A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rochas ígneas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rochas ígneas."— Transcrição da apresentação:

1 Rochas ígneas

2 Rochas Ígneas ou magmáticas
São as rochas cuja formação se deu a altas temperatura, a partir da matéria mineral fundida em grandes profundidades, e que as vezes extravasa através dos vulcões. Magma : material fundido (700 a 1200 ºC)no interior do planeta. O magma pode deslocar-se no interior da crosta, em regiões de menor pressão. A medida que o magma se desloca para regiões mais frias, perde calor e se consolida, cristalizando os minerais que formarão as rochas ígneas.

3 Nas fundições o minério é submetido a temperaturas da ordem ºC até que todo o material líquido se funde, quando ocorre a separação entre um líquido metálico e um outro de composição silicatica. Importância das rochas ígneas Ferramentas (pedra lascada e polida) Construções e outros fins (moinhos) Minério (ouro, prata, cobre, diamante)

4 Classificação das Rochas Ígneas relação à Origem (genética)
Rochas Ígneas Intrusivas Magma resfria-se lentamente no interior da Terra, permitindo a formação de cristais com granulação (textura) grossa. Ex: Granito, Gabro,. Rochas Ígneas Extrusivas Lava ou Piroclastos resfriam-se rapidamente na superfície terrestre e tem granulação (textura) fina ou vítrea. Ex: Basalto, Riolito, Pedra Pome, Obsidiana

5 Piroclastos Rochas extrusivas Rochas intrusivas

6 Classificação das Rochas Ígneas relação à Textura
Vítrea: esse tipo ocorre quando o resfriamento do magma é rápido e não há tempo para cristalização dos minerais (ex.: Pedra Pome, Obsididana). Afanítica: ocorre quando o resfriamento do magma é muito rápido, não sendo possível distinguir os minerais devido ao baixo grau de cristalização (ex.: Basalto). Faneritica: : Ocorre quando o resfriamento do magma é mais lento. Sendo possível observar cristais bem formados (ex.: Granito). Porfirítica: Textura mista, ocorre quando o resfriamento do magma é mais lento. Cristais bem formados nadam em uma massa vítrea.

7 Textura Vítrea Obsidiana: : Vidro vulcânico

8 Textura Vítrea Pedra Pome. quando a textura é vesicular com bolhas.

9 Textura Afanítica Basalto

10 Textura Fanerítica Graníto

11 Textura Porfiritica andesito, com megacristais de plagioclásio em matriz fina

12

13 Seção esquemática da crosta / manto (astenosfera / litosfera), indicando a localização dos sítios formadores de magmas no modelo de placas tectônicas.

14 Classificação das Rochas Ígneas relação à Composição
Química: A acidez de uma rocha está relacionada aos teores de SiO2 na forma de quartzo ou fazendo parte dos silicatos. Rochas ácidas: Teores de SiO2 > 65% Rochas neutras: Teores de SiO2 de 52 a 65% Rochas básicas: Teores de SiO2 < 52% (ausência de quartzo) Mineralógica Félsica (Feldspato + Sílica) Intermediária Máfica (Magnésio + Ferro) Ultramáfica

15 Classificação das Rochas Ígneas relação à Composição Química e Mineralógica

16 Exemplos de composição média de rochas ígneas consolidadas a partir de magmas graníticos, andesíticos e basálticos (valores em % em peso).

17 Classificação das Rochas Ígneas em relação à Cor
Leucocráticas: Rochas claras ricas em quartzo, feldspatos e muscovita. Mesocrática: Rocha de cor intermediária entre clara e escura com 30 a 60% de minerais claros. Melanocráticas: Rochas escuras, ricas em biotita, hematita, anfibólios, piroxênios, olivinas, augita, magnetita, etc. Minerais escuros.

18 Classificação das Rochas Ígneas
As relações entre Índice de cor, teor de sílica, composição mineralógica e ambiente de cristalização para as rochas ígneas mais comuns (excluindo as alcalinas).

19 Granito Riolito Rochas Félsicas

20 Rochas Intermediárias
Granodiorito Andesito Rochas Intermediárias

21 Gabro Basalto Rochas Máficas

22 Peridotitoito Rochas Ultramáficas

23 Basalto: rocha vulcânica básica maciça,
afanítica. Bacia do Paraná.

24 Gabro: rocha intrusiva básica maciça,
fanerítica, com alto teor de minerais máficos (piroxênio). Ilha de São Sebastião, SP

25 Nódulo peridotítico em rocha vulcânica alcalina. Ñemby, Paraguai.

26 a) Granito: rocha intrusiva ácida maciça,
fanerítica equigranular média. Capão Bonito, SP. b) Granito: rocha intrusiva ácida maciça, porfirítica, com matriz fanerítica. Piedade, SP.

27 São rochas resistentes, em geral melanocráticas e básicas, ricas em minerais ferrosos; ferro-magnesianos e pobres em quartzo. Textura vítrea (Obsidiana) e Textura Afanítica (Basalto) Exemplos Basalto: Cor preta ou cinza escuro (melanocráticas), formada por plagiosclásios calcico, hematita e augita, baixo grau de cristalização (os cristais não são visíveis a olho nú), básicas. Riolito: É o granito efusivo, neutras ou ácidas, cor cinza avermelhado ou azulado, mesocráticas. Obsidiana: Vidro vulcânico, melanocráticas, ácidas. Quando a textura é vesicular com bolhas chama-se Pedra Pome.


Carregar ppt "Rochas ígneas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google