A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio."— Transcrição da apresentação:

1 FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04
Prof. André Lucio

2 Competências da aula 3 Servidor de DHCP. Servidor de Arquivos.
Servidor de Impressão.

3 Conceitos do servidor dhcp
Aula 04 Conceitos do servidor dhcp

4 Protocolo DHCP O Protocolo de Configuração Dinâmica de Anfitrião (Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP)), auxilia os administradores, ao configurar automaticamente computadores com endereços IP, evitando o problema de designar e rastrear endereços IP estáticos no meio de múltiplas máquinas.

5 Protocolo DHCP

6 VÍDEO SOBRE O PROTOCOLO DHCP

7 Servidor DHCP Quando você implanta servidores de protocolo DHCP em sua rede, pode fornecer automaticamente endereços IP válidos a computadores clientes e outros dispositivos de rede baseados em TCP/IP. Além disso, pode fornecer os parâmetros adicionais de configuração necessários a esses clientes e dispositivos, chamados de opções DHCP, que permitem a conexão com outros recursos de rede, como por exemplo, servidores DNS, servidores WINS e roteadores.

8 Servidor DHCP - Características
Conceder endereços IP por um tempo específico aos clientes DHCP e, em seguida, renovar automaticamente os endereços IP quando o cliente solicitar uma renovação. Atualizar automaticamente os parâmetros de cliente DHCP alterando uma opção de servidor ou escopo no servidor de protocolo DHCP, em vez de fazer isso individualmente em todos os clientes DHCP. Reservar endereços IP para computadores específicos ou outros dispositivos, de forma que eles sempre tenham o mesmo endereço IP e também recebam as opções DHCP mais atualizadas.

9 Servidor DHCP - Características
Excluir endereços IP ou intervalos de endereços da distribuição feita pela servidor de protocolo DHCP, para que esses endereços IP e intervalos possam ser usados para configurar estaticamente os servidores, os roteadores e outros dispositivos que exigem endereços IP estáticos.

10 Servidor DHCP - Características
Fornecer serviços DHCP para várias sub-redes, se todos os roteadores entre o servidor de protocolo DHCP e a sub-rede para a qual deseja fornecer serviço estiverem configurados para encaminhar mensagens DHCP. Configurar o servidor de protocolo DHCP para executar serviços de registro de nome DNS para clientes DHCP. Fornecer atribuição de endereços multicast a clientes DHCP baseados em IP.

11 Servidor DHCP - Atributos
Escopo - faixa de IPs. Superescopo – agrupamento de escopos. Intervalo de Exclusão – endereços excluídos pelo DHCP. Pool de Endereços – endereços que ainda serão utilizados. Concessão – tempo que o PC pode usar o endereço IP. Reserva – associar MAC ao IP.

12 INSTALAÇÃO DO SERVIDOR DHCP
Aula 04 INSTALAÇÃO DO SERVIDOR DHCP

13 Servidor DHCP - Instalação
Menu iniciar -> Ferramentas administrativas -> Gerenciador de servidores -> Adicionar funções.

14 Servidor DHCP - Instalação

15 Servidor DHCP - Instalação

16 Servidor DHCP - Instalação

17 Servidor DHCP - Instalação

18 Servidor DHCP - Instalação

19 Servidor DHCP - Instalação

20 Servidor DHCP - Instalação

21 Servidor DHCP - Instalação

22 Servidor DHCP - Instalação

23 Servidor DHCP - Instalação

24 Servidor DHCP - Instalação

25 Servidor DHCP - Instalação

26 Servidor DHCP - Instalação

27 Servidor DHCP - Instalação

28 Servidor DHCP - Instalação

29 CONCEITOS DE SERVIDOR DE IMPRESSÃO
Aula 04 CONCEITOS DE SERVIDOR DE IMPRESSÃO

30 Servidor de Impressão Um servidor de impressão é uma parte fundamental do gerenciamento de impressão, é composto de um aplicativo (software) rodando em um servidor(hardware), destinado a controlar as tarefas de impressão enviadas para as impressoras locais e de rede, pelas diferentes estações de trabalho que compartilham entre si o uso do equipamento de impressão.

31 Servidor de Impressão - Características
Definir a configuração correspondente às opções instaladas. Definir opções instaláveis de uma impressora Definir os padrões de impressão. Definir a configuração padrão para os clientes, quando estes se conectarem à impressora. Definir padrões de impressão Atribuir permissões de impressora. Alterar as permissões dos usuários para a impressora. Definir ou remover permissões para uma impressora Definir a inclusão de uma página no início de cada impressão. Configurar os clientes de rede para usar a impressora. Configurar os clientes que se conectarão às impressoras compartilhadas neste servidor de impressão. Publicar uma impressora no Active Directory. Configure as portas para permitir a administração.

32 Servidor de Impressão

33 INSTALAÇÃO DO SERVIDOR DE IMPRESSÃO
Aula 04 INSTALAÇÃO DO SERVIDOR DE IMPRESSÃO

34 Servidor de Impressão - Instalação

35 Servidor de Impressão

36 Servidor de Impressão

37 Servidor de Impressão

38 Servidor de Impressão

39 Conceitos de servidor de ARQUIVOS
Aula 04 Conceitos de servidor de ARQUIVOS

40 Servidor de Arquivos O servidor de arquivos fornece um ponto centralizado na rede para armazenamento e compartilhamento de arquivos entre os usuários. Quando desejarem usar um arquivo importante, como um planejamento de projeto, os usuários podem acessá-lo diretamente no servidor de arquivos, em vez de precisarem repassar o arquivo entre cada computador. Se os usuários da rede precisarem acessar os mesmos arquivos e aplicativos acessíveis pela rede, configure o computador como servidor de arquivos.

41 Protocolo SMB Server Message Block (SMB) é um protocolo de compartilhamento de arquivos em rede que permite que os aplicativos de um computador leiam e gravem em arquivos e solicitem serviços dos programas do servidor em uma rede de computadores. O protocolo SMB pode ser usado sobre seu protocolo TCP/IP ou outros protocolos de rede. Utilizando o protocolo SMB, um aplicativo (ou o usuário de um aplicativo) pode acessar arquivos ou outros recursos em um servidor remoto. Isso permite que os aplicativos leiam, criem e atualizem arquivos no servidor remoto. Ele também pode se comunicar com qualquer programa do servidor que esteja configurado para receber uma solicitação de um cliente SMB. O Windows Server 2012 introduz a nova versão 3.0 do protocolo SMB.

42 Servidor de Arquivos

43 Servidor de Arquivos - Características
Configurar cotas de discos. Decida se você deseja usar o Serviço de Indexação. Identifique as pastas que você deseja compartilhar no computador e especifique um nome e uma descrição para a pasta. Determine os tipos de permissões que você deseja definir nas pastas.

44 Servidor de Arquivos - Recursos
Serviço de distribuição de arquivos (DFS). Sistema de criptografia de arquivos (EFS). Cópia de sombra (Shadow Copy). Serviço de pesquisa do Windows.

45 Criptografia

46 Servidor de Arquivos – Serviço de Distribuição de Arquivos (DFS)
É um recurso do Windows Server 2008 que possibilita que um administrador crie um layout lógico do sistema de arquivos apesar de partes dele serem espalhadas pela rede em diferentes servidores.

47 Servidor de Arquivos – Sistema de Criptografia de Arquivos (EFS)
Fornece habilidades de criptografia nativa integradas ao sistema de arquivos NTFS usado no Windows Server 2008.

48 Servidor de Arquivos – Cópia de Sombra (Shadow Copy)
O servidor fará “Imagens” instantâneas dos arquivos em momentos específicos do dia, e, assim, torna disponível uma biblioteca de versões anteriores do arquivo.

49 Servidor de Arquivos – Serviço de Pesquisa do Windows
O serviço de pesquisa do Windows, novo no Windows Server 2008, cataloga e classifica os conteúdos dos discos rígidos do servidor, permitido que os usuários procurem os dados que precisam em arquivos de diferentes formatos e linguagens.

50 INSTALAÇÃO DO SERVIDOR DE ARQUIVOS
Aula 04 INSTALAÇÃO DO SERVIDOR DE ARQUIVOS

51 Servidor de Arquivos - Instalação

52 Servidor de Arquivos - Instalação

53 Servidor de Arquivos - Instalação

54 Servidor de Arquivos - Instalação

55 Servidor de Arquivos - Instalação

56 Dúvidas Fórum Chat (Quarta) – 19:00hs até 20:30hs


Carregar ppt "FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google