A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Básica à Internet

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Básica à Internet"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução Básica à Internet
Aula Renato M.E. Sabbatini, PhD Copyright 2000 Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, Campinas, Brazil Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução por quaisquer meios, no todo ou em parte, na forma de textos, imagens ou qualquer outro recurso eletrônico ou impresso. O aluno regularmente inscrito neste curso pode baixar uma única cópia para visualização em seu computador local, vetada qualquer forma de redistribuição ou comercialização, conforme as leis internacionais de direitos autorais. Introdução Básica à Internet II. Serviços da Internet

2 Objetivos da Aula Adquirir conhecimentos básicos sobre quais são os princípios básicos de funcionamento das ferramentas e funções principais disponíveis na Internet, como correio eletrônico, listas de discussão, grupos de notícias, transferência de arquivos e teleconferência.

3 Tópicos As ferramentas básicas e recursos avançados da Internet
Correio eletrônico ( , webmail) Listas de distribuição e discussão Grupos de notícias (newsgroups) Transferência de arquivos (FTP) Execução remota (TELNET) Troca de mensagens (IRC)

4 Serviços Básicos da Internet
SMTP: Correio Eletrônico ( ) Simple Mail Transfer Protocol FTP: Transferência de Arquivos File Transfer Protocol TELNET: Execução Remota NEWS: Grupos de notícias IRC: Chats Internet Relay Chat HTTP: Hipermídia (WWW) Hypertext Transfer Protocol A Internet, então é uma rede baseada em tecnologia de comutação por pacotes e um sistema de endereços numéricos e simbólicos, funções e regras essas implementadas através do conjunto de protocolos denominado TCP/IP. Em cima dessa plataforma são implementados numerosos serviços, como correio eletrônico, transferênca de arquivos, acesso remoto a hosts, troca de mensagens em tempo real (‘chat”) e acesso a documentos multimídia. Para cada serviço existem um ou mais protocolos abertos.

5 Serviços Avançados da Internet
RA: Áudio e vídeo sob demanda MBONE: Multicasting Pointcasting (tecnologia push) VRML: Realidade virtual CGI, ASP: Execução centralizada JAVA, ActiveX: Execução distribuída SQL, Oracle: Bancos de dados on-line Além dos serviços básicos, com o tempo foram sendo implementados protocolos mais avançados para serviços de multimídia, execução on-line de programas (centralizados ou distribuídos), acesso a bancos de dados on-line, etc. Foram desenvolvidos então diversos protocolos e softwares adicionais, mostrados neste slide.

6 Correio Eletrônico Mail Host Mail Host Internet Destinatário Remetente
Como funciona o correio eletrônico? Usando um programa especial (cliente de ), o remetente compõe a mensagem, adiciona o endereço postal do destinatário (segundo os padrões de endereços de da Internet, veja o próximo slide) e estabelece uma conexão com seu provedor. Este tem um programa servidor de mail, que o envia através do sistema de roteamento de mensagens da Internet até o computador hospedeiro do serviço de do destinatário. Este, usando um programa cliente de leitura de , lê o . Um endereço de resposta pode estar incluido na mensagem para permitir rápido envio no sentido inverso. Destinatário Remetente

7 Correio Eletrônico: Endereço
conta nodo domínio país O endereço de padronizado para a Internet tem dois componentes separados pelo sinal de arroba A primeira parte é o nome da conta de registrada no servidor de mail. Pode ser o nome da pessoa, por exemplo. A segunda parte é o nome completo do domínio onde está rodando o programa servidor de mail. Existe apenas uma conta de para cada endereço completo, mas uma pessoa pode ter várias contas, desde que tenham nomes distintos (de conta ou de servidor).

8 Sofware Cliente para Email
O Microsoft Outlook é um exemplo de software cliente para acesso ao . Ele permite criar, enviar, receber, responder, re-enviar e encaminhar mensagens. A tele se divide em três: lista de pastas com as mensagens recebidas (Caixa de Entrada), enviadas (Caixa de Saída) e arquivadas, a lista de mensagens em cada pasta (com nome do remetente, assunto e data/hora de recebimento) e o conteúdo da mensagem. O programa funciona em conjunto cliente-servidor com dois outros softwares no provedor: um para enviar e outro para receber. Existe uma caixa postal eletrônica no servidor, que é esvaziada quando as mensagens são descarregadas após estabelecer uma conexão. Para acessar você precisa ter um cliente desse tipo instalado em sua máquina. Quem tem o MS Windows recebe pelo menos ou Outlook Express, uma versão light. Com o Microsoft Office vem o Outlook completo. Existem outros clientes gratuitos na Internet que podem ser baixados, como o Eudora Light (

9 Configuração do Cliente de Email
Nome e senha do usuário Conta de Servidor de envio de Servidor de recebimento de Tipo de protocolo de resposta Parâmetros de envio e recebimento Preferências Quando for usar o pela primeira vez, qualquer que seja o software cliente utilizado, é necessário que se proceda à configuração do mesmo. Esse procedimento varia ligeiramente entre programas, mas você precisa obter, antes de utilizá-lo, alguns dados fornecidos pelo seu provedor de acesso e de na Internet. Esses dados são fornecidos geralmente quando você se inscreve, e são os domínios dos servidores de de recebimento e de envio (no exemplo eles têm nomes diferentes). É necessário saber também se a conta de verificação de é do tipo POP3 ou IMAP4. Esses são distintos protocolos de leitura de , e a configuração do software cliente deve ser igual à estabelecida no servidor, quando a conta foi aberta.

10 WebMail Permite o acesso a email através de um browser comum, sem
necessidade de um software cliente específico Esta é uma forma interessante de acessar o seu . Surgiu com serviços de gratuito disponíveis apenas através da Web, como HotMail, ZipMail e outros. Mas também algums deles podem ser configurados para ler qualquer conta de , em qualquer servidor da Internet. Basta ter um browser qualquer para poder entrar no endereço. Neste slide mostramos um exemplo do webmail do iG. Quase todos os provedores de acesso hoje em dia oferecem webmail para suas contas.

11 Anexos de Uma mensagem de correio eletrônico pode ser usada também para enviar arquivos de computador de qualquer tipo, na forma de anexos (“attachments”) Esta facilidade permite o envio de imagens, sons, videoclipes, programas, arquivos compactados, etc. Os softwares clientes têm comandos para adicionar e recuperar anexos de mensagens O envio de anexos transforma o em uma poderosa ferramenta de comunicação na divulgação de conteúdo, software e muitas outras coisas, com amplas aplicaçòes na educação a distância.

12 Lista de Distribuição Listserver Mail Host Internet Destinatário A
Como funciona uma lista de distribuição? Também chamada de mailing list ou mala direta, a distribuição começa com o remetente enviando uma mensagem para um endereço especial de , o qual é servido por um software chamado processador de listas (existem vários, como listserv, listproc, majordomo, etc.) situado em algum servidor de (pode ser no próprio provedor do rementente ou em outro lugar qualquer da Internet). O servidor de listas dispõe de um banco de dados com todos os endereços de s das pessoas que assinaram a lista. Desse modo, ele envia automaticamente uma cópia da mensagem para cada um dos mail hosts dos destinatários. Os programas servidores de listas têm vários comandos que permitem assinar, interromper a assinatura, obter uma lista dos assinantes, etc. Uma discussão on-line pode ocorrer quando um dos destinatários puder mandar uma mensagem para o mesmo listserver. Essa mensagem é redistribuida, tomando conhecimento todos os seus assinantes e assim por diante. Não é necessário um software cliente especial para a lista de distribuição, uma vez que é baseada no comum. Destinatário A Remetente Destinatário B

13 Exemplo de Lista de Discussão
Lista de Discussão MEDSAUDE-L sobre Medicina e Saúde Para assinar: enviar mensagem de para Com texto contendo seu endereço de subscribe medsaude-l Para mandar mensagens para toda a lista: Para suspender a assinatura: enviar mensagem para Com texto: unsubscribe medsaude-l Os comandos podem variar ligeiramente conforme o tipo de servidor de listas usado.

14 Grupo de Notícias Newsgroup Host Mail Host Internet Usuário A
Outro serviço/protocolo interessante da Internet é o Newsgroup, ou Grupo de Notícias. Ele é análogo a um quadro de avisos, por isso é chamado também de Bulletin Board (BB). O usuário não recebe a mensagem em sua caixa postal. Ele tem que usar um cliente especial (que também pode ser um browser da Web) para acessar um servidor de grupo de notícias (Newsgroup Host). Quem quiser mandar uma mensagem para um grupo de noticias geralmente usa o seu e um endereço especial. Também é possível contribuir mensagens através do software cliente especial. A mensagem fica afixada (em inglês “posted”) na área determinada do grupo, para que todos possam acessar via o software cliente. Também é muito utilizado para discussões em grupo, embora tenha um mecanismo diferente. Existem sistemas que combinam as duas funções, de acordo com a opção do usuario: lista de distribuição via e quadro de avisos. Usuário A Remetente Usuário B

15 Hierarquia de Grupo de Notícias
Os grupos de notícias são organizados de acordo com um sistema hierárquico que identifica a grande área de conhecimento, a sub-área e o tema específico Exemplos: sci.med.aids Discussão científica sobre AIDS (science/medical) alt.support.depression Grupo de suporte a depressivos (alternative/support) comp.databases.oracle Discussão de usários do Oracle (computers/databases) Os grupos de notícias são um recurso muito antigo da Internet, anterior mesmo à web. Como também é um par cliente-servidor (como tudo na Internet), foram desenvolvidos clientes especiais chamados newsreaders (leitores de notícias) para acessar os grupos. Para facilitar a classificação dos diversos interesses, foi criado um sistema hierárquico de assuntos, podendo ter até quatro níveis, e começando com algumas áreas bem gerais, como ciências, humanidades, computadores, etc. (hierarquia superior) e depois se subdividindo em milhares de áreas possíveis. O nome de um grupo, portanto, é identificado através de um composto dos vários niveis, da esquerda para a direita, separado por pontos.

16 Hierarquias de Nível Superior
humanities humanidades bionet biologia bit listas biz negócios info informações schl escola comp computadores rec recreação sci ciência soc sociedade talk discussões news notícias misc miscelânea Estas são as principais hierarquias “toplevel” de nível superior. São dezenas de milhares de grupos de notícias nas três ou quatro niveis de hierarquia permitidos.

17 Grupos de Notícias na Web: eGroups
Da mesma forma como existe acessado via Web (Webmail) existem também listas e grupos de discussão baseados na Web. Em outras palavras: funcionam como um grupo de notícias (quadro de avisos), mas são gerenciados por um software que permite a visualização e a contribuição através de uma interface multimídia do browser. O primeiro serviço a ser oferecido na Internet nessa modalidade foi o DejaNews. Atualmente, é muito conhecido o serviço eGroups ( que já existe em português (br.egroups.com, e outros).

18 Grupos de Notícias na Web: eGroups
A visualização e redação de mensagens é feita inteiramente através do browser da Web. A colocação de uma mensagem submetida é imediata. Podem ser colocados anexos (“attachments”)

19 Transferência de Arquivos (FTP)
Acesso anônimo ou restrito Cliente Servidor FTP FTP A transferência de arquivos é outro serviço implementado na Internet através de um protocolo (File Transfer Protocol, ou FTP). Ele permite que arquivos de qualquer tipo armazenados no servidor sejam transferidos gradativamente até estarem inteiramente copiados no disco local do cliente, ou no sentido inverso: Descarregamento (“downloading”): transferência do servidor para o cliente Carregamento (“uploading”): transferência do cliente para o servidor Com tudo na Internet, este é um par de programas cliente/servidor. Para que ocorra, deve haver programas de cada tipo instalados nas duas pontas do elo de FTP. Cópia do Servidor Cópia Local Software FTP Dedicado Acesso via browser WWW FTP do MS-DOS Software Servidor de FTP FTP via WebServer

20 Tipos de FTP FTP de acesso restrito: é necessário fornecer nome de acesso (login) e senha, para que o servidor FTP libere a capacidade de transferir arquivos FTP anônimo: implementado por vontade do dono do diretório, não exige senha e login Para FTP anônimo, basta fornecer como login o termo “anonymous” e como senha o seu endereço de .

21 Software para FTP Existem muitos softwares clientes para realizar FTP. O mostrado neste slide é um dos mais conhecidos e utilizados, o WS FTP LE, disponível gratuitamente (freeware). Inicialmente seleciona-se em “Conectar” o servidor de FTP que se deseja contatar (ou cria-se um novo contato, fornecendo o URL, o tipo de servidor, o nome de login e a senha).

22 Software para FTP (2) O software cria dois painéis: o da esquerda contém os diretórios e arquivos locais, o da direita contém os diretórios e arquivos remotos (servidor de FTP). Para descarregar arquivos no painel direito, basta selecioná-los com o mouse, e depois clicar na flecha central dirigida para a esquerda. Para carregar arquivos, basta inverter o procedimento. Os painéis funcionam como um navegador de diretórios do tipo Windows Disk Explorer. Existem também comandos para visualização dos arquivos antes de efetuar seu carregamento ou descarregamento.

23 Software para FTP (3) O acesso a FTP via browsers da Web, como o Internet Explorer e o Nestscape também é possível. No caso do Windows 2000, o software fica exatamente igual a um Disk Explorer, como se a Internet fosse um disco ligado ao seu computador.

24 Execução Remota (TELNET)
Internet Provedor Computador Remoto Terminal O protocolo TELNET permite que qualquer computador cliente ligado à Internet simule a função de um terminal local de um computador servidor qualquer (host de TELNET) desde que ele também esteja ligado à Internet, e, é óbvio, permita esse acesso através de um nome de login e uma senha, fornecidos aos usuários. O Windows tem um software cliente de TELNET que pode ser usado para essa finalidade. Outro programa para Windows muito conhecido é o HYPERTERMINAL. Entretanto, existem outros softwares clientes de TELNET que são mais usados por permitirem acesso criptografado (protegido contra hackers). O mais usado é o SSH. Permite que um terminal (cliente) acesse qualquer host ligado a Internet e execute diretamente seu sistema operacional e softwares locais, emulando um terminal remoto

25 Software Cliente para TELNET
Neste slide vemos um exemplo do SSH sendo usado para acessar o sistema operacional UNIX de um computador remoto. A interface não é gráfica, mas sim baseada em caracteres, como é usual no UNIX. Existem, no entanto, clientes gráficos para sistemas operacionais como o Windows.

26 Troca de Mensagens (IRC)
Provedor 2 Provedor 1 Internet Internet A troca de mensagens em tempo real entre vários terminais através da Internet tornou-se possível com o desenvolvimento do protocolo IRC (Internet Relay Chat). Chat em inglês quer dizer bate-papo, ou conversa. Ele funciona da seguinte maneira: é necessário haver um computador servidor conectado a Internet, que sirva de ponto comum entre todos os participantes do IRC. Ele é chamado de relé ou refletor e tem um software específico para isso, além de um endereço (URL) conhecido. As pessoas que querem entrar em um “chat” conectam-se a esse mesmo refletor, e passam a usar cada um o mesmo software cliente, que reproduz uma área comum (tela de chat) onde todas as intervençòes de cada participante podem ser visualizados em tempo real. Os primeiros software clientes de IRC não eram gráficos, baseando-se apenas em caracteres, debaixo do UNIX. Posteriormente, foram desenvolvidos vários clientes com interface gráfica, como o mIRC, para Windows, que fez grande sucesso. Refletor ou Relé (Servidor de IRC) Terminal 1 Terminal 2

27 Softwares Clientes para IRC
Existem centenas de softwares disponíveis para chats e mensagens instantâneas baseadas no protocolo IRC. Os mais conhecidos são o ICQ, o Yahoo! Messenger e o AOL Messenger, que têm em conjunto algumas dezenas de milhões de usuários. Esses programas ficam rodando em “background” enquanto a pessoa trabalha no computador, e mensagens instantâneas ou convites para participar de chats ocorrem em tempo real. É uma verdadeira mania, que tem um grande impacto para a educação, pois são ótimos para montar cursos on-line sem grandes investimentos. Para conseguir: ICQ Yahoo! Messenger AOL Messenger

28 Clientes para Chat: Yahoo Messenger
O chat do Yahoo! Messenger é um dos melhores para aulas virtuais, pois é rápido, permite múltiplos participantes, é fácil de usar (interface muito simples e interativa), é gratuito (precisa se registrar no Yahoo primeiro), e permite chat de audio (voz) se tiver um microfone e altofalantes no micro. É o único com chat de voz multiponto.

29 Chat Baseado na Web em Java
Outra possibilidade de implementar um chat é usar a própria Web. Nesse caso, a página chama um software executado centralmente no servidor, ou um aplicativo em Java, no servidor ou no cliente. Este slide mostra um exemplo desenvolvido na UNICAMP para chats profissionais no Hospital Virtual Brasileiro.

30 Clientes para Chat: NetMeeting
Endereço do servidor Controles de áudio Área de chat Quadro branco Outro software muito usado é o Microsoft NetMeeting. Ele utiliza um refletor especial, chamado ILS, ou também pode fazer conexões entre dois pontos, através da Internet. É uma solução muito completa para educação, pois tem áudio, vídeo e texto, além de um quadro branco para desenhos.


Carregar ppt "Introdução Básica à Internet"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google