A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paula Serrano EB2,3 D. Paio Peres Correia Tavira – Distrito de Faro 8º ano – Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas Pro-Solaris 5 alunos + 2 professores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paula Serrano EB2,3 D. Paio Peres Correia Tavira – Distrito de Faro 8º ano – Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas Pro-Solaris 5 alunos + 2 professores."— Transcrição da apresentação:

1 Paula Serrano EB2,3 D. Paio Peres Correia Tavira – Distrito de Faro 8º ano – Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas Pro-Solaris 5 alunos + 2 professores

2 O protótipo do forno solar é construído com base na reutilização de materiais. Neste momento toda a turma se encontra dividida em grupos. Cada grupo está a construir um diferentes protótipos de fornos solares. Fig.1 – Esquema do forno solar.Fig.2 – Início do projecto.

3 Neste momento do projecto os alunos pesquisaram sobre diferentes tipos de fornos solares existentes e os materiais necessários para a construção dos mesmos, tendo em conta que irão utilizar, sempre que possível, materiais reutilizados. Na turma serão construídos diferentes fornos solares de modo a estudar e analisar o funcionamento e a potência obtida em cada um deles. Todo o processo de elaboração e construção dos fornos solares ficará documentado em blogs construídos para o efeito. Fig.3 – Equipa a analisar o processo de construção.

4 O envolvimento dos alunos nas decisões é total. Foram os alunos que fizeram a pesquisa inicial sobre os diferentes tipos de fornos solares e a elaboração de uma listagem com os materiais necessário s também partiu dos mesmos. Os professores tiveram apenas um papel moderador e orientador do projecto. Fontes consultadas: Guia e vídeo disponível no sítio

5 Os alunos pretendem elaborar um projecto que possa ser divulgado junto da comunidade escolar. Criar workshops junto dos colegas e professores, onde explicarão como construir o forno solar, com receitas que podem ser confeccionadas nos mesmos. O objectivo é, não tanto rentabilizar em termos comerciais mas divulgar projectos que tenham como principio a reutilização de materiais e, principalmente, a utilização de fontes de energia renováveis. Os conhecimentos base para a reutilização e recurso às energias renováveis são leccionadas nos programas das Ciências. Este projecto tem como finalidade promover o gosto pelas ciências e pela tecnologia, aplicando os conceitos aprendidos nas diferentes áreas curriculares e mostrando as suas aplicações práticas. É também desenvolvido a capacidade de análise crítica e o principio da ciência como um processo evolutivo, que se baseia na análise e estudo das variáveis que influenciam o funcionamento dos fornos solares (potência, inclinação dos painéis, materiais utilizados …).


Carregar ppt "Paula Serrano EB2,3 D. Paio Peres Correia Tavira – Distrito de Faro 8º ano – Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas Pro-Solaris 5 alunos + 2 professores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google