A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acessibilidade dos portadores de deficiência motora Uma realidade extremamente limitadora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acessibilidade dos portadores de deficiência motora Uma realidade extremamente limitadora."— Transcrição da apresentação:

1 Acessibilidade dos portadores de deficiência motora Uma realidade extremamente limitadora

2 “Sabia que 135mil portugueses não vão conseguir ler esta revista por ausência ou redução grave da visão, (…) outros 87mil terão graves dificuldades na compreensão da mensagem e 357mil terão dificuldade ou estarão impossibilitados de chegar ao local onde obteve este jornal por incapacidade de locomoção?” In Campanha Aceite a Diferença de 1999

3 Deficiência Limitação permanente ou temporária que impossibilita a autonomia de um individuo em certas situações da vida quotidiana.

4 Origem/ Causas:  Nascença – Nascer com deficiência;  Surgir ao longo do tempo;  Decorrer de doença ou ser provocada por acidente.

5 Lei 46/2006 de 28 de Agosto Lei da não discriminação “proíbe e pune a discriminação em razão da deficiência e do risco agravado de saúde”

6 Discriminação a)Directa – tratamento menos favorável do que outra pessoa em comparável situação; b)Indirecta – disposição aplicada a todo o indivíduo cujo efeito ou impacto seja desvantajoso para portadores de deficiência.

7 Quotidiano As tarefas mais banais e comuns a qualquer cidadão tornam-se verdadeiras provas a superar todos os dias.

8 O dia a dia de um “super humano”  Qualidade de vida;  Realização pessoal;  Concretização.

9 Barreiras arquitectónicas As nossas cidades são para todos? Os nossos edifícios e infra-estruturas estão preparados para todos os indivíduos?

10 Aprisionados nas suas próprias casas  Dificuldades de acesso

11 o Prédios sem elevador/ascensor o Ausência de rampas o Escadarias

12 Meios de transporte – deslocação Autocarro

13

14 Metro

15

16 Transportes próprios adaptados

17 Caixas multibanco

18

19 Assembleia da República O edifício do órgão que deve representar todos os indivíduos da nação não permite o seu acesso por todos.

20 Escadas e degraus no acesso à caixa multibanco e ao bar.

21 Orçamento participativo 2010

22 Que mobilidade pedonal?  Micro-passeios ou danificados;  Passeios ocupados por carros, caixotes do lixo, árvores, postes, etc.;  Passadeiras obstruídas;  Faixas de rodagem como estacionamento;  Entre outros…

23 Inúmeros e infindáveis obstáculos

24

25

26

27 Postes impossibilitam passagem Árvores ocupam passeios inteiros

28 Degradação. Inexistência de manutenção.

29

30 Passeios que não respeitam as dimensões exigidas legalmente.

31

32 Se não existem entraves, criam-se.

33 Pura falta de respeito

34

35 Lisboa é um parque de estacionamento

36

37

38 Lyon - França

39 Madrid - Espanha

40 Rua Anchieta - Itália

41 Lisboa - Portugal

42 Serão as mentalidades as grandes responsáveis pela vida que levam os portadores de deficiência ou com algum tipo de limitação física?

43 Empregabilidade  Empregar um portador de deficiência motora – dificuldades, entraves, influências na vida;  Uma vez tendo acedido a um trabalho, que condições de desempenho tem?  Fim do contrato – discriminação também na hora da despedida?

44 Problemas  Atitudes negativas  Preconceitos sociais  Incompreensão  Linguagem e comportamento ofensivos e errados

45 Boas práticas no recrutamento e desenvolvimento da carreira  Afastar ideias pré-estabelecidas (erradas)  Compreender  Aceitar a diferença

46 Frutos:  Competição  Evolução profissional  Progressão na carreira

47 Instituto Nacional para a Reabilitação O INR é um instituto público que tem a função crucial de encaminhamento das pessoas para os institutos onde possam fazer valer os seus direitos.

48 condição essencial para o pleno exercício dos direitos das pessoas com deficiência e de todas as outras pessoas que experimentam uma situação de limitação funcional. INR Acessibilidades


Carregar ppt "Acessibilidade dos portadores de deficiência motora Uma realidade extremamente limitadora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google