamente fervida tem densidade maior do que aquele que se obtém com água que não passou por esse processo. Em países muito frios, o que não é o caso do Brasil, os canos de água quente tendem a arrebentar antes do que os de água fria, pois congelam primeiro. Em países muito frios, o que não é o caso do Brasil, os canos de água quente tendem a arrebentar antes do que os de água fria, pois congelam primeiro.

17 Pressão de Vapor com o da T

18 EBULIOSCOPIA Elevação do ponto de ebulição de um líquido, provocada pela presença de um soluto não-volátil. Elevação do ponto de ebulição de um líquido, provocada pela presença de um soluto não-volátil. Um líquido entra em ebulição (ferve) quando a pressão de vapor é maior ou igual pressão atmosférica. Um líquido entra em ebulição (ferve) quando a pressão de vapor é maior ou igual pressão atmosférica.

19 No nível do mar Pressão Atmosférica = 760 mmHg = 1 atm Pressão Atmosférica = 760 mmHg = 1 atm Água ferve à 100 ºC Água ferve à 100 ºC Onde a pressão for menor, a temperatura de ebulição será menor. Ex: [La Paz (Bolívia) 90ºc] Onde a pressão for menor, a temperatura de ebulição será menor. Ex: [La Paz (Bolívia) 90ºc] Onde a pressão for maior que 1 atm, a temperatura de ebulição será maior. Ex: [panela de pressão 120 ºC] Onde a pressão for maior que 1 atm, a temperatura de ebulição será maior. Ex: [panela de pressão 120 ºC]

20 CRIOSCOPIA Abaixamento do ponto de congelamento de um líquido, provocado pela presença de um soluto não-volátil. Abaixamento do ponto de congelamento de um líquido, provocado pela presença de um soluto não-volátil. Com a adição de soluto, a pressão de vapor diminui, a temperatura de ebulição aumenta e a temperatura de congelamento diminui. Com a adição de soluto, a pressão de vapor diminui, a temperatura de ebulição aumenta e a temperatura de congelamento diminui.

21 PONTO TRIPLO É uma temperatura e uma pressão nas quais as fases sólida, líquida e gasosa coexistem. É uma temperatura e uma pressão nas quais as fases sólida, líquida e gasosa coexistem. http://www.mspc.eng.br/tecdiv/im01/agua_diagr_est1.gif http://www.mspc.eng.br/tecdiv/im01/agua_diagr_est1.gif

22 Ponto Triplo A Figura ilustra o ponto triplo. Gelo (iceberg) coexistindo com o líquido no qual flutua, e com a fase gasosa (ar e vapor de água). A Figura ilustra o ponto triplo. Gelo (iceberg) coexistindo com o líquido no qual flutua, e com a fase gasosa (ar e vapor de água).

23 Gelo-seco nome popular para o dióxido de carbono solidificado ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78ºC. nome popular para o dióxido de carbono solidificado ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78ºC. Ao ser aquecido na pressão atmosférica torna-se imediatamente gás de dióxido de carbono, sem passar pelo estado líquido (processo conhecido por sublimação). Ao ser aquecido na pressão atmosférica torna-se imediatamente gás de dióxido de carbono, sem passar pelo estado líquido (processo conhecido por sublimação). Se o ar quente sopra sobre o gelo-seco, forma-se uma nuvem branca densa, que permanece ao nível do chão, utilizado no teatro. Se o ar quente sopra sobre o gelo-seco, forma-se uma nuvem branca densa, que permanece ao nível do chão, utilizado no teatro.

24 OSMOSCOPIA Aumento da Pressão Osmótica. Aumento da Pressão Osmótica. Fenômeno da disseminação espontânea entre um líquido em outro e vice-versa. Fenômeno da disseminação espontânea entre um líquido em outro e vice-versa. A difusão de um líquido para outro através de membranas semipermeáveis recebe o nome de OSMOSE A difusão de um líquido para outro através de membranas semipermeáveis recebe o nome de OSMOSE

25 Osmose A PRESSÃO DE VAPOR DA ÁGUA PURA (P 0 ) É MAIOR QUE A DA ÁGUA NA SOLUÇÃO (P). A PRESSÃO DE VAPOR DA ÁGUA PURA (P 0 ) É MAIOR QUE A DA ÁGUA NA SOLUÇÃO (P). A ÁGUA SE DESLOCA DE UMA REGIÃO MENOS CONCETRADA PARA UMA REGIÃO MAIS CONCENTRADA. A ÁGUA SE DESLOCA DE UMA REGIÃO MENOS CONCETRADA PARA UMA REGIÃO MAIS CONCENTRADA.

26 Osmose

27 Osmose Pressão osmótica Pressão Osmótica: IMPEDEEEEE A OSMOSE!!!!!!

28 Hemácias e Bacalhau

29 PRESSÃO OSMÓTICA A mínima pressão externa que deve ser aplicada à solução quando separada do seu solvente puro para impedir a osmose. A mínima pressão externa que deve ser aplicada à solução quando separada do seu solvente puro para impedir a osmose. Pressão osmótica depende da concentração da solução. Pressão osmótica depende da concentração da solução.

30 Osmose Reversa Ocorre quando se aplica uma pressão no lado da solução mais salina ou concentrada, revertendo- se a tendência natural. Ocorre quando se aplica uma pressão no lado da solução mais salina ou concentrada, revertendo- se a tendência natural. Neste caso, a água da solução salina passa para o lado da água pura, ficando retidos os íons dos sais nela dissolvidos. Neste caso, a água da solução salina passa para o lado da água pura, ficando retidos os íons dos sais nela dissolvidos. A pressão a ser aplicada equivale a uma pressão maior do que a pressão osmótica característica da solução. A pressão a ser aplicada equivale a uma pressão maior do que a pressão osmótica característica da solução.

31 Osmose Reversa

32 Dessalinizadores

33 BIBLIOGRAFIA SARDELLA, Antônio. QUÍMICA. Série Novo Ensino Médio. Edição compacta. Volume único. Ática. São Paulo – SP, 2003. SARDELLA, Antônio. QUÍMICA. Série Novo Ensino Médio. Edição compacta. Volume único. Ática. São Paulo – SP, 2003. http://www.mspc.eng.br/tecdiv/im01/agua_diagr_est1.gif. http://www.mspc.eng.br/tecdiv/im01/agua_diagr_est1.gif. http://www.mspc.eng.br/tecdiv/im01/agua_diagr_est1.gif. Acesso em 13/06/09 www.profpc.com.br/propri7.gif acesso em 13/06/09. www.profpc.com.br/propri7.gif acesso em 13/06/09. www.profpc.com.br/propri7.gif


Carregar ppt "PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Propriedades Coligativas São mudanças que ocorrem no comportamento de um líquido. São mudanças que ocorrem no comportamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google