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PublicouRicardo Peres Alterado mais de 9 anos atrás
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Laboratório I Mateus Raeder
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Mateus Raeder – fevereiro de 2009 UML – Unified Modeling Language Linguagem criada com a finalidade de criar um padrão para o desenvolvimento de software, utilizando-se das melhores práticas UML é uma linguagem aberta, e pode ser utilizada nas diversas etapas de criação de sistemas Utilização de uma série de diagramas - Diagrama de Casos de Uso - Diagrama de Classes - Diagrama de Seqüência - Diagrama de Estados
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Mateus Raeder – fevereiro de 2009 UML – Diagrama de classes Programação orientada a objetos! Para um sistema de uma biblioteca, por exemplo, teremos a divisão de objetos, tais como Livro, Andar, Matéria, Atendente, Usuário, etc... Os problemas são pensados em termos de OBJETOS, suas propriedades e métodos OBJETO Entidade do mundo real representa
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Mateus Raeder – fevereiro de 2009 UML – Diagrama de classes Floribela - Nome: Floribela - Sexo: feminino - Cor do cabelo: verde - Cor da roupa: azul - Cor da pele: amarela - Cor dos sapatos: vermelho - Altura: 6cm - Humor: assustada - Nome: Antoniolo - Sexo: masculino - Cor do cabelo: preto - Cor da roupa: verde e branca - Cor da pele: marrom - Cor dos sapatos: azul - Altura: 5,5cm - Humor: feliz Antoniolo
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Mateus Raeder – fevereiro de 2009 UML – Diagrama de classes Uma classe, então, vai representar o conjunto de objetos que possuem determinadas características em comum Ao definir uma classe, então, devemos definir dois pontos principais: 1 – atributos, que são informações da classe (cor do cabelo, sexo, altura, etc...) 2 – métodos, que são as ações que podem ser realizadas pelos objetos de cada classe (andar, correr, falar, pensar, etc...)
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Mateus Raeder – fevereiro de 2009 UML – Diagrama de classes Objeto Floribela Objeto Antoniolo Classe Pessoa Floribela e Antoniolo são instâncias da classe Pessoa
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Mateus Raeder – fevereiro de 2009 UML – Diagrama de classes nome sexo cor_cabelo cor_roupa cor_pele cor_sapato altura humor Pessoa falar correr andar pensar Atributos da classe Métodos da classe Nome da classe
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Mateus Raeder – fevereiro de 2009 UML – Diagrama de classes visibilidade atributo: tipo visibilidade método: retorno Nome da classe -nome: String -sexo: char -cor_cabelo: String +cor_roupa: String -cor_pele: String +cor_sapato: String -altura: double +humor: String Pessoa +falar(): String +correr(): int +andar(): int +pensar() Visibilidade: - : privado (visível somente dentro da classe) + : público (visível por qualquer classe)
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