A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIÊNCIAS 6ºS anos Profª. Celi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIÊNCIAS 6ºS anos Profª. Celi."— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIAS 6ºS anos Profª. Celi

2 “RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS”
Sociedade: é um tipo de relação ecológica entre indivíduos da mesma espécie; onde há grande dependência uns com os outros e muita cooperação entre eles. Exs: abelhas, formigas e cupins. Há nítida divisão de trabalho entre os integrantes com formação de castas sociais.

3 Sociedade das abelhas nem todas são sociais, muitas espécies têm vida solitária. as mais conhecidas que vivem em sociedade são da espécie Apis mellifera. há três castas sociais: rainhas (fêmeas férteis), zangões (machos férteis) e operárias (fêmeas que não se reproduzem). a atividade das abelhas é de grande importância na polinização, fabricação de mel, cera, geleia real e própolis.

4 Sociedade das formigas
elas podem misturar a terra e com isso aumentar a aeração do solo; constroem túneis que facilitam a drenagem; além de enriquecer o solo com matéria orgânica. muitas espécies espalham sementes, ajudando na reprodução de muitas plantas. algumas espécies podem infestar casas e apartamentos, atacando alimentos e nos hospitais, contaminar medicamentos e materiais cirúrgicos. podem atacar plantas cultivadas como por exemplo as saúvas.

5 há várias castas sociais: as rainhas (com asas e férteis), os reis (com asas e férteis), os soldados (defendem o sauveiro), as cortadeiras (coletam e transportam gravetos) e as jardineiras (cuidam dos fungos cultivados).

6 Sociedade dos cupins decompõem a madeira de troncos e de ramos de árvores; misturam a terra e drenam a água. algumas espécies atacam certas plantas cultivadas e causam prejuízos domésticos. há as seguintes castas sociais: rainhas (com asas e férteis), reis (com asas e férteis), operários (coletam alimentos) e dos soldados (defendem o cupinzeiro).

7 RELAÇÕES HARMÔNICAS TIPOS:
Ocorre entre seres vivos de espécies diferentes, onde nenhuma delas é prejudicada, sendo pelo menos uma das espécies é beneficiada. TIPOS: Comensalismo Nessa relação a espécie beneficiada obtém alimento da outra espécie que não é nem prejudicada nem beneficiada. Ex: tubarão e rêmora (peixe-piolho)

8

9 Inquilinismo Nessa relação a espécie inquilina (aquela que consegue abrigo, proteção) é beneficiada e a hospedeira não é prejudicada; a orquídea é uma epífita. Ex: orquídea e árvore

10 Mutualismo Obrigatório ou Simbiose
Nessa relação entre seres de espécies diferentes, ambas são beneficiadas, onde não podem viver separadas. Exs: liquens (algas + fungos), onde as algas fornecem alimento via fotossíntese e os fungos absorvem água e sais minerais. bactérias + raízes de leguminosas (bactérias fixam nitrogênio atmosférico e as leguminosas dão abrigo).

11

12 Protocooperação ou Mutualismo Facultativo
Nessa relação, as duas espécies são beneficiadas, mas podem viver independentemente ou mesmo mudar de parceiro. Ex: caranguejo paguro e anêmona-do-mar (o caranguejo consegue proteção da anêmona e ela consegue transporte garantido pelo paguro).

13

14 RELAÇÕES DESARMÔNICAS
Ocorre quando há prejuízo para pelo menos uma das espécies envolvidas, ou mesmo para ambas. TIPOS: Predação Nessa relação o predador é beneficiado e a presa prejudicada. Exs: sapo x besouro; coruja x rato; tamanduá x cupim

15

16 Competição Tipo de relação que pode ocorrer tanto entre seres de uma mesma espécie quanto entre seres de espécies diferentes. A disputa envolve alimento ou mesmo território. Exs: ratos x homem disputando alimento. leões disputando território ou mesmo uma fêmea.

17 Parasitismo Nessa relação o parasita sai ganhando e o hospedeiro é prejudicado. Exs: pulga x cão, carrapato x homem, lombriga x homem


Carregar ppt "CIÊNCIAS 6ºS anos Profª. Celi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google