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Mobilidade do deficiente visual

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Apresentação em tema: "Mobilidade do deficiente visual"— Transcrição da apresentação:

1 Mobilidade do deficiente visual
TRABALHO FEITO POR : IVÂNIA LEVY                                                        JOANA LOPES MARIANA MARQUES MARIANA NABAIS Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação em Educação  Geográfica" – 2013/14

2 INTRODUÇÃO O trabalho agora apresentado foi realizado no âmbito do Estudo de Caso ,na disciplina de Geografia A e está integrado no projecto “Nós Propomos! – Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”. Este pretende fazer um levantamento dos problemas relacionados com a mobilidade dos deficientes visuais no espaço envolvente da escola ,e propor a sua melhoria, tendo em conta o PDM de Lisboa. Fonte:ArcGis Figura1 – Localização da área em estudo na cidade de Lisboa.

3 Área em estudo Figura 2 – Delimitação da área em estudo.
Legenda: Fig. 1 e 2 - Fonte: Figura 2 – Delimitação da área em estudo. Figura 3 – Problemas observados na área em estudo.

4 Problemas observADOS Rua Rodrigo da Fonseca Rua Marquês de Subserra
Figura 6 Figura 4 Figura 5 Figura 7 (Fotografias tiradas e mTrabalho de campo, 14 de março, 16h)

5 problemas de mobilidade
Falta de sinalização; Passadeiras na curvatura; Ruas estreitas e sujas; Obstáculos (caixotes do lixo no meio do caminho, postes de iluminação etc.); Estacionamento indevido dos veículos; Falta de piso táctil; Falta de guias sonoros; Pavimento em más condições.

6 PROBLEMA / SOLUÇÃO Figura 8 – O que está mal Figura 9 – O que está bem
(Fotografias tiradas e mTrabalho de campo, 14 de março, 16h)

7 Rua joaquim antónio aguiar
guias sonoros Fonte: Figura 11 – Exemplo de uma passadeira apresentada de forma correta. Figura 10 – Fotografia tirada em trabalho de campo no dia 14 de março às 16h.

8 passadeira ideal para pessoas com mobilidade reduzida
guias sonoros Figura 12 Figura 13 Fonte:

9 PASSADEIRA DE PEÕES DE TECNOLOGIA SOLAR
Fig 14 Fonte:

10 - As soluções para os problemas apresentados basearam-se em documentos e legais e estão previstas no PDM de Lisboa quando apresenta como desígnio “elevar a qualidade de vida” e como objetivo “qualificar o espaço público” nomeadamente através da “escolha de pavimentos que garantam a acessibilidade, conforto e segurança para todos” (também para os deficientes). - Depois de finalizado o trabalho, chegámos à conclusão de que este ajudou ao desenvolvimento do nosso espírito crítico e observador. - Estes dois meses de pesquisa despertaram o nosso interesse para novos problemas locais e fizeram-nos perceber novas realidades. O trabalho não foi decerto fácil, porém, adquirimos conhecimentos que nos serão úteis na concretização de outros projetos de investigação. Agradecemos a colaboração da professora de Educação Especial, Drª Teresa Mendes, do Dr. José Carvalho, da Srª Arquiteta Sofia Osório e da nossa professora de Geografia Drª Maria do Carmo Naves. CONCLUSÕES

11 BiBliografia Decreto-Lei n.º 163/2006


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