A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filo Mollusca Classe Gastropoda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filo Mollusca Classe Gastropoda"— Transcrição da apresentação:

1 Filo Mollusca Classe Gastropoda
Zoologia I Profa MSc Briseidy Soares

2 Gastrópodes são os moluscos mais conhecidos;
Caramujos, lesmas Ocorrem em todos os ambientes: terrestres, marinhos e água doce; Únicos moluscos que sofreram torção um estranho processo de giro que afeta unicamente a porção do corpo que ocorre no dorso do pé. Manto e cavidade do manto Cavidade do manto única se origina durante o estágio larval como uma câmara localizada posteriormente. A maioria dos gastrópodes sofre uma torção da massa visceral, deslocando a cavidade do manto para frente sobre a cabeça.

3 Concha Diversas em tamanho e forma; Concha típica: cônica espiral, enrolada em torno de um eixo – a columela. Espira – formada de voltas demarcadas por linhas denominada suturas. Maior volta é a volta do corpo que possui a abertura onde a cabeça e o pé são protraídos. Abertura – é anterior e o ápice é posterior. Primeiras voltas – pequenas - remanescentes da concha larval. A volta do corpo e abertura podem se dotadas de um entalhe alongado formando um canal sifonal – quando presente abriga o sifão.

4 Aspecto intrigante da evolução dos gastrópodes é a perda da concha.
A concha foi o que contribuiu para o grande sucesso dos gastrópodes. Em algumas formas a concha pode persistir como um pequeno vestígio recoberto no manto dorsal ou pode estar completamente ausente.

5 Torção ou “Como o Gastrópode Tornou-se Torcido”
Torção ocorre durante o desenvolvimento de todos os gastrópodes – durante o estágio tardio de larva vérliger. Rotação de 180º da massa visceral acompanhada do manto e concha que a recobre em relação a cabeça e o pé. Rotação no sentido anti-horário. Durante a torção a cavidade do manto e o ânus são deslocados da posição posterior para a anterior – acima cabeça.

6 Massa visceral situada no lado direito da larva, após a torção localizam-se no lado esquerdo no adulto. Tubo digestivo é curvado em U Cordões nervosos longuitudinais que conectam os gânglios pleurais aos viscerais se desenvolvem e cruzam-se em forma de 8. Os nefrídios invertem de lado. Brânquias e gônodas não estão desenvolvidas nesse estágio.

7 Torção ocorre em 2 etapas:
1ª etapa da torção 90º: surge na larva um músculo retrator do pé assimétrico que se fixa lado direito da concha, estende-se dorsalmente ao tubo digestivo e se fixa pela outra extremidade no lado esquerdo da cabeça e do pé. Em certo estágio de desenvolvimento da larva esse músculo sofre uma contração e causa um giro (torção de 90º ) em sentido anti-horário das vísceras e da concha. 2ª etapa da torção 90º – resulta do crescimento diferencial dos tecidos.

8 Gastrópodes que retêm a torção na vida adulta são chamados de torcidos.
Aqueles que na vida adulta revertem o estágio de destorção parcial ou completa – chamados destorcidos. Locomoção Glândula pediosa – produz muco que auxilia no deslocamento dos terrestres. Pé possui conjunto de músculos retratores que se fixam a concha e ao manto e agem elevando e abaixando a sola do pé ou para encurtá-la em direção longuitudinal ou transversal.

9 Alimentação – herbívoros, predadores e suspensívoros
Rádula modificada conforme os hábitos alimentares. Digestão – descrito no Filo Mollusca Circulação – descrita no Filo Mollusca Excreção e Osmorregulação – descrita no Filo Mollusca

10 Troca Gasosa A maioria possuem brânquias verdadeiras denominadas ctenídios. Aqueles que perderam as brânquias então troca gasosa é realizada através do manto. Gastrópodes exclusivamente terrestres não possuem ctenídios. Trocas gasosas ocorrem através de regiões vascularizadas do manto, localizadas na cavidade do manto. A designação de pulmão está relacionado a organização desta cavidade. Nos pulmonados terrestres, as margens do manto estão fundidas ao dorso do animal, selando a cavidade do manto, exceto uma pequena abertura do lado direito – o pneumóstoma.

11 Sistema Nervoso Moluscos torcidos - com torção a porção posterior do sistema nervoso está dobrada e torcida em forma de 8 condição conhecida como estreptoneura. A torção trouxe os gânglios posteriores para região anterior do animal. Moluscos destorcidos – sistema nervoso exibe uma simetria bilateral derivada com cordões nervosos viscerais mais ou menos retos e paralelos – condição conhecida de eutineura.

12 Maioria dos gastrópodes – 1 ou 2 pares de tentáculos cefálicos;
Órgãos Sensoriais Maioria dos gastrópodes – 1 ou 2 pares de tentáculos cefálicos; Pulmonados – tentáculos ópticos apresentam olhos nas extremidades. Arqueogastropodes – tentáculos epipodiais curtos nas bordas do pé ou do manto; Tentáculos cefálicos podem ser dotados de olhos, células táteis e quimiorreceptoras.

13 Opistobrânquios – tem na região dorsal anterior um par de tentáculos quimiorreceptores ramificados ou pregueados – rinóforos. Opistobrânquios – 2 pares de tentáculos cefálicos

14 Reprodução Gastropódes dioicos e monóicos; Desenvolvimento pode ser direto, indireto ou misto Desenvolvimento indireto – larva trocófora livre-nadante. Em alguns grupos de moluscos a trocófora é seguida de um estágio larval exclusivo dos moluscos – véliger Larva véliger possui um pé, concha, opérculo e outras estruturas semelhantes às dos adultos. Véliger – juvenil - adulto


Carregar ppt "Filo Mollusca Classe Gastropoda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google