A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO"— Transcrição da apresentação:

1 RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO

2 Mudanças no final da Idade Média
Política - Nobreza e Clero perdem o poder - Rei centraliza o poder Religião - Decadência da Igreja - Início da Reforma Religiosa (1517) Economia – Capitalismo Cultura - Novos padrões sociais burgueses (filosofia, artes e ciências) - RENASCIMENTO

3 Características do Renascimento
Renovação da cultura greco-romana Humanismo (elemento central) Antropocentrismo (homem no centro) Naturalismo (está centrado na observação e representação fiel da realidade e na experiência). Otimismo (se caracteriza por ser uma forma de pensamento. É sinônimo de pensamento positivo. No Renascimento ele significa poder fazer tudo sem nenhuma restrição e abertura ao novo).

4 Individualismo (é um conceito político, moral e social que exprime a afirmação e liberdade do indivíduo, especialmente diante à sociedade e ao Estado. No Renascimento, colocava-se como antítese do coletivismo da sociedade feudal medieval. Expressava-se nas obras nos destaques em personagens individuais). Hedonismo (é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer individual e imediato o supremo bem da vida humana). Neoplatonismo (foi uma corrente de pensamento iniciada no século III que se baseava nos ensinamentos de Platão e dos platônicos. O neoplatonismo foi revivido na renascença italiana por figuras como Marsílio Ficino, os Medici e Sandro Botticelli).

5 RENASCIMENTO CIENTÍFICO
Nicolau Copérnico - Heliocentrismo Galileu Galilei - defendeu o sistema de Copérnico Johannes Kepler - Inventor do telescópio - movimento elíptico dos astros Isaac Newton -Lei da Gravidade Gabriel de Falópio - Trompas do aparelho genital feminino

6 A Arte Renascentista A PINTURA

7 O Renascimento O Renascimento surgiu em Itália e os principais centros foram: No séc.XV, Florença (onde se destacou Leonardo da Vinci) sob a proteção dos Médicis (dinastia política italiana). No séc.XVI, Roma, com o mecenato dos papas Júlio II e Leão X.

8 A pintura renascentista distingue-se por :
Equilíbrio na composição; Aplicação das leis da perspectiva, dando a ilusão de profundidade; Naturalismo – os pintores procuraram representar a Natureza (árvores , flores, rios e montanhas bem como figuras humanas)

9 Novas técnicas (pintura a óleo em tela, o sfumato e o contraste luz/sombra);
Representação de temas religiosos (particularmente a Virgem e o Menino ), da mitologia greco-romana, da paisagem e do retrato.

10 Entre muitos pintores destacaram-se :
Botticelli ( ), que exprimiu com naturalismo e elegância as linhas do corpo humano. Os seus quadros mais famosos são O Nascimento de Vénus e A Primavera.

11 ‘’O Nascimento de Vênus’’
Obra-prima de Botticelli.

12 ‘’Primavera’’

13 Pormenor de A Primavera de Botticelli onde é bem patente o naturalismo.

14 ‘’Jovem Com Uma Medalha’’
O rosto que está na medalha é de Cósimo de Médici, patriarca da família Médici.

15 Leonardo da Vinci

16 Biografia: Nascido no pequeno vilarejo de Vinci, perto de Florença, na Itália, em 15 de abril de ( ) Filho ilegítimo de Catarine, uma camponesa de 16 anos e de Ser Piero di Antônio, um tabelião 30 anos mais velho. Aprendeu sozinho latim, matemática, anatomia humana e física. Seu mestre foi Andrea Verrochio. Ao completar 20 anos entrou pra a Corporação de Pintores de Florença como mestre. Foi das mais importantes figuras do Renascimento tendo utilizado as sombras e a técnica do claro-escuro .

17 Em meados de 1482, mudou-se para Milão, o governante era Ludovico Sforza.
Em 1516, convidado pelo novo soberano francês, Francisco I, a viver no Castelo de Cloux, em Amboise, na França. Morreu em 2 de Maio de 1519, com 67 anos. Leonardo da Vinci teve vários mecenas (Os mecenas eram ricos e poderosos comerciantes, príncipes, condes, bispos e banqueiros que financiavam e investiam na produção de arte como maneira de obter reconhecimento e prestígio na sociedade.): O rei Francisco I, a igreja, Lorenzo de Médici, e Ludovico Sforza.

18 Características das Obras:
Todas as suas obras possuem uma analogia a mais. Aplicava a técnica do número de ouro (O Número de Ouro é um número irracional misterioso e enigmático que nos surge numa infinidade de elementos da natureza na forma de uma razão, sendo considerada por muitos como uma oferta de Deus ao mundo). Usava várias equações matemáticas em suas obras. Usava a técnica do Afresco. Tema Bíblico.

19 ‘’Dama Com Um Arminho’’
A mulher da pintura se chamava Cecília, ela era a amante de Ludovico Sforza.

20 ‘’Homem Vitruviano’’ O nome vem de um homem chamado Vitruvios. Naquela época, os gregos buscavam medidas perfeitas.

21 ‘’Virgem dos Rochedos’’
Foi uma encomenda de igreja. Recusaram esta obra, pois achavam que havia bruxaria, porque havia ervas medicinais atrás de Maria.

22 ‘’Mona Lisa’’ A Gioconda, de Leonardo da Vinci, onde se percebe a noção de perspectiva e o contraste entre o claro e o escuro. A mulher da pintura se chamava Lisa. Da Vinci aplicou nesta obra, o número de ouro. (Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, tem a proporção áurea nas relações entre o tronco e a cabeça, bem como nos elementos da face, mas isso é uma característica inerente ao ser humano e tais proporções podem ser encontradas na maioria das pinturas em que a anatomia tenha sido respeitada).

23 ‘’A Última Ceia’’ Foi pintada em uma parede. Foi encomendada pela igreja.

24 Óleo sobre tela, A Virgem dos rochedos de Leonardo da Vinci.

25 Óleo sobre tela, Senhora com arminho, de Leonardo da Vinci
Óleo sobre tela, Senhora com arminho, de Leonardo da Vinci. O retrato foi um tema muito usado pelos pintores renascentistas.

26 Óleo sobre tela, retrato de um músico, Leonardo da Vinci.

27 A Adoração dos Magos de Leonardo da Vinci
A Adoração dos Magos de Leonardo da Vinci. As figuras tornam-se visíveis em grau variável pela incidência da luz.

28 Michelângelo

29 Biografia: Nasceu em 6 de Março de 1475, em Caprese, região da toscana; morreu no dia 18 de Fevereiro de ( ) Michelângelo (Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni) era membro de uma pequena nobreza da cidade. Seu pai era Lodovico de Leonardo Buonarrotti. Primeiro mecenas de Michelângelo foi Lorenzo de Médici. Ele se considerava escultor, não pintor. Domenico Ghirlandaio foi o mestre de Michelângelo.

30 Características das Obras:
Tema Bíblico. Esculturas perfeitas, conforme a anatomia humana. Técnica do Afresco. Era colocado excesso de massa muscular nas pessoas de suas pinturas.

31 Esta foi a única obra assinada de Michelângelo.
‘’Pietá’’ Esta foi a única obra assinada de Michelângelo.

32 ‘’Davi’’ Foi feita em um monobloco. Foi a sua 2° obra-prima.

33 ‘’Sagrada Família’’ Foi a única pintura concluída e entregue por Michelângelo que não foi feita na parede e nem no teto. É uma pintura feita sobre a madeira.

34 ‘’Moisés’’ Esta escultura reflete muito a anatomia humana.

35 ‘’Teto da Capela Sistina’’
Grande obra-prima de Michelângelo. Mostra cada passo que tem na bíblia.

36 ‘’Criação do Homem’’ O homem seria Adão.

37 ‘’Tentação e Expulsão do Paraíso’’

38 ‘’Juízo Final’’ Pintada na Capela Sistina. Inspirada no apocalipse. Essa obra marcou o fim do Renascimento e inicio do Barroco.

39 A Criação do Homem, fresco da capela Sistina no Vaticano, obra de Miguel Ângelo.

40 Rafael Sanzio

41 Biografia: Nome Completo: Raffaello Sanzio.
Nasceu dia 6 de Abril de 1483 ( ). Seu pai se chamava Giovanni Sanzio. Morava em Roma, Florença. Principal mecenas de Rafael era a igreja. Conhecido como o “Pintor das Madonas”. Morreu no seu aniversário de 37 anos.

42 Características das Obras:
Temática: Religiosidade. Tema Bíblico. As mulheres de suas obras tinham um olhar doce e uma certa delicadeza.

43 Rafael, Madona com o menino

44 ‘’Virgem da Rosa’’

45 Rafael, A escola de Atenas

46 Na Flandres, importante centro de pintura destacou-se Van Eyck
Na Flandres, importante centro de pintura destacou-se Van Eyck. Vemos aqui representado O casamento de Arnolfini ( séc. XV).

47 Na Alemanha, salienta-se Albert Durer
Na Alemanha, salienta-se Albert Durer. Pormenor do seu quadro A Lamentação de Cristo, 1500.

48 Na pintura espanhola destacou-se El Greco (1541- 1614)
Na pintura espanhola destacou-se El Greco ( ). Este seu quadro intitula-se A Anunciação.

49 Em Portugal, Vasco Fernandes, conhecido por Grão – Vasco, foi um dos grandes pintores do séc. XVI. Neste quadro, A Natividade, sobressai a perspectiva.


Carregar ppt "RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google